Grupar e EncontrAR no Grupo de Trabalho da ANS

ROL-DE-PROCEDIMENTOSDesde Março de 2013, estamos participando do Grupo de Trabalho para atualização do novo Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS.

Este Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS é o rol que orienta a cobertura miníma obrigatória nos Planos de Saúde em todo o Brasil.

Nossa contribuição foi enviada, devidamente acompanhada de parecer do conselho cientifico e com anexos de estudos científicos, incluindo artigos da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Nossa sugestão foi;

Inclusão de cobertura dos medicamentos biológicos subcutâneos para Artrite Reumatoide, Doença de Chron, Espondilite Anquilosante e Artrite Psoriásica.

Ampliação de cobertura dos medicamentos biológicos endovenosos para outras doenças reumáticas.

ANS “Agência Nacional de Saúde Suplementar” recebeu nossas contribuições e durante as reuniões de “DUT – Diretrizes de Utilização Terapêutica” foram apresentadas ao Grupo de Trabalho, seguindo para a fase final que é a Consulta Publica que começa neste dia 07/06 (daqui 1 dia).

Compõem o Grupo de Trