Hipertensão Arterial: um mal silencioso

No Dia Nacional do Combate à Hipertensão Arterial, entenda os riscos da doença e saiba qual é a sua prevenção

A Hipertensão Arterial, ou a famosa “pressão alta”, é uma doença silenciosa, que pode se manifestar em idosos, adultos e até mesmo em crianças, representando um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O problema se dá especificamente quando a pressão arterial é igual ou superior a 140×90 no adulto, o que pode ocorrer devido a diversos fatores, entre eles a contração dos vasos sanguíneos. O diagnóstico de Hipertensão Arterial na criança depende do uso de tabelas padronizadas para sexo, idade e estatura. O Dia Nacional do Combate à Hipertensão Arterial, comemorado em 26 abril, faz um alerta para os cuidados de prevenção e para os perigos causados por esse mal.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), a enfermidade é muito recorrente entre a população, estimando-se que 30% dos adultos são atingidos por ela. Após os 60 anos de idade, a porcentagem salta para mais de 50% e, no caso de crianças e adolescentes, 5% deles são acometidos pelo problema.

“Um dos grandes desafios da hipertensão é que, na maioria das vezes, ela não manifesta sintomas, o que dificulta o diagnóstico e atrasa o tratamento”, afirma a Dra. Rafaela Lopes Cardoso, médica especialista em Nefrologia Pediátrica. De acordo com ela, como prevenção, na fase adulta, é fundamental medir a pressão frequentemente. “Quanto às crianças acima dos três anos, é importante aferir a pressão arterial em consultório pelo menos uma vez ao ano. Já para aquelas abaixo dessa idade, é necessário fazer a medida quando há algum fator de risco para a hipertensão, como prematuridade, peso de nascimento abaixo de 1500g, internação na UTI ao nascimento, problemas cardíacos ou renais e infecção de urina de repetição”, completa a especialista.

Fatores como histórico familiar, obesidade, diabetes e uma dieta rica em sódio, por exemplo, contribuem para o aparecimento da pressão alta, uma doença multisistêmica e que se não tratada, pode desencadear diversas complicações tais como infarto, derrame cerebral, insuficiência renal e aterosclerose. “É essencial trabalharmos, desde a infância, uma dieta saudável e balanceada, assim como incentivarmos a prática de exercícios físicos regulares e a restrição de atividades sedentárias. O envolvimento de toda a família na mudança dos hábitos de vida é fundamental para o sucesso da prevenção e do tratamento dessa doença’’, finaliza a Dra. Rafaela.

Dra. Rafaela Lopes Cardoso, médica especialista em Nefrologia Pediátrica e profissional pertencente ao corpo clínico da plataforma Dr. Vem!
CRM 144.429

Sobre o Dr. Vem!

O Dr.Vem! é uma plataforma digital que disponibiliza atendimento médico pediátrico até a residência do paciente. O serviço foi criado para auxiliar em casos de procedimentos de baixa complexidade (otite, viroses, gripe, etc) que não exijam a estrutura de um pronto-socorro, descartando assim deslocamento para hospitais, proporcionando uma experiência com mais conveniência, atenção e praticidade.
Atualmente, a plataforma conta com mais de 50 pediatras no corpo clínico, formados em renomadas escolas de medicina do Brasil, que atuam em conceituados hospitais de São Paulo e prestam atendimento com o alto padrão de qualidade.

Daniela Bertoncini

T +55 11 3027- 0200 – Ramal: 309
E [email protected]
W www.s2publicom.com.br
Av. Eng. Luiz Carlos Berrini, 1297 – 11º andar – 04571-010 – São Paulo, Brasil

Fonte: Assessoria de Imprensa

Jornalista

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

×
Jornalista Grupar EncontrAR

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

Anúncios

Comentário

comentários

Olá, deixe um comentário!