Novartis e ANEA chamam a atenção para a Espondilite Anquilosante

  • A Novartis e a Associação Nacional da Espondilite Anquilosante (ANEA), em colaboração com a Federação Portuguesa de Natação (FPN) e Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), lançam o I Torneio de Natação que junta atletas de natação federados e doentes com Espondilite Anquilosante
  • Torneio é a primeira grande ação do Programa EA Team, que pretende sensibilizar a sociedade portuguesa para a Espondilite Anquilosante.

O programa EA Team junta, pela primeira vez, atletas federados e pessoas com Espondilite Anquilosante num torneio desportivo único e inédito para conscientizar sobre a doença e incentivar para a prática regular de exercício físico.

A Espondilite Anquilosante é uma doença praticamente desconhecida, mas que atinge cerca de 50 mil portugueses. Por vezes rígida e inflexível, a Espondilite Anquilosante afeta a mobilidade de quem dela sofre, tendo um forte impacto na sua qualidade de vida. Contudo, é possível atrasar a progressão da doença, reduzindo o impacto dos sintomas. E, para isso, é fundamental uma prática regular de exercício físico, recomendando-se, sobretudo, a natação.

O programa EA Team surge assim não só da necessidade de promover um maior conhecimento da sociedade sobre esta patologia, mas sobretudo incentivar os doentes, a ter um papel mais ativo na gestão da sua doença procurando manter a sua vida normal e atividade física.

I Torneio de Natação ANEA é a primeira iniciativa deste programa que junta, pela primeira vez, atletas federados e doentes, a nadar juntos, passando uma mensagem de superação de obstáculos e desafio de limites.

Esta competição vai juntar em equipas 10 clubes de natação, entre os quais o Sport Lisboa e Benfica (SLB), o Sporting Clube de Portugal (SCP), o Futebol Clube do Porto (FCP) e o Sporting Clube de Braga (SCB). Juntos, atletas e doentes irão treinar juntos para nadarem lado a lado na competição final, que terá lugar a 22 de abril.

O I Torneio de Natação ANEA é a primeira grande ação do Programa EA Team, uma iniciativa da Novartis e Associação Nacional de Espondilite Anquilosante e que conta com o apoio institucional da Federação Portuguesa de Natação (FPN) e da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR).

Mais informações no site: http://ea-team.pt

Sobre a Espondilite Anquilosante

A EA é uma doença inflamatória crónica que inicialmente afeta as articulações sacroilíacas, podendo resultar na perda de mobilidade da coluna vertebral. A inflamação, formação de fibrose óssea e calcificação nas inserções tendinosas fazem parte do quadro clínico da EA4. A mobilidade da coluna, que diminui durante a progressão estrutural da doença, é um dos fatores de prognóstico5,6. O grau de atividade da EA e a evidência de dano radiográfico na coluna afetam os resultados futuros da doença7, que tem uma prevalência de 0,5% (cerca de 50 mil doentes).

Os doentes com EA relatam um maior impacto desta doença na sua qualidade de vida quando comparadas com outras doenças reumáticas, reportando também piores resultados nas seguintes dimensões: dor corporal, saúde geral, vitalidade, função social, desempenho emocional e saúde mental1. As perturbações psiquiátricas são uma das comorbilidades mais frequentes nestes doentes, com 13% a reportarem sintomas de ansiedade/depressão1.

Sobre a Associação Nacional da Espondilite Anquilosante

A Associação Nacional da Espondilite Anquilosante é constituída por pessoas que sofrem de EA, seus familiares, médicos interessados nesta patologia, fisioterapeutas e outros quadros da Saúde. Sendo uma associação de interajuda, a ANEA colabora, também, e de modo empenhado, com todos os profissionais ligados à saúde que investigam ou preparam trabalhos científicos sobre qualquer aspeto desta doença.

Sobre a Novartis

A Novartis fornece soluções de saúde inovadoras destinadas a dar resposta às necessidades em constante evolução dos doentes e da sociedade. Sediada em Basileia, na Suíça, a Novartis dispõe de um portfólio diversificado para responder da forma mais adequada a essas necessidades: medicamentos inovadores, genéricos econômicos e biossimilares, e cuidados oculares. A Novartis é a única empresa global com posições de liderança em todas estas áreas. Em 2017, o Grupo alcançou um volume total de vendas de 49.1 mil milhões de dólares, com um investimento de 9 mil milhões de dólares em atividades de Investigação & Desenvolvimento em todo o Grupo. As empresas do Grupo Novartis empregam aproximadamente 122 mil colaboradores. Os produtos da Novartis estão disponíveis em 155 países em todo o mundo. Para mais informações, consultar: www.novartis.pt

Anúncios

Comentário

comentários

Olá, deixe um comentário!