Londrina sedia o 2º Encontro Regional sobre o Lúpus a partir desta quarta

Nesta quarta-feira (11), das 8 às 12 horas, será realizado o 2º Encontro Regional para a Conscientização sobre o Lúpus, na Associação Médica de Londrina.

Na programação estão previstas cinco palestras sobre o Lúpus, uma doença autoimune que é mais frequente em mulheres e é caracterizada pela formação de autoanticorpos que agem contra os próprios tecidos do organismo.

Qualquer pessoa poderá participar do Encontro, e o endereço da Associação Médica de Londrina é avenida Harry Prochet, 1.055.

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Sônia Medeiros, disse que a intenção é debater sobre o Lúpus e conscientizar a população de que a doença é tratável e não contagiosa, embora não tenha cura. “O tratamento é muito importante porque as reações da doença podem diminuir com os remédios. E muitas pessoas ainda têm vergonha de falar que têm Lúpus e, por isso, deixam de procurar o medicamento na rede pública”, disse.

Durante o Encontro Regional serão realizadas as palestras:

“Manifestações Neurológicas e Psiquiátricas” (Dra. Juliana Brum Moraes);

“Gravidez e Contracepção em Mulheres com Lúpus” (Dra. Lisete Rosa e Silva Benzoni);

“Manifestações Dermatológicas em Pacientes com Lúpus” (Dr. Rogério Nabor Kondo);

“Lúpus e a Vitamina D” (Dra. Andréa Name Colado Simão);

“Efeitos Adversos do Tratamento e Novas Terapias no Lúpus” (Dra. Tatiana Mayumi Veiga Iriyoda).

O evento deverá contar com a presença dos secretários municipais de Saúde, Dr. Gilberto Martin, e de Política para as Mulheres, Sônia Medeiros; presidente do Conselho Regional de Farmácia do Paraná, Dr. Arnaldo Zubioli; Presidente da Associação Médica de Londrina (AML), Dr. Antônio Caetano de Paula; diretora da 17ª Regional de Saúde, Dra. Terezinha de Fátima Sanches; presidente do Departamento de Reumatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, Dra. Margarida Fernandes Carvalho; Supervisora do Conselho Regional de Farmácia, Madalena Sbizera; e Sandra de Souza, da Associação É Hora de Viver de Londrina.

O encontro é realizado pelo Conselho Regional de Farmácia; Prefeitura Municipal de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e Secretaria Municipal de Saúde; Associação Feminina é Hora de Viver; Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas e Laboratório de Imunologia Clínica da Universidade Estadual de Londrina (UEL), com apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Câmara Municipal de Londrina, Associação Médica de Londrina, Sindicato dos Bancários de Londrina e Sindicato Nacional dos Aposentados.

Data oficial

O dia 10 de maio representa o “Dia Mundial de Atenção aos Doentes de Lúpus”. Por isso, para chamar a atenção da população sobre a doença, Londrina é a primeira cidade do Brasil a colocar a data no calendário oficial do Município. A Lei n° 12.148/2014, de autoria da vereadora Elza Correia, foi sancionada pelo prefeito Alexandre Kireeff e institui uma Semana de Conscientização sobre Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), de 4 a 10 maio.

Fonte: Bonde

Social Media

Social media manager, digital influencer, blogueira, youtuber e redatora, ativista em saúde motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide há 7 anos, patient advocacy, mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

×

Social media manager, digital influencer, blogueira, youtuber e redatora, ativista em saúde motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide há 7 anos, patient advocacy, mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

Anúncios

Comentário

comentários

Olá, deixe um comentário!