Hospital de Guimarães continua a destacar-se na investigação da Doença de Crohn

Gastrenterologia do Hospital Senhora da Oliveira foi distinguido pelo reputado especialista Marco Pennazio, por um trabalho relativo à doença de Crohn. O clínico do Hospital Universitário San Giovanni Battista, em Torino, distingue, anualmente, os trabalhos de investigação científica publicados que mais se destacam.

Na XIV Reunião Ibérica de Cápsula Endoscópica (RICE 2016), que teve lugar em Guimarães no mês passado, Pennazio distinguiu, na área da Doença de Crohn, a publicação Validation of the Lewis score for the evaluation of small-bowel Crohn’s disease activity como a investigação mais importante do ano, ao nível mundial, informando os resultados atingidos. Na mesma altura, o italiano referenciou ainda como de relevo mais três trabalhos do Serviço do Hospital de Guimarães.

Para o Responsável do Serviço, José Cotter, esta distinção significou uma vez mais o reconhecimento internacional da qualidade da investigação clínica levada a cabo no Serviço de Gastrenterologia do HSOG que se assume também nesta área como um centro de referência europeu e mundial.

A investigação é uma das vertentes mais importantes do Serviço, José Cotter entende que é esta uma das vias que permite, em última instância, melhorar a qualidade assistencial e o nível dos cuidados prestados.

O Serviço acaba de publicar mais trabalhos de investigação no «World Journal of Gastrointestinal Pathophysiology» e na reputada revista United European Gastroenterology Journal, este último um trabalho multicêntrico inédito em Portugal, englobando oito Centros, sobre enteroscopia.

A Doença de Crohn é uma doença inflamatória do intestino com uma prevalência maior nos países desenvolvidos, com incidência crescente na Europa. Pensa-se que está relacionada com o estilo de vida nestas sociedades, sendo que fatores exteriores provocam alterações no sistema imunitário originando a doença. Na área de influência do Hospital de Guimarães existem cerca de 700 doentes com doença inflamatória intestinal, onde se inclui também a Colite Ulcerosa. O Serviço de Gastrenterologia é um centro de referenciação da Doença de Crohn e Colite Ulcerosa, sendo um dos que tem mais doentes referenciados a nível nacional.

Fonte: Gmr TV

Social Media
Social media manager, digital influencer, blogueira, youtuber e redatora, ativista em saúde motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide há 7 anos, patient advocacy, mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Social media manager, digital influencer, blogueira, youtuber e redatora, ativista em saúde motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide há 7 anos, patient advocacy, mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

Olá, deixe um comentário!