Maior pesquisa global com pessoas que vivem com artrite reumatoide revela necessidade de aumentar educação sobre doença

20140318-151411.jpg

Campanha AR: JUNTOS POR ESTA CAUSA Organiza Painel para Revelar Achados da Pesquisa e Oferecer Novos Recursos para Pacientes Latino-americanos com Artrite Reumatoide (AR)

AR: Juntos Por Esta Causa apresenta hoje um painel de especialistas em reumatologia, no Congresso da Liga Panamericana das Associações de Reumatologia (PANLAR), para revelar os achados de pesquisa global com mais de 10.000 pessoas com artrite reumatoide (AR) sobre o impacto da doença na América Latina. A pesquisa revelou que perto de dois terços (63 por cento) das pessoas com AR na América Latina acredita que, na ausência de dor, a doença está sob controle. Além disso, mais da metade (55 por cento) dos entrevistados não sabe que o dano nas juntas causado pela doença é irreversível.

“Estes achados da pesquisa destacam a necessidade de aumentar o conhecimento do paciente sobre os efeitos potencialmente irreversíveis da doença”, afirma o médico John Reveille, presidente da PANLAR. “Estamos trabalhando com a campanha AR: Juntos Por Esta Causa para juntos trazermos especialistas em reumatologia para desenvolvermos soluções que contribuam para capacitar as pessoas com AR a desempenhar um papel mais ativo no seu tratamento”.

Os resultados da pesquisa também assinalam o impacto pessoal e econômico da AR na América Latina. Cerca de 1 em 3 adultos com AR (32 por cento) indicou que a doença teve um impacto negativo em seus relacionamentos; e mais de 1 em 3 (35 por cento) afirmou que a doença teve um impacto negativo em suas carreiras ou trabalho. Destes, 85 por cento afirmam que o efeito negativo foi de moderado a grave.

Independente do impacto econômico e pessoal, as pessoas com AR na América Latina podem não estar adotando as medidas necessárias para o controle de sua doença. Adultos com AR na América Latina apresentam sintomas cerca de dois anos antes de receber o diagnóstico correto da doença. Além disso, mais da metade dos que responderam à pesquisa acredita erroneamente que a progressão da doença não pode ser alterada, independente da forma como e quando é controlada.

“Se não tratada adequadamente, a AR avançada pode resultar na destruição permanente da articulação, incapacidade ou perda do trabalho”, afirma Luís Nudelman, Chefe de Assuntos Médicos para a América latina da AbbVie. “Trabalhando com líderes em reumatologia como parte da campanha, nós estamos contribuindo para chegarmos a soluções inovadoras para conectar pacientes e médicos e consequentemente reduzir o impacto da doença para pacientes, profissionais de saúde e familiares”.

Um plano de controle da doença desenvolvido conjuntamente por pacientes e médicos pode melhorar o controle da doença em longo prazo. A campanha AR: Juntos Por Esta Causa encoraja as pessoas que vivem com a doença a começar a conversar com seus médicos, a compartilhar suas metas pessoais de tratamento e a desenvolver um plano de controle da doença.

Sobre a pesquisa
A pesquisa global com pacientes de AR foi desenvolvida pela empresa Harris Interactive por respostas por escrito (42 países) e via online (36 países), entre fevereiro e abril de 2013. A pesquisa avaliou os resultados de mais de 10.000 adultos com AR ao redor do mundo (n=10,171). Os participantes da pesquisa apresentavam o diagnóstico da doença por, média, de nove anos, e eram mais mulheres do que homens (74 por cento vs. 26 por cento), com idade média de 49,8 anos. A metodologia completa da pesquisa, incluindo a amostragem por país, pode ser obtida mediante solicitação.

Sobre RA: Join the Fight
AR: Juntos Por Esta Causa é uma iniciativa global da AbbVie, que oferece novas ferramentas e recursos para preencher falhas de informação sobre a AR. Munidas de informação e de apoio, pessoas com AR podem controlar, de forma ativa, sua doença com seu médico. AR: Juntos Por Esta Causa, endossada por mais de 40 grupos de apoio a pacientes ao redor do mundo, é um esforço de cooperação global, com a participação de especialistas, profissionais de saúde e pesquisadores envolvidos no desenvolvimento e implantação dos programas e recursos da iniciativa. Para mais informações, acesse www.despertarbrasil.com.br.

Sobre Artrite Reumatoide
A Artrite Reumatoide, ou AR, é uma doença autoimune crônica, na qual o corpo ataca, erroneamente as juntas saudáveis, causando dor, inchaço, rigidez e, com o passar do tempo, perda da função, além de causar cansaço e fraqueza..1,2,3 A AR pode também causar mortalidade precoce, incapacidade e comprometer a qualidade de vida do paciente.4 O surgimento da doença geralmente ocorre empessoas entre 25 e 55 anos de idade, apesar de poder ocorrer em praticamente qualquer idade.1,2 Geralmente, a AR afeta mais mulheres do que homens, sendo que há três vezes mais mulheres do que homens sofrendo da doenca.2,5 Muitas das pessoas que vivem com AR têm dificuldades de desenvolver tarefas rotineiras, como abrir uma torneira ou girar uma maçaneta.3

Sobre os Programas para Doenças Reumáticas da AbbVie
A AbbVie tem o compromisso de ampliar os padrões de tratamento em reumatologia, indo além de apenas descobrir e oferecer terapias inovadoras. Como parte do compromisso da companhia com os pacientes, a AbbVie apoia vários programas educativos sobre diferentes doenças para educar múltiplos grupos da população, incluindo a campanha AR: Juntos Por Esta Causa, além de outros programas internacionais como Targeted Ultrasound Initiative, Musculoskeletal Ultrasound Training, Universidad Europa de Madrid Spondyloarthritis Master’s Degree, MRU Workshops and Perspectives: Art, Inflammation and Me. Com profundo conhecimento destas doenças, a AbbVie planeja atender as necessidades de saúde de pessoas e sociedades ao redor do mundo.

Sobre a AbbVie
A AbbVie é uma companhia biofarmacêutica global, fundamentada em pesquisa, criada em 2013, a partir da separação do Abbott Laboratories. A missão da companhia é usar sua experiência, equipe dedicada e estratégia diferenciada em inovação para desenvolver e comercializar tratamentos que atendam as necessidades de algumas das doenças mais complexas e sérias do mundo. A AbbVie emprega aproximadamente 25.000 pessoas em todo o mundo e comercializa seus medicamentos em mais de 170 países. Para mais informação sobre a companhia, sua equipe, portfolio e compromissos, acesse www.abbvie.com. Siga @abbvie noTwitter ou conheça as oportunidades de carreira em nossas páginas no Facebook ou LinkedIn.

Fonte: AbbVie Comunications
PUNTA DEL ESTE, Uruguai, 18 de março de 2014

Jornalista

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

×
Jornalista Grupar EncontrAR

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

Anúncios

Comentário

comentários

2 Comentários

  1. Preciso de ajuda de um bom medico acho que estou morrendo com essa doença tenho artrite reumatoide já tomei muito corticoide e não guento mais a minha madica não me iformasó me passa remedio sou pobre e ela foi a unica que a rede publica me deu em tres anos de procura se pode me ajuda por favor estou desesperada tenho família filha ainda pequena não posso morrer ainda se puder me respode .

Olá, deixe um comentário!