Notivisa Cidadão – formulário de comunicação de efeitos colaterais de medicamentos à Anvisa

Geralmente quando temos uma grande reação adversa à um medicamento, suspendemos o uso e o médico troca de medicamento, mas, para garantir a segurança deste medicamentos, devemos notificar à agência reguladora sobre a ocorrência deste fato. Não basta suspender o uso, tem que notificar à ANVISA e ao laboratório produtor. 

Os efeitos colaterais e reações adversas à medicamentos devem ser comunicados à Anvisa e ao laboratório produtor do medicamento, para isso, devemos utilizar o fone do SAC que vem na caixa do medicamento e utilizar os canais de comunicação da ANVSA, recentemente a ANVISA criou o NOTIVISA Cidadão, uma ferramenta digital que permite aos pacientes registrarem sua queixa de alergia, efeitos colaterais e intolerância a medicamentos sem depender do relato do médico. No entanto, nós pacientes devemos preencher o Notivisa e o médico também deve realizar o relato médico.

Formulário de Notificação de Eventos Adversos em Serviços de Saúde para Cidadão

O Sistema Nacional de Notificação de Eventos Adversos é um dos módulos para notificação do Sistema de Notificação em Vigilância Sanitária – NOTIVISA e foi desenvolvido para receber as notificações de eventos adversos que ocorreram com os pacientes durante a internação/ atendimento do paciente em serviços e estabelecimentos assistenciais de saúde do país ou durante o uso de tecnologias de saúde (medicamentos, artigos médico-hospitalares, etc). Este formulário pode ser preenchido por pacientes, familiares, acompanhantes e cuidadores.

Entende-se por incidente, o evento ou a circunstância que poderia ter resultado, ou resultou, em dano desnecessário à saúde e por evento adverso, o incidente que resultou em dano à saúde.

A notificação do cidadão é voluntária e, compartilhando sua experiência, você contribuirá para o desenvolvimento de medidas corretivas que possam evitar que danos aos pacientes em serviços de saúde venham a se repetir, melhorando a Qualidade e a Segurança do Paciente nestes serviços.

Observação:

  • Os dados sobre os notificadores são confidenciais, obedecidos os dispositivos legais, e sua guarda é de responsabilidade do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.
  • A identificação do notificador não será divulgada para o serviço de saúde e é importante para que o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária possa esclarecer dúvidas referentes à notificação realizada.
  • Sua notificação não será analisada individualmente e não resultará na punição dos envolvidos.

Atenção:

  1. Se desejar fazer uma reclamação / denúncia relacionada aos estabelecimentos assistenciais de saúde, clique aqui para acessar o Anvis@tende
  2. Se desejar esclarecer dúvidas técnicas, ligue 0800 642 9782. As ligações são gratuitas e podem ser feitas a partir de números da telefonia fixa, oriundas de qualquer região do Brasil, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30, exceto feriados).

Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa

Notivisa-Medicamentos

Jornalista
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Jornalista Grupar EncontrAR
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

Olá, deixe um comentário!