Impacto da Artrite Reumatoide nas Atividades de Vida Diária

A Artrite Reumatoide chega a nossas vidas e logo se faz tão presente, que não é possível passar um dia sem sentir o impacto das mudanças em nós. O dia a dia com AR passa a ser algo cheio de desafios: dificuldade para levantar por conta da rigidez, da dor, da fadiga. No inverno, tudo parece tão pior; a dor parece ficar mais forte e o dia a dia com suas atividades de rotina passam a ser verdadeiros “desafios de vida diária”.  Parece até que, após AR, viramos aquele galinho do tempo que muda de cor quando esfria. Nós mudamos de dor quando esfria!

Vamos falar sobre o que é “Atividade de Vida Diária”. Vocês já devem ter lido isso em algum relatório médico ou na própria internet. As atividades de vida diária são aquelas atividades básicas que todos nós temos que fazer todos os dias: acordar, escovar os dentes, abrir a tampinha da pasta de dente, arrumar o café da manhã, preparar o almoço, enfim, tudo o que envolve rotinas de vida diária, faz parte de Atividades de Vida Diária.

São nas atividades de vida diária que nos deparamos com o grande impacto da artrite reumatoide, além da dor, é extremamente difícil ver que temos dificuldade em realizar coisas básicas como pentear o cabelo, escovar os dentes, limpar a casa, fazer faxina, etc.

Nossa limitação começa justamente quando nos damos conta que, cuidar de nós mesmos e da nossa casa se tornou algo difícil e doloroso, pois, porque mais que queiramos fazer, a dor diz: “não faça”. Quando largamos para trás as atividades de vida diária, estamos abrindo mão de uma oportunidade de reaprender uma nova forma de fazer as coisas, apenas porque está difícil. Realmente é difícil realizar algumas atividades, porém, não é impossível.

Durante os próximos posts, quero abordar algumas dicas importantes que “caem como uma luva” para nós. Alguns exemplos:

·         Dicas para escovar os dentes;

·         Dicas para escovar os cabelos;

·         Dicas para limpar casa;

·         Dicas para roupas confortáveis e práticas;

·         Dicas para comprar sapatos;

·         Dicas para facilitadores de atividade de vida diária;

·         Dicas para aprender a lidar com o Frio e a AR;

·         Entre outras…

E lembre-se: Os profissionais especialistas em adaptação para realizar atividades de vida diária são o Terapeuta Ocupacional e o Fisioterapeuta. Geralmente essas duas especialidades nos ajudam muito.

Acompanhem nosso blog! Toda semana teremos uma novidade ilustrada sobre as atividades diárias.

Coluna publicada em 19 de Junho, no Blog “Viva Bem com AR”

Jornalista
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Jornalista Grupar EncontrAR
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

6 Comentários

  1. Estou ansiosa pelas dicas! Fui recentemente diagnosticada com artrite reumatoide. Estou adorando este site. Obrigada.

  2. a minha vida nunca mais foi a mesma depois da artrite , pois sao muitos medicamentos que eu tomo e isso interferiu muito na minha vida pessoal e diaria.

  3. Parabéns pelo blog… Esse início de tratamento (no qual eu estou) é terrível… Os enjoos, tonturas, fraqueza… caramba será que isso passa?

Olá, deixe um comentário!