Novos higienizadores nasais permitem lavagem mais profunda para ajudar na prevenção e combate de gripes e resfriados

Salsep Jet e Salsep Jet Kids chegam ao mercado para completar o ciclo de saúde nasal que previne as doenças respiratórias mais comuns no inverno

A entrada do inverno é o momento de reforçar os cuidados com a saúde respiratória. Afinal, é nessa época que se tornam mais comuns as aglomerações de pessoas em espaços fechados, aumentando a circulação de vírus e bactérias que podem causar infecções como gripes, resfriados e sinusites – sem falar nas temíveis crises de rinite, frequentes quando o clima fica mais seco, como acontece durante o frio.

Pensando nisso, a Libbs Farmacêutica lança o Salsep Jet e Salsep Jet Kids, para completar sua linha de cuidados respiratórios e incentivar uma importante medida de prevenção e combate de doenças respiratórias: a lavagem nasal com soluções salinas em jato. “O hábito auxilia na remoção de agentes nocivos que são diariamente inalados e ficam presos no nariz, causando gripes, resfriados e rinites”, explica a Dra. Maura Neves, otorrinolaringologista do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo.

Estudos mostram que as lavagens nasais agem não só como adjuvantes no tratamento de doenças respiratórias, mas também como preventivas quando realizadas diariamente. “Feita pela manhã e à noite, a limpeza é capaz de reduzir em até 40% a incidência de gripes e resfriados”, afirma a médica. “Isso ajuda a manter a mucosa e os cílios nasais batendo de forma eficaz para remover os agressores que entram pelo nariz. Com essas estruturas funcionando bem, nossas defesas ficam mais resistentes”, completa.

Ciclo da Saúde Nasal

Para uma prevenção efetiva de gripes, resfriados e outras doenças respiratórias comuns do inverno, é importante incluir a lavagem, higienização e hidratação nasal na rotina de cuidados diários. Para uma limpeza mais profunda, que pode ser realizada pela manhã e à noite, a solução salina na apresentação jet é a ideal. “O jato contínuo faz uma lavagem de arraste, removendo mecanicamente os vírus, bactérias e impurezas do nariz”, diz a médica.

Ao longo do dia, recomenda-se a higienização nasal com soluções salinas em forma de spray, disponíveis em apresentações menores e mais práticas, para carregar durante o dia. Com jatos mais suaves, essas versões são indicadas quando o objetivo é fazer uma limpeza mais delicada. Para completar os cuidados preventivos, também vale usar soluções em gel para hidratar o nariz quando houver sensação de ressecamento, muito comum quando estamos expostos ao ar seco. “A hidratação fecha o ciclo de cuidados, pois garante o bom funcionamento da mucosa e dos cílios nasais”, diz Dra. Maura.

Mais vantagens

A nova apresentação trazida pelo Salsep Jet e Jet Kids oferece um jato contínuo de solução salina, atingindo partes mais profundas do nariz. “Esse tipo de lavagem ajuda na diluição e renovação do muco nasal, evitando o acúmulo de microrganismos e impurezas que podem desencadear infecções e crises alérgicas”, pontua Dra. Maura.

Disponíveis em embalagens de 100 ml, os produtos possuem frascos anatômicos e ainda vêm com espaço para identificação do nome do usuário, permitindo o uso individualizado. “Esse detalhe é importante, já que assim como as escovas de dente, os produtos para o nariz não devem ser compartilhados, a fim de evitar infecções”, comenta a médica.

Cuidado dos pequenos

Papais e mamães podem respirar aliviados: é possível apresentar às crianças a lavagem nasal de jato contínuo sem sofrimento. Além de possuir uma embalagem amigável, o Salsep Jet Kids também conta com um jato mais suave, adequado ao nariz delicado das crianças entre 1 e 8 anos. Isso é possível graças à maior amplitude de dispersão do jato, o que o torna mais confortável. Para garantir a segurança durante o uso, o bico aplicador é fixo à embalagem, evitando aspirações acidentais. Estudos mostram que cerca de 80% desses casos ocorrem em crianças de 10 a 24 meses, com sementes e objetos plásticos pequenos.

Assim como nos adultos, as lavagens podem ser feitas até duas vezes ao dia em crianças, para prevenir e combater doenças respiratórias. O hábito é importante para manter a qualidade de vida dos pequenos, principalmente no início da idade escolar – quando as gripes e resfriados ficam mais frequentes. “Crianças de 1 a 3 anos, por exemplo, podem apresentar até 11 infecções respiratórias ao ano”, aponta Dra. Maura. “Nos mais velhos, pesquisas indicam que ohábito de higienizar o nariz todos os dias reduz as faltas escolares em até 50%”, finaliza.

Jornalista
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Jornalista Grupar EncontrAR
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

Olá, deixe um comentário!