Mutirão de DII do GEDIIB em Cascavel/PR

Criado pelo GEDIIB, o “Mutirão de DII” é o primeiro projeto social brasileiro de mutirões de colonoscopia na rede pública de saúde.

A iniciativa trata-se de uma ação social que tem como objetivo alertar a sociedade em geral

Criado pelo GEDIIB – Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil, o “Mutirão de DII” é o primeiro projeto social brasileiro de mutirões de colonoscopia na rede pública de saúde.

A iniciativa mobilizará médicos especialistas em intestino para realização dos exames de imagem

OBJETIVO: Identificar casos ainda não diagnosticados e não confirmados de Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn para que os portadores sejam encaminhados para tratamento em centros de referência em Doenças Inflamatórias do Intestino em hospitais especializados do Sistema Único de Saúde (SUS).

TRIAGEM E ENCAMINHAMENTO: A triagem e o exame preliminar de calprotectina fecal, que determinará quem será encaminhado para os mutirões de colonoscopia, serão feitos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios  citados abaixo.

QUEM DEVE SER ENCAMINHADO: Pessoas com diarreia, cólicas e dores abdominais, náuseas e vômito, dor, sangue e muco nas evacuações podem procurar as UBS. Em breve serão divulgados o período de inscrição e a lista das unidades básicas de saúde participantes.

Agenda:

01/12 – Cascavel/PR

05/12 – Rio de Janeiro/RJ

Será realizado no dia 1 de dezembro de 2018, no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), o mutirão de exames de colonoscopia, para diagnóstico de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII). O multirão DII é uma iniciativa do GEDIIB, com a coordenação nacional promovida pela Dra. Cyrla Zaltman, coordenação regional pela Dra. Eloá Marussi Morsoletto e coordenação local com o Dr. Andre Westphalen.

Os coordenadores explicam que essa iniciativa trata-se de uma ação social que tem como objetivo alertar a sociedade em geral, as autoridades municipais, estaduais e federais sobre a importância da prevenção e detecção precoce das DII. As DII’s são inflamações crônicas do intestino delgado e/ou grosso representadas principalmente pela Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn.

Na oportunidade serão disponibilizados, sem qualquer custo, 30 exames de colonoscopia de alta resolução, para pacientes com idade entre 14 e 40 anos, que não tenham diagnóstico prévio de Retocolite Ulcerativa ou Doença de Crohn, apresentando sintomas de diarreia há mais de 45 dias, sangue misturado as fezes ou emagrecimento inexplicado, sintomas esses que podem ser sugestivos das DII.

Informações gerais para triagem de pacientes entrar em contato até 20/11/2018, pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone 45 3321-5462 SED (Serviço de Endoscopia Digestiva HUOP).

Fonte: Farmale

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));