Mais uma vez o Ministério da Saúde ouviu a voz do EncontrAR – Novos Medicamentos para tratamento da Artrite Reumatoide no SUS!!!!!

E de todas as organizações de pacientes reumáticos do Brasil que vem lutando direito de acesso a tratamento de qualidade e moderno. Na terça-feira, 25/06 retomamos a nossa campanha de tuitaço ao @padilhando @minsaude @InstitucionalMS e nesses 3 dias  houve um silêncio a nossa campanha, estranhamos a falta de resposta. Até que hoje acordamos com a PCDT publicada em Diário Oficial da União. É efetivo, é real, todos os medicamentos para Artrite Reumatoide estão disponíveis no SUS à partir de hoje! Chegou o fim de judicialização, da angústia, da sensação de incapacidade que tem o doente ao se deparar com a necessidade de usar a medicação e a impossibilidade de pagar por este medicamento tão caro. Agora, o Ministério da Saúde passa a fornecer todos os medicamentos disponíveis no Brasil para o tratamento da Artrite Reumatoide.

Banner_PCDT

O Grupo EncontrAR, junto com outras Organizações de Pacientes Reumáticos de todo o Brasil, comemora esta conquista..”Direito de Acesso e acesso a tecnologia medicamentosa como forma de manutenção e recuperação da Qualidade de Vida da pessoa com Artrites no Brasil”.  O EncontrAR participou ativamente na luta por este direito, movimentamos as redes sociais com a campanha “TwittAR” envolvendo e empoderando o paciente com Artrites, através de nossas ações socieducativas presenciais e online, estimulando a todos os pacientes e familiares a serem PAR “Paciente – Ativo e Responsável”, participativo e conhecedor dos seus direitos e deveres e principalmente do seu direito de acesso a tratamento através do SUS.

A nossa luta continua, cabe a nós pacientes, organizações de pacientes;

  • Monitorar e acompanhar a distribuição;
  • Fornecimento
  • Processos de aquisição inicial, que podem ter como barreira a falta de informação dos atendentes das farmácia de alto custo, que talvez ainda nem saibam da nova portaria de distribuição.
  • E a infusão dos novos biológicos, pois, a infusão deve ocorrer nos centros de referências regionais de infusão de medicamentos, que em sua maioria são centros de quimioterapia e isso assusta o doente e familiar com Artrites. E muitas cidades não tem centro de infusão, levando  o doente a ter que viajar muitos kms para infundir o medicamento. Isso é uma dificuldade que teremos que ajudar o governo a atender a necessidade real de cada um dos pacientes atendidos.

Quem tiver dificuldade ou negativo no fornecimento pode preencher o formulário abaixo para verificarmos e ajuda-los : http://artrite.marcosdesignweb.com.br/formulario-dificuldade-de-acesso-e-falta-de-medicamento-de-alto-custo/

AgradecimentoPadilhaComo nós pedimos a atualização da PCDT da AR e fomos atendidos, lançamos hoje a campanha de agradecimento ao Ministro da Saúde Alexandre Padilha e ao Ministério da Saúde. O Ministro da Saúde Padilha, retuitou o twitter de agradecimento de uma das moderadoras do Grupo EncontrAR.

RT_padilhando

Vamos lá, o acesso ta liberado, vamos esperar que o acesso não seja burocratizado pela logística, pelo atendimento nas farmácias de alto custo, agora não tem mais desculpas, Tem portaria! está publicado! é efetivo o acesso deve acontecer de forma igual e justa em todo o Brasil.

Agora é #MonitorAR o #Acesso!!! 

A lista com os nomes dos medicamentos disponíveis no SUS estão aqui no blog:

http://artrite.marcosdesignweb.com.br/confira-a-lista-de-medicamentos-para-artrite-reumatoide-coberto-pelo-sus/

A publicação da Portaria está aqui:

http://artrite.marcosdesignweb.com.br/conheca-o-novo-protocolo-de-tratamento-da-artrite-reumatoide-no-sus/

Lista_nova

Jornalista

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

×
Jornalista Grupar EncontrAR

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

Anúncios

Comentário

comentários

3 Comentários

  1. Parabéns á todos do Grupo EncontrAR.
    Felizmente conseguimos nossos direitos, foram muitas lutas .
    Desejo aos pacientes que necessitam do tratamento, tenham seus direitos garantidos sem todas aquelas burocracias que vinha se arrastando há anos.
    Eu abençoada por ter acesso a estes medicamentos há muitos anos .
    Hoje fico feliz pela noticia que muitos pacientes que necessitam dos medicamentos de Alto Custo, não precisem mais passar por todas essas burocracias processos se arrastando na justiça há anos.
    Só um lembrete : Fiquem de olho nos meses, nunca se esqueçam de renovarr o LME.
    Enfatizando meus parabéns a todos que se engajaram nessa luta.

Olá, deixe um comentário!