O metotrexate, é aquele medicamento que tomamos 1 x na semana e passamos mal, pelo menos 3 dias na semana!

O MTX é um medicamento ouro no tratamento da artrite reumatoide e outras doenças reumáticas, tem baixo custo e grande indices de eficácia no controle da doença, porém, é um medicamento com efeitos colaterais frequentes, como:

● Queda de cabelo, que costuma melhorar após 2 meses
● Náuseas (às vezes, até vômitos)
● Mal estar e irritabilidade
● Fadiga (tipo, aquela sensação de corpo mole)
● Fotossensibilidade (importante usar protetor solar)

MTX1

Os efeitos colaterais são piores nas 8 primeiras semanas de tratamento, se após 8 semanas, esses efeitos colaterais se tornarem intoleraveis e interferirem nas atividades do seu dia a dia, é hora de praticar a decisão compartilhada com o seu médico, da continuidade ou não do MTX + lembre-se, depois do MTX quase sempre, vem os medicamentos biológicos, que requererem cuidados e são atualmente todos injetáveis, crianças também, podem tomar medicamentos biológicos 🙂

Recentemente dois relatos me chamaram a atenção, um foi de uma mãe, referindo que sua filha de 2 anos e 8 meses, apresentava-se agressiva e irritada após tomar o metotrexato e outro foi de um homem adulto, casado e pai de família, sofrendo pelos efeitos colaterais do MTX, referindo, que, se não parasse de tomar metotrexate, perderia a sua família, ambos os relatos me levaram a reflexão – comunicação médico x paciente, devemos contar aos nossos médicos a nossa insatisfação com nosso tratamento medicamentoso, mas até que ponto, os médicos, levam em consideração, a evidência do paciente? O metotrexate, é aquele medicamento que tomamos 1 x na semana e passamos mal, pelo menos 3 dias na semana, é bastante comum apresentarmos intolerância e isso pode sim, interferir no dia a dia e nas relações pessoais do paciente, por isso, é preciso conversar com o médico de uma forma aberta e sincera.

Leia sobre o MTX aqui: http://artrite.marcosdesignweb.com.br/2011/10/20/metrothexate/

Saiba como ter acesso ao MTX aqui:
http://artrite.marcosdesignweb.com.br/2014/12/22/onde-comprar-ou-retirar-o-metotrexate-no-brasil/

Jornalista
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Jornalista Grupar EncontrAR
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

50 Comentários

  1. Sofrir muito com tal efeito colatetal mas hj quase náo.sinto .mas nada são dois anos fiquei quase careca sen cibilidade cApilar muitos.hematomas e uma dor estomacal horrivel mas já tinha as dores da ar era sô mais um pouco de dor continuo tomando e.sentindo menos mal estar e a vida segue comfiante na cura ou controle total.da ar boa.sorte pra nós amigos Ar !

  2. Mais só tem ele para salvar, por isso ele pede repouso de 36hs . Quando tomei meu medico me avisou todos os contras. Já uso 7 anos em julho faz 8 e eu não tomo mais prediminisolona . A um ano. Se tenho que passar por isso está feito. MTX.

    • Andy, é assim mesmo, tem efeito colateral + é um excelente medicamento para controle da doença, por isso, temos que ser mais fortes que os efeitos colaterais. Siga nessa força!! Eu, fui feliz, durante 4 anos com #MTX pois com ele, quase eu não tinha dor 🙂

  3. Tomo metrox a 10 anos , sabe que as vezes escondo a caixa dele pra não ver , pois ja me da enjoos , odeio o dia de tomar , tomo 10 comp por semana , ja mudei pra Arava e até biológicos mais nada me faztão bem pra AR como ele , no dia que tomo logo ja começo a sentir mal estar , no outro dia fico fraca e triste , não consigo fazer nada , choro o dia todo , as vezes me da vontade de parar e deichar tudo como ta só pra ver o que vai dar

    • Zenir, boa tarde, li seu depoimento, eu também faço uso mtx, prednisona 20 ml, paracetamol, usava também ibuprofeno, tenho artrite, artrose e de prêmio umas hérnias de disco mais um lindo bico papagaio, que mais se parece com bico tucano kkk, olha, sinto muitas dores , mas as hérnias e o bico cascudo são piores, são dores insuportáveis, o que quero dizer que as dores dão depressao , tristeza, por isto a reumato me passou antidepressivo,. Há estou tomando cloreto magnesioPA e natural

    • Ola Priscila to desesperada tenho 26 anos descobri a Artrite agora e to tomando esse remédio bom o único efeito que sinto da Queda de cabelo meu to arrasada com tudo isso e agora com mais essa tomo muito remédio não tenho ânimo pra nada meu problema e só no cotovelo mais olha tenho medo de como vai ser dali pra frente não conheço nada não entendo nada sobre isso tenho dois filhos meu marido me ajuda muito por ele eu não Fasso nada ele e muito bom pra min graças a Deus por isso Priscila se pode me da una forca Amiga uma palavras de como e pra encarar isso

      • Oie, Claúdia querida!
        Compre um saco de laranja, vários abacaxi (descasque e congele), e faça sucos bem geladinhos e tome sempre que tiver mal estar gástrico e náuseas, isso ajuda muito, muito, o abacaxi é um excelente auxiliar para o fígado se limpar das tóxinas dos medicamentos (a hepatologista me ensinou isso) e era um sucesso. Eu tomei Metotrexato durante quase 5 anos, meu cabelo caiu um pouco no começo, depois parou, eu passava mal durante 3 dias toda semana, depois os outros 4 dias eu melhorava, mas ele tirava toda minha dor e me deixava super bem da artrite + piorava muito minha cabeça e meu estômago. Tente cuidar da alimentação, comidas saudáveis, muita salada e legumes, pouca gordura, sucos de limão, laranja e abacaxi e nadinha de bebidas alcoolica. Se dentro de 8 semanas, esse mal estar, permanecer, você deve conversar com o seu médico para rever o uso do metotrexato, pois se não dá, não dá. Me conta como está.. se cuida.. #forças

  4. Nossa estou com medo,mas que fazer com tanta dor e minhas mãos tão deformadas!!Vou começar no sábado,só que na outra semana dia 22 tenho o aniversário de minha sobrinha,será que não vou poder ir?

  5. Por favor estou com tanto medo, estou to,ando 10 comprimidos por semana.Qual é a dosagem suportavel do exame tgo e tgp os meus estão alterados

    • Ana, a maior dose de MTX utilizada para artrite reumatoide é de 10 comprimidos que corresponde a 25 mg. No caso de alterações de TGO e TGP é preconizado a suspensão do tratamento, converse com o seu médico, na impossibilidade de conversar com o seu médico, consulte um médico clinico geral para verificar a segurança do seu figado. Se cuide. Abraços.

    • eu tomo 2 cmp metrotexato 2,5 na terça um pela manhã e outro as 10 da noite e continuo na quarta e quinta e resolve no meu caso a psorise selvagem l-k 21 !!!!!!

  6. Tenho AR há 11 anos e sempre me tratei com Reuquinol, agora a doença está mudando de curso e minha reumato indicou Metrotexato, estou com muito medo de iniciar o tratamento estou sentindo muitas dores

    • Viviane, não fique com medo, os efeitos colaterais do Metotrexato são suportáveis, pois o efeito do MTX sobre a doença são maravilhosos, ele controla a doença e diminui a dor que é uma beleza! Vá sem medo!!!

    • Viviane, como está iniciou o tratamento, eu ja tomo a 6 anos, foi o único que me ajudou em 20 anos de tentativas, e consultórios e médicos desumanos, que não dava importância as dores que sentia, a 6 anos e meio conheci o medico Reumatologista Dr. Werner que vem me ajudando, e se importando com meu problema, o que posso dizer a vc que faça o tratamento o medo não tem como não sentir, ja estamos tão vulneravéis por causa da doença que tudo nos assusta, mas faça o controle a cada no maximo 3 meses principalmente para ver como anda seu figado. no inicio é muito ruim, depois melhora um pouco, ainda tenho enjoos, cansaço, queda de cabelo, mas ainda é suportável. eu tenho psoríase, mtx ajudou a controlar mais. boa sorte que o Senhor Jesus te ajuda assim como tem me ajudado e fortalecido para continuar nesta batalha diaria. de dores, inflamações generalizadas nas articulações. abraço.

  7. Eu tomo o MTX a 6 anos, no inicio também sofri muito, mexeu até com meu intestino, ainda sinto enjoos, náuseas, queda de cabelo, fraqueza, cansaço, mas ficar sem ele é ainda pior. tenho inflamações, generalizadas nas articulações, com o medicamento melhorou, a frequência também, mas pelo menos 15 dias por mês fico com muitas dores, as vezes da vontade de desistir do tratamento. sofro desde os meus 13 anos, tenho psoriase também, ja ouvi de tudo nos consultórios, até que era coisa da minha cabeça, eu é que estava procurando doença e tinha que fazer atividade física pois estava sedentária, mas como fazer se não podia nem me mexer, a proteina C Reativa sempre oscilando, vezes alta vezes baixa. o psicológico ja desandou varias vezes, tenho me apegado a Deus para poder seguir em frente, e continuar nesta luta, lidar com as dores e limitações, não são faceis sou casada e tenho 2 filhos. não é facil para eles lidarem com isso também. acabam sofrendo juntos. tento ser forte, mas as vezes não aguento e desabo. controlo o choro ao maximo, para não assusta-los, mas tem dias que não tem como. lendo os depoimentos de vcs vejo que não estou sozinha, tem muitas pessoas que sofrem igual a mim, outras menos e outras mais ainda. o que posso desejar a vcs é que o Senhor Jesus ajude a todos como tem me ajudado. tenho que cuidar do Espirito ja que a carne não esta bem. é o que me resta. abraços a todos. e que Deus nos fortaleça para suportar e melhorar a cada dia.

    • Olá, Márcia
      Nos estamos aqui, para te apoiar, não se deixe abater, sei que é dificil, mas precisamos encontrar as razões para super e você tem seus filhos, inspire suas forças no amor pelos seus filhos que precisa de vc bem! Pensamento positivo, fé em Deus, muita disciplina e #forçasSempre!
      Pri Torres

      • Muito Obrigada Priscila, é muito importante esse apoio, sei que devo me fortalecer e ter fé, mas tem dias que fico sem forças para lutar, domingo que passou passei por uma dor insuportável achei que não iria aguentar, dores no quadril esquerdo. não podia mexer minha perna que parecia que estava arrancando, e muitas dores na bacia, região do cóxis, a dor da perna melhorou mas a da bacia ainda doe muito, não posso ficar muito em pé, sentada ou deitada. é difícil. sinto as vezes que meu marido não sabe lidar com isso, mesmo com dor não deixo de cuidar das minhas obrigações como mãe, dona de casa. etc.. obrigada é bom saber que não estou sozinha.

        • Pois é, Márcia, nós sempre somos tão parecidas, nos cobramos para dar conta de tudo e de todos, só não podemos nos esquecer de nós mesmas! Eu sou tão assim, faço tudo e tô sempre de olho em tudo, só que tem hora que o corpo reclama, + com jeitinho vamos envolvendo o pessoal de casa nas atividades diárias e tudo se torna mais leve! Super forças! Bjs
          Pri

  8. Prezados,

    Sou paciente com dermatomiosite e estou com a doença relativamente controlada há meses. Estou há sete meses sem ingerir metotrexato, porém realizei um exame toxicológico e constatou-se que há em meu organismo 0,14 umol/L residual de metotrexato.

    Posso engravidar ?

    Há risco grave ?

    Qual a orientação ?

    Essa quantidade residual é significativa ?

    Obrigada

    • Aminah
      Não podemos responder essa pergunta, pois ela é uma pergunta de tomada de decisão médica. Sugiro que converse com o seu médico assistente, ele é a melhor pessoa para te orientar.
      Já acompanhei várias mulheres que engravidaram após suspender o uso do MTX e seus bebês nasceram saudavéis e sem anomalias, geralmente para o MTX, os médicos pedem para parar de tomar durante 6 meses e depois podem engravidar.
      Converse com o seu médico.
      Boa Sorte!!

    • Aminah,
      Qual exame vc fez para saber quanto de metotrexato ainda tinha no seu organismo? Meu cabelo está caindo muito e acredito que seja efeito colateral do medicamento.

    • Patrícia, o metotrexato não interfere na fertilidade, a gravidez deve ser planejada e a retirada do metotrexato é organizada com um tempo prévio, para não prejudicar o planejamento da gravidez, dessa forma isso não prejudica em nada o sonho da maternidade.

  9. Bom dia.. Estou com suspeita de gravidez.. estou com medo de estar gravida… tomei 10 comprimidos de Metotrexato.. ???

    • Você deve suspender o uso do Metotrexato até que seja excluída ou confirmada a possibilidade de gravidez, não é recomendado esar metotrexato, enquanto houver a duvida da gravidez. Busque ajuda médica. Boa Sorte

  10. Então eu comecei a quase 2 meses
    Tomo 6 doses 1 X na semana a cada semana os efeitos são piores ainda não vi nada eu tenho esclerodermia estava estabilizada a 17 anos agora está ativa novamente ao a reumatologista me passou o MTX mais To muito mal do estômago vomito e uns 3 dias virada em trapo … Aí meu médico falou de tentar injetado alguém já fez uso de MTX injetado sabe se realmente diminui os efeitos colaterais?!?!?

    • Tomei quatro caixas do MTX e não senti nada. Três meses depois voltei a fazer uso e na primeira dose estou muito mal. Sinto náuseas horríveis. Só de lembrar do remédio já me dá ânsia.

  11. OLA, EU FAÇO O USO DO MTX A DOIS MESES E AGORA NÃO CONSIGO MAIS TOMAR, DEI ENTRADA PRA GANHAR A INJEÇÃO VAMOS VER NE MAIS ACREDITO QUE NÃO VAI MUDAR MUITO POIS PRA MIM NÃO VEJO MELHORAS E MEU MEDICO DISSE QUE SE NÃO MELHORAR VOUI TER QUE PASSAR PRA INJEÇÃO BILOGICA ESTOU COM MUITO MEDO!!

    • Olá, 2 meses é muito pouco pra saber se a medicação é eficaz para você ou não, o ideal é aguardar pelo menos 6 meses tomando a medicação, para saber se ela vai dar alguma resposta positiva.

  12. Iniciei o uso do MTX há duas semanas, para tratamento de psoríase. Entretanto, eu e minha esposa estamos pensando em engravidar. O fato de eu estar tomando o MTX é motivo para preocupação no caso de uma concepção? Tenho lido e ouvido informações desencontradas e não sei a que me apegar.

    • Se você planeja engravidar deve conversar com o reumato para substituir o MTX por outro tratamento, pois a medicação não pode ser tomada pois pode causar má formação no feto, pois o MTX impede a multiplicação das celulas.

  13. Eu tomava MTX para dermatomiosite grave mas fui liberado. Meses depois, reapareceu um sintoma de minha doença autoimune (feridas nas cutículas) e fui obrigado a tomar novamente. Estou tomando uma dose que é metade da dose que tomava no ápice da doença, uma vez por semana, há cerca de 4 semanas. Última vez que tomei faz 6 dias e tenho uma festa de formatura amanhã. Será que posso ingerir álcool só por essa noite? Sei que não é totalmente seguro, mas minha dose não é tão alta e a concentração no corpo não está grande. Não tenho histórico de problemas no fígados e o medicamento nunca me afetou neste órgão. Obrigado desde já.

  14. O methotrexato provou nódulos nos pulmões. Passei por cirurgia para retirar um que não pode ser identificado. Fora isso, não identifiquei nenhum outro efeito colateral.

  15. Acabei de fazer uma bariátrica e vou tomar a minha primeira dose do metotrexato.O médico receitou a injetável.Será que os efeitos colaterais da droga injetável é menor?Estou preocupada com isso e tenho medo de atacar meu estômago.

  16. desde agosto 2016 tomo predinisona – comecei com 4 x 20 mg e agora estou com 2 x 5 mg.Os .unicos efeitos ruins que sinto são barriga (muito) inchada e o rosto tambem. Não posso diminuir essa quantidade pois as dores AR voltam com toda intensidade. Para dormir só vom Stilnox. Encomendei em Brasília um remédio chamado Harp que me informaram que faz milagres nessa doença.O problema é que não está registrado na Anvisa ei sso dá um pouco de medo mas,por causa das dores tenho que tentar. Se vc souber algo a respeito agradeço.

  17. Oi eu tenho psioríase e sou hipertensa e o médico dermatologista receitou mtx estou com medo de tomar por causa dos efeitos colaterais até então só estava passando pomada psorex e não estava tomando nada por favor podem me ajudar

  18. Olá Boa noite!! O Meu marido toma essa medicação quanto tempo ele deve ficar sem tomar para podermos ter filho

Olá, deixe um comentário!