Medicamento Biológico, fornecimento em São Paulo

Nota sobre o fornecimento do medicamento biológico Etanercept de 50 mg e 25 mg no Estado de São Paulo.

Procuramos a  Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde/SP e fomos informados que o etanercepte 50 mg estará disponível na metade da próxima semana no estado de São Paulo (aproximadamente à partir do dia 12 de Janeiro). Também informaram que as unidades estão fazendo a substituição pelo etanercept de 25mg para quem utiliza o etanercept de 50 mg, ou seja, se você foi buscar o etanercept de 50 mg e não estiver disponível, as farmácias estão orientadas a realizarem a substituição por duas doses de 25 mg.
Portanto, após o dia 12/01/2012, ao procurar as Farmácias de Alto Custo no Estado de São Paulo e não receber o etanercept de 50 ou a dose dobrada de 25mg, por favor nos comunique para que possamos comunicar a A.F/SES/SP.

O Adalimumabe (Humira), em algumas farmácias do interior de São Paulo está indisponível, iremos verificar o que acontece, assim que tivermos retorno volto a escrever.

Para as pessoas de outros estados, a ANAPAR “Associação Nacional de Grupos de Pacientes Reumáticos” está ciente e vem trabalhando junto ao Ministério da Saúde, para o levantamento dos motivos da falta e o devido abastecimento desta grave falta de medicamento de alto custo, que vem ocorrendo em vários estados brasileiros. E está aguardando reunião com o departamento pertinente.

Estamos de olho no fornecimento, pois medicamentos não tem direito a férias!! 

 Facebook  Twitter  LinkedIn  Facebook Page  Orkut
Contact me: Skype priscilanursing MSN priscilanursing@hotmail.com

Anúncios

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de Artrite Reumatoide aos 26 anos, enquanto atuava como enfermeira, estava acostumada a lidar com a dor, porém, a dor dos outros. De repente a dor passou a ser minha companheira. Troquei o cuidar assistencial pelo cuidar informacional e escrevi o Blog Artrite Reumatoide, para compartilhar a minha dor, aprendi então, que Dor Compartilhada é Dor Diminuída. Hoje sou “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde e uma eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

5 Comentários

  1. Boa tarde Pri,

    Retiro o medicamento na NGA Varzea do Carmo e ainda está em falta o etanercept 50mg, esta informação foi passada hoje. Não tenho como substituir a receita e novo LME no momento para retirar o de 25Mg.

    Obrigada pelo apoio

  2. Gostaria de saber, se essa falta de medicamentos não é caso de uma representação no Ministério Público, pois os custos dos medicamentos estão no orçamento e nós não recebemos sem que haja uma explicação convincente, pelo menos para mim a explicação foi: “É assim mesmo…. tem mês que não temos medicamentos para todos…”

    • Olá, Alessandra.
      Seu comentário é muito pertinente.

      Todas as demandas de falta de medicamento que chegam a este blog, são encaminhadas aos órgãos competentes, em SP temos contato direto com a A.F da SES/SP, porém, os outros estados, a Associação Nacional de Grupos de Pacientes Reumáticos, está atuando junto ao Ministério da Saúde e no próximo dia 26/01 tem uma reunião no DAF/MS (Departamento de Assistência Farmacêutica). Até o dia dessa reunião vamos aguardar o posicionamento do M.S.
      Em alguns casos é preciso encaminhar para o Juizado Federal Especial, + lutamos contra a Judicialização, pois os custos de aquisição é muito elevado e isso diminui o acesso. Mas se for necessário, contamos com o apoio das Defensorias Publicas para isso..

      Em SP o reabastecimento esta acontecendo rapidamente.. vamos aguardar os demais estados nos próximos dias após a reunião, publico uma nota aqui no Blog.

      Bjs

Se você gostou dessa publicação, nos incentive a continuar, deixe seu comentário!