Metotrexato – um dos melhores remédios que eu já usei durante o tratamento da AR

Metotrexato (MTX) é utilizado na  AR como droga modificadora do curso da doença, pode ser usado sozinho ou combinado com outro medicamento para AR, por exemplo, MTX com leflunomida, MTX com medicamento biológico. Apesar do grande avanço dos medicamentos biológicos, o MTX ainda faz parte do nosso tratamento e é um dos medicamentos importante no tratamento da AR.

Eu utilizei MTX durante 2 anos e meio, cheguei a experimentar dias de AR tranquila, acreditem os últimos 12 meses de MTX foi um verdadeiro encanto, a minha dor era tolerável e nesse período usei pouco analgésico, porém como nem tudo é perfeito e a AR é uma doença de fases, a minha resolveu se rebelar com o MTX e ele foi tirado da minha vida artrítica.

O MTX é um medicamento relativamente barato se comparado as demais medicações que usamos, uma caixa de MTX com 20 comprimidos custa aproximadamente R$ 18,00. Porém, apesar do baixo valor, o acesso ao MTX sempre apresenta períodos de dificuldades, dificuldade para encontrar MTX para comprar.

Através do blog, recebo inúmeros e-mails solicitando orientação sobre o que fazer, onde comprar MTX, Pedidos de pessoas desesperadas com dor,  pacientes que tem o dinheiro para comprar o remédio e simplesmente não encontra o remédio para comprar.

Em Fevereiro de 2011, o Fantástico/Globo,apresentou a falta do MTX: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1647559-15605,00.html

Porém passaram-se os meses e o MTX ainda falta no Brasil, falta em São Paulo (Grande SP/Interior), uma importante rede de farmácia com delivery, não tem MTX e já se completa um mês, você entra para comprar o remédio e está lá “produto indisponível”, é de nosso conhecimento que a falta de MTX acontece em várias estados e municípios brasileiros.

Tomei a 7º dose do medicamento biológico, os efeitos colaterais já estão bem tranquilos. O resto tudo igual,dor, frio, dor + frio, frio + dor. Estou em Conferência Municipal de Saúde, unidos para constituir um SUS igualitário, justo e eficiente. E defendendo os  “Medicamentos Biológicos” educação da equipe multiprofissional, controle social e acesso.

O que podemos fazer para mudar essa situação? Simples, exercer a cidadania na busca pelo acesso ao MTX, nós enquanto pessoas com AR, devemos nos mobilizar e apresentar as nossas dificuldades, para juntos conseguir alguém olhe por nós, alguém entenda que não é possível esperar, quando se tem dor! Contribuam com as informações de acesso ao MTX:

Como esta o acesso ao MTX na sua cidade?
Escreva para  contato@artritereumatoide.blog.br, informe seu nome, cidade onde mora, doença que possui e  descreva  como você faz para conseguir o MTX.

Anúncios

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de Artrite Reumatoide aos 26 anos, enquanto atuava como enfermeira, estava acostumada a lidar com a dor, porém, a dor dos outros. De repente a dor passou a ser minha companheira. Troquei o cuidar assistencial pelo cuidar informacional e escrevi o Blog Artrite Reumatoide, para compartilhar a minha dor, aprendi então, que Dor Compartilhada é Dor Diminuída. Hoje sou “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde e uma eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

3 Comentários

  1. Amiga,

    Acabei de ter uma notícia que pode ser ótima: acabei de falar com o SAC do Laboratório Zodiac e eles me informaram que acabaram de fabricar uma quantidade grande de MTX, devendo chegar às drogarias até a 2ª quinzena de Julho.

    Tô correndo atrás de notícias, como trabalho numa distrib. de medicamentos, vou tentando colher o máximo de informações possíveis.

    Se Deus quiser já já iremos ter nosso amado MTX de volta! Vou apurar tudo e assim que tiver mais alguma notícia concreta escrevo aqui tá??

    Bjs

  2. Oi, Priscila!!!
    Já tomei MTX e sofri com a falta…. Moro em Maceió/AL e qdo faltava mandava buscar em Recife, pois tenho família lá… Lá eles encontravam mas tinham muita dificuldade, batiam várias fármácias, então eu estocava MTX!! rsrsrsr Hoje só estou tomando o biológico EMBREL associado a 7,5mg de predsin pois tanto o MTX qto o ARAVA me dá uma queda de cabelos horrivel…. Essa ultima vez foi a pior, meu cabelo estava lindooooooo, grande, tive que cortar pois ficou nada…. 🙁 Em todas as minhas crises sofro com queda de cabelos, é triste… Pra mim é horrivel, estou com a auto estima lá embaixo pois adoroooo os meus cabelos grandes… Quais os efeitos colaterais que vc tem com o biologico??? Por coincidencia tambem estou na sexta semana!!! 🙂 Tomo uma injeçao de 50mg por semana e vc? bjs

  3. Oi amiga Priscila,

    Tudo bem? Bem, passei um sufoco tb com a falta do Mtx. Nossa fiquei louca, mobilizei tias de outras cidades, primos, enfim ninguém conseguiu achar. Aí peguei o nº do telefone do Laboratório na caixa do remédio que eu tomo (Laboratório Zodiac) e liguei. A atendente me informou que estavam com falta da matéria prima, mas que até agosto a situação ia se regularizar. Perguntei se iam parar de fabricar e ela disse que não. Mas o que fazer até lá??

    Fui ao meu reumatologista e tentamos achar uma solução. Ele não é muito à favor de medicamento manipulado, mas foi a única solução que achamos e temos no momento. Mandei manipular o MTX na farmácia de manipulação DOSE CERTA e já estou tomando há 2 semanas. Espero que dê tudo certo.

    O que vc acha do MTX manipulado??

    Bjs

Se você gostou dessa publicação, nos incentive a continuar, deixe seu comentário!