Medicamentos Sintomáticos

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Medicamentos Sintomáticos, são aqueles que auxiliam no alívio da dor, porém não possuem capacidade de controlar/estabilizar a doença, o uso de medicamentos sintomáticos não deve ser feito sem orientação médica, e nunca deve ser seguido por conta própria, sem a orientação médica.

  • Anti-inflamatórios Não Hormonais
  • Analgésicos

  • Glicocorticóides

Anti-inflamatórios Não Hormonais

São indicados para diminuir a dor e a inflamação causadas pela artrite reumatoide, dificilmente seu tratamento sera realizado apenas com esse tipo de remédio, pois não promovem a redução de crises da doença, nem evitam sua evolução.

Outro problema é que seu uso contínuo pode provocar problemas estomacais, como gastrite e úlcera.
Glicocorticóides

Os  Glicocorticóides (cortisona, prednisona) podem ajudar a amenizar os sintomas na AR. Esses medicamentos estão relacionados com o cortisol, que é um hormônio que existe naturalmente no organismo e controla muitas funções importantes do corpo como pressão do sangue e pulsação. Não podemos viver sem o cortisol.

Se voce tomar altas doses de glicocorticóides alguns meses, os efeitos colaterais irão começar a ocorrer.

Efeitos Colaterais:

  • Aparecimento de hematoma.
  • Osteoporose (fragilidade dos ossos)
  • Catarata
  • Glaucoma.
  • Ganho de Peso, rosto redondo.
  • Sensibilidade às infecções.
  • Pressão Alta
  • Problemas Psiquiátricos

Benefícios:

O objetivo do uso do corticoide é chegar a menor dose efetiva, o que irá reduzir o aparecimento dos efeitos colaterais o máximo possivel. Entretanto, não se pode contar com os glicocorticóides como principal forma de tratamento para a maioria das pessoas com AR em todo curso da doença. Se você usar corticoide regularmente, converse com o médico sobre cálcio e vitaminas, assim como outros medicamentos e hormônios.Tomar glicocorticóides por um período prolongado pode fazer com que o corpo reduza ou perca a habilidade de produzir glicocorticóides.

É perigoso parar repentinamente ou reduzir significadamente a dose de glicocorticóides que você esta tomando, pois o seu corpo pode não estar preparado para começar a produzir o cortisol com a rapidez suficiente.

Glicocorticóides são às vezes injetados em uma ou mais articulações.

Infiltrações

Esses tratamento podem reduzir a inflamação nas articulações que estão inchadas e doloridas, ou que estejam frequentemente tendo sintomas.A injeção direta na articulação, através de seu efeito local, aumenta temporariamente seu funcionamento e evita a maioria dos efeitos colaterais indesejáveis que são vistos com comprimidos de glicocorticóides diários. As injeções podem desencadear um efeito sistêmico temporário. Essas injeções podem gerar efeitos perigosos nas articulações e administradas mais do que algumas vezes ao ano.

Infiltração é um procedimento médico, deve preferencialmente ser realizada por um médico reumatologista ou um médico Ortopedista. A infusão de corticoide direto na articulação, é uma excelente forma de alívio rápido da dor, porém a longo prazo, isso pode causa complicações como necrose da região óssea da região infundida. É preciso ter critério e indicação para infiltração, não use este procedimento como medida de alívio da dor, tudo tem seu preço e as infiltrações trazem complicações a longo prazo, se não forem realizadas apenas quando necessário.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

  1. marcileide f.s. alcantra Diz

    Estava procurando alguma novidade no tratamento de artrite reumatóide então cheguei até voce. Covivo com a doença há 10 anos. Faço tratamento com metrotexato e com remicado, mas continuo tendo crises grandes.
    Gostei desse espaço de poder conversar com pessoas que vivem a mesma situação que a minha.
    Sou do interior da Paraíba. um abraço.

  2. Priscila Torres Diz

    Oiee.. Marcileide ..

    Bem vinda ao Blog .. sinta-se em casa ..

    Beijinhos..

  3. […] Medicamentos Sintomáticos na Artrite Reumatoide […]

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: