Ministro da Saúde se reunirá com entidade para debater doenças raras

Ministro Padilha convocou entidades, para discutir políticas de tratamento para doenças raras no SUS

A reunião será realizada de 13 a 17h, no SAUS, Quadra 04, Bloco N – Edifício Funasa, em Brasília. O Sindsprev/RJ será representado pelo diretor da entidade, Sidney Castro, que também é vice-presidente da AMAVI.

Documento aponta problemas para tratamento

O Sindsprev/RJ e a AMAVI pretendem apresentar ao ministro Padilha um documento, já elaborado, relatando os principais obstáculos hoje existentes no Brasil para o tratamento das pessoas portadoras de doenças raras. Algumas das questões apontadas no documento são: a falta de informação de pacientes sobre as doenças raras; a necessidade de mais investimento em pesquisa para a busca de novos tratamentos e medicamentos; o despreparo dos profissionais de saúde para diagnosticarem e promoverem o tratamento das doenças raras; e as disparidades regionais no acesso ao tratamento das doenças raras, gerando o problema do subatendimento.

Regulamentação da Portaria 81

Uma das reivindicações centrais do Sindsprev/RJ, AMAVI e dezenas de outras entidades que defendem os portadores de doenças raras é a regulamentação da Portaria nº 81, do Ministério da Saúde, que institui a política de genética clínica no âmbito do SUS.

“Temos expectativa de que essa reunião com o ministro Padilha dará um grande impulso à nossa luta para garantir um tratamento condizente aos mais de 15 milhões de brasileiros afetados pelas doenças raras, que em geral são crônicas, de origem genética, debilitantes e potencialmente fatais”, explica Sidney Castro.

Algumas dessas doenças são: Neurofibromatose, Anemia Falciforme, Ataxia Dominante, Síndrome do X Frágil, Distrofia Muscular, Doença de Huntington, Osteogenesis Imperfecta, Porfirias, Doença de Gaucher, Doença de Fabry e outras.

Texto Adaptado de:

http://www.sindsprevrj.org.br/jornal/secao.asp?area=24&entrada=5583

  1. Olivia Cosac Diz

    Espero que o Ministro da Saúde seja um bom ouvinte. E absorva todas as reivindicações e as conduza para as soluções. É o começo da luta. Pri vai em frente, estamos no apoio. Abs.

  2. Fabiano Felix Costa Diz

    Pryscila Torres PARABÉNS!!! Estamos com você, que Deus ilumine essa nossa grande oportunidade.

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: