Luva simula sintomas de rigidez e dificuldade das mãos da pessoa com artrite reumatoide

arthritis_gloves_rf010_hiresA artrite reumatoide dificulta a flexibilidade e movimentação dos dedos e punhos, tornando a abertura de potes e embalagens, difícil, assim, fazendo com que as pessoas com artrite reumatoide, peçam ajuda para realizar atividades cotidianas como se vestir ou abrir uma garrafa de água, sendo muito vezes alvo de discriminação e preconceito, pela não compreensão de “como uma pessoa não consegue abrir uma garrafa de água”, pensando nisso, os pesquisadores do  Instituto de Pesquisa da Geórgia Tech – Georgia Tech Research Institute (GTRI), desenvolveram uma luva que simula os sintomas das mãos da pessoa com artrite reumatoide e outras doenças que causam limitações funcionais.

Um par de luvas de simulação de artrite, que reproduzem a redução da capacidade funcional experimentado pelas pessoas com artrite, esclerose múltipla e outras doenças que trazem limitação funcional nas mãos. Essas luvas tem o objetivo de trazer a sensibilização dos familiares e cuidadores sobre a real necessidade de ajuda desses pacientes. Outro objetivo deste luva pode ser também fazer com que os gerentes de produtos e embalagens compreendam a necessidade de produzirem embalagens e potes “acessíveis”, pois usando a luva é impossível abrir um pote de maionese ou um simples frasco de “medicamento”.

As luvas foram projetadas para reduzir a capacidade funcional do utilizador para agarrar, puxar ou girar com índice de dificuldade de 50%. A luva endurece as articulações dos dedos e restringe a amplitude de movimentação, simulando com perfeição a rigidez e diminuição da força das pessoas com artrite. Elas são feitas com fios de metal entre camadas de neoprene e outros tecidos.

As luvas podem ser compradas separadamente ou em forma de KIT de sensibilização para deficiência do GTRI, que incluí um kit de sensibilização de baixa visão, um kit de simulação de força dos dedos e um programa de treinamento em CD.

As luvas foram criadas através de financiamento pelo programa de investigação e desenvolvimento independente do GTRI. Atualmente, a Arthritis Foundation nos Estados Unidos e Artrite Austrália estão usando as luvas para tais fins educacionais. Para adquirir as luvas de simulação artrite ou o kit de sensibilização para a deficiência, por favor visite: http://www.gtri.gatech.edu/facilities/aef ou escreva para brad.fain@gtri.gatech.edu

Ganhei essa luva de presente, e à partir de agora, ela estará presente nas reuniões e eventos do #EncontrAR e #Grupar, assim como do GARCE que também ganhou a luva.

Luva que simula os sintomas da Artrite Reumatoide, com essa luva a pessoa tem a sensação plena da rigidez matinal, que…

Posted by Artrite Reumatoide on Sábado, 15 de agosto de 2015

Desenvolvedor: Dr. Brad Fain

Human Systems Engineering Branch

Systems Evaluation Division

Electronic Systems Laboratory

Georgia Tech Research Institute

Atlanta, GA 30332-0840

Telephone: 404-407-7261

E-mail: brad.fain@gtri.gatech.edu

Jornalista
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Jornalista Grupar EncontrAR
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

Olá, deixe um comentário!