Novo medicamento oral para Artrite Reumatoide chega ao Brasil, Citrato de Tofacitinibe (Xeljanz)

Citrato de Tofacitinibe (Xeljanz), está disponível para compra no Brasil e foi aprovado em outros 36 países.

Tofacitnibe (Xeljanz), é um medicamento oral (comprimido), com efeito semelhante ao medicamento biológico, sobre o controle da artrite reumatoide, no entanto, não é um “biológico oral”, é um medicamento sintético e pode ser usado em monoterapia e não precisa ser associado ao Metotrexato.

Citrato de Tofacitinibe (Xeljanz) – Indicação: falha terapêutica DMARD tradicionais ou DMARD Biológico 1º ou 2 º linha, resposta inadequada ao Metotrexato ou intolerância ao MTX. Tofacitinibe, pode ser usado em monoterapia (sozinho, quando se toma Tofacitinibe, é possível, tomar apenas ele).

Uso seguro: requer controle de enzimas hepáticas, renais e hemograma.

Tofacitinibe – Xeljanz, foi aprovado no Brasil na versão de 5 mg, o frasco do Tofacitinibe foi aprovado pela Arthritis Foudation (é fácil de abrir).

Posologia:  A dose usual é de 02 comprimidos ao dia – 01 pela manhã e 01 pela noite, meia vida é de 03 horas.

Valor de mercado pra venda no Brasil:  preço médio R$ 3.450 a embalagem com 60 cápsulas (suficientes para 30 dias). O laboratório produtor Pfizer do Brasil, está negociando com a rede pública de saúde, para incorporação deste medicamento no rol do PCDT “Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde, para o tratamento da artrite reumatoide”

O citrato de tofacitinibe (Xeljanz) tem um mecanismo de ação diferente dos outros tratamentos, pois age dentro das células, neutralizando a ação da proteína janus quinase, buscando impedir a atividade inflamatória.

Um novo medicamento renova nossas esperanças de controle e remissão da doença, esperamos que brevemente esteja sendo fornecido pelo SUS, nas farmácias de alto custo.

  1. Maria Helena Oliveira Diz

    Por favor gostaria d tomar esse medicamento pois não sei o que é viver sem dor tenho deformidade nas mão e pés não sei mais o que tomar tomo biológico e ARAVA fora os convencionais obrigado

    1. Priscila Torres Diz

      Realmente, é necessário, conversar com o seu médico, para verificar a necessidade de rever a terapêutica médica atual, reavaliar a atividade da sua doença e você precisa contar ao seu médico a sua insatisfação com o tratamento medicamentoso atual. Lembre-se que o médico só saberá o que estamos sentindo e como estamos nos sentindo com o tratamento atual, se a gente contar.
      Escreva tudo em um papel, para não esquecer de nadinha na consulta.
      Boa Sorte na consulta, + não se esqueça que este medicamneto ainda não está sendo fornecido pelo SUS, logo o acesso à ele pode ser burocrático e demorado.
      Abraços.

  2. Maria Helena Martins De Oliveira m Diz

    Como gostaria se usar essa medicação pois tomo biológico e ARAVA fora os convencionais não sei o que é uma vida sem dor obrigada.

    1. Priscila Torres Diz

      Maria Helena, Converse com o seu médico! O medicamento já está disponível no Brasil. Boa Sorte 🙂 Bjs

  3. Glenda Diz

    Serve pra fibromialgia pq tbm não deixa de ser um tipo de reumatismo

  4. Luciana Diz

    O que é essa medicação biologica?

    1. Priscila Torres Diz

      Luciana
      Medicação Biológica muda o curso da doença ao impedir a ação da substância que provoca a inflamação, quando eu vi em mim a Artrite Reumatoide, comecei a estudar as formas de tratamento medicamentosos da AR no Brasil e encontrei na terapia biológica uma esperança de ter a doença controlada e impedir a degeneração severa. Acredito que a minha geração de pessoas com AR teremos um futuro com qualidade de vida compatível as demais pessoas da nossa idade.
      sugiro a leitura do nosso post sobre Medicamentos Biológicos. http://artritereumatoide.blog.br/2011/10/10/nossas-esperancas-de-dias-melhores-medicamentos-biologicos-modificadores-de-respostas-biologicos/

  5. shirley c. passos Diz

    como fazer para receber esse medicamento gratuitamente, pois não tenho como comprar, meu médico só me receita metroxato, reuquinol e predinisona, não tenho deformidade mas sinto dores 24 horas por dia.

