Menopausa e Artrite Reumatoide

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Como a artrite reumatóide (AR) ocorre mais frequentemente em mulheres do que em homens, numa proprorção de 2 mulheres para cada homem aventou se a hipoteses que os hormonios reprodutivos podem desempenhar um papel importante na origem e na continuidade da doença. M.Pikwer e colaboradores reumatologistas da Universidade de Lund na cidade de Malmö, na Suécia estudaram o tema.
Entre 1991 e 1996, 30 447 indivíduos (18 326 mulheres) foram incluídos em um inquérito de saúde de base comunitária. Informações sobre alterações hormonais femininos e relacionados aos fatores de estresse foi obtida através de um questionário auto-administrado. Essa população foi relacionada com quatro diferentes registos locais e nacionais com AR. Os registros médicos de pacientes com diagnóstico de AR foram submetidos a uma análise estruturada e todas as mulheres com AR incidente de acordo com o Colégio Americano de Reumatologia foram comparadas a 4 mulhers da mesma idade consideradas como controles em um estudo caso
A menopausa precose (antes dos 45 anos) foi associada com o desenvolvimento posterior da AR (numa proporção 2,42 vezes maior) comparada a mulheres com menopausa apos essa data. O efeito da menopausa precoce como fator independente e permaneceu significativo após o ajuste estatistico para o nível de fumar, de anos de escolaridade e da duração do aleitamento materno
Menopausa precoce é um preditor independente de artrite reumatoide. Isto implica numa influência de alterações hormonais durante o período fértil sobre o desenvolvimento da AR em mulheres pós-menopáusicas.

Fonte: Intramed

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

  1. Nathaly Fernandes Diz

    esses dias surgiu essa dúvida no EncontrAR… bom saber

    1. Priscila Torres Diz

      Sim, eu fui pesquisar, pq nunca tinha ouvido falar!

  2. Ruth Gomes Diz

    eu acredito pois entrei na menopausa aos 45 anos eagora com 56 estou com artrite reumatoide

  3. Adriana Vilas Boas Paiva Diz

    Tb acredito, pq entrei na pre menopausa aos 37 anos e com 39 descobri a AR. O pior é que todos os sintomas se intensificam e se misturam e vc nunca sabe se é da AR, da P. menopausa ou dos medicamentos.

  4. ESTOU COM DIFICULDADES PRA ACEITAR E AINDA NÃO CONSEGUIR ENCONTRAR UM TRATAMENTO QUE ME AJUDE ! ENTREI NA MENOPAUSA AOS 32 ANOS E UM ANO DEPOIS COMECEI A SENTIR DOR E RIGIDEZ NA GARGANTA ,DEPOIS DE UM MÊS A DOR FOI PRO CALCANHAR E JOELHO ,AI VEIO OS INCHAÇOS ,NAS ARTICULAÇÕES ! PROCUREI UM REUMATO E DEPOIS DE FAZER AS ULTRASSONOGRAFIA ,APARECERAM ALGUMAS LESÕES ( NOS DEDOS DAS MÃOS,PUNHOS E OMBROS ) MINHA VIDA ACABOU ! SOU TÉCNICA DE ENFERMAGEM E PASSEI GRANDE PARTE DA MINHA VIDA CUIDANDO DA DOR DOS OUTROS E AGORA NÃO SEI COMO FAZER PRA VOLTAR TER UMA VIDA SEM DOR.

    PASSO O TEMPO TODO PESQUISANDO ALTERNATIVAS PRA MINHA VIDA NÃO FICAR ESTACIONADA.

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: