Mancha roxa no corpo sem motivo aparente – Tire suas dúvidas

Os hematomas são coleções de sangue extravasado em espaços vazios da pele. As causas podem ser várias, desde alterações de elementos do sangue como, por exemplo, dificuldade da coagulação sanguínea, até fatores traumáticos (batidas, tombos etc).

As pessoas com mais predisposição a hematomas são os idosos. Com o envelhecimento fisiológico da pele, as pessoas mais velhas perdem o tecido de sustentação dos vasos deixando-os mais propensos a pequenos traumas. Além disso, a pele do idoso apresenta diminuição na produção de sebo e afinamento da epiderme (tornando-a seca e fina) favorecendo assim, a formação de hematomas.

E o que desencadeia o aparecimento de manchas roxas no corpo após um estresse nervoso?

Esses hematomas são de origem desconhecida e vários mecanismos são colocados como agentes causadores, principalmente o sol. As manchas roxas podem também ser explicadas por uma elevação momentânea  da pressão arterial, desencadeada por uma emoção ou esforço físico excessivo, provocando um aumento da tensão nas paredes dos vasos. É o que chamamos de hipertensão circunstancial (causada por estresse físico ou emocional), que acomete também pessoas que têm pressão normal. Ou seja, qualquer pessoa, independente de ter pressão baixa, normal ou alta e que leve um grande susto por exemplo, nessa hora, terá uma elevação da pressão. Mas é uma elevação momentânea e ocorre apenas diante de situações de fortes emoções ou nervoso (e não necessariamente provocará hematoma neste indivíduo).

Que doenças apresentam mancha roxa na pele como sintoma?

Normalmente são sintomas de doenças que afetam a coagulação do sangue e/ou a diminuição de plaquetas no sangue, tais como:

• Leucemia;

• Cirrose;

• Hepatite C;

• Insuficiencia renal: o rim comprometido dificulta a coagulação do sangue;

• Púrpura trombocitopênica imunológica: doença hemorrágica caracterizada pelo baixo número de plaquetas no sangue (plaquetas abaixo de 100.000/mm3); É importante destacar que nem sempre plaquetas baixas são causadas por doenças. Alguns medicamentos, infecções, e até determinados alimentos podem causar a diminuição na contagem das plaquetas. Procure seu médico para o diagnóstico correto.

• Lúpus(doença autoimune);

• Trombose.

Não confunda hematomas com manchas tipo melasma ou cloasma ;

Cloasma:  São manchas que aparecem em grávidas e em pessoas que usam pílula anticoncepcional;

Melasma: manchas causadas devido a exposição ao sol e aos raios ultra violetas.

Fonte: Medicina, Mitos e Verdades

Social Media
Social media manager, digital influencer, blogueira, youtuber e redatora, ativista em saúde motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide há 7 anos, patient advocacy, mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Social media manager, digital influencer, blogueira, youtuber e redatora, ativista em saúde motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide há 7 anos, patient advocacy, mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

Olá, deixe um comentário!