    1. Priscila Torres Diz

      Shirley alguns médicos estão cadastrados no programa de fornecimento do laboratório fabricante, converse com o seu médico. Ou caso tenha plano de saúde, é possível solicitar junto ao plano de saúde.

  6. Dinamara Schmitt Prym Diz

    Vou começar a usar o medicamento biológico, Certomizulab, e queria saber com alguém que já use, como foram os resultados, etc. Se vc pode me informar nome e email, para que eu possa trocar informações, fico agradecida. Tenho artrite há mais de 16 anos e já usei vários medicamentos, atualmente uso o Arava, porém ja começa a não fazer mais efeito, por isso vou começar a usar os biológicos. Abraço e obrigada.

    1. Priscila Torres Diz

      Olá, Dinamara
      Nós temos um grupo de ajuda mútua no facebook, onde tem várias pessoa que trocam experiência sobre o tratamento médico que estão realizando, sugiro que você participe do grupo, basta clicar neste link: https://www.facebook.com/groups/encontrar/
      O Certolizumab, é um medicamento imunobiológico seguro e já vem sendo usado no Brasil ha muitos anos, os pacientes relatam recuperar a qualidade de vida e não costumam apresentar grandes queixas de efeitos colaterais. Porém, acredito que será bastante importante, participar do grupo e conversar com outros pacientes.
      Boa sorte nessa nova jornada 🙂

  7. sidney Diz

    Boa noite amigo eu querua tomar sim o remedio pq tenho vitiligo

    1. Priscila Torres Diz

      Olá, Sidney
      Você deve conversar com o seu médico sobre a indicação deste medicamento para o tratamento do seu vitiligo.

  8. […] Pública tem por objetivo incorporar e fornecer no SUS o Tofacitinibe, um medicamento oral (comprimido), com efeito semelhante ao medicamento biológico, sobre o […]

  9. […] Pública tem por objetivo incorporar e fornecer no SUS o Tofacitinibe, um medicamento oral (comprimido), com efeito semelhante ao medicamento biológico, sobre o […]

  10. LEILA FERREIRA Diz

    Boa noite, gostaria de saber se é possível receber a medicação através de uma ação judicial, em se tratando de uma pessoa idosa de oitenta e seus anos portadora de dias próteses de fêmur, onde por estar fininho já se deslocou não pode mais cirurgiar os joelhos entortaram para dentro os pezinhos estão se deformando é viúva, recebe uma pensão muito peguena ,não tem plano de saúde, sua filha solteira é deficiente, eka está pele e osso perdeu toda massa muscular grita de dores dias e noites também, ela não tem paz , já não consegue comer mais devido as dores por favor me orientem grato
    nte

    1. Priscila Torres Diz

      Leila, o medicamento Tofacitinibe será fornecido pelo SUS em breve, não é recomendado entrar com um processo judicial para receber um medicamento que será fornecido pelo SUS. É importante que essa senhora, passe por avaliação pelo reumatologista que saberá indicar o melhor tratamento, dentro do quadro clínico dela.

  11. Renata Diz

    Acabei de ouvir na voz do Brasil que o Citrato de Tofacitinibe será fornecido pelo SUS até maio

    1. Priscila Torres Diz

      Olá, Renata
      Muito obrigado pelo informação, vamos ficar de olho.

  12. Roy silva Diz

    Vou começar a tomar o remédio xeljanz apartir de 11/11/2017 minha médica conseguiu que o laboratório patrocinase meu tratamento . Maiores novidades posto aqui meu nome é Robson sou de volta redonda RJ.

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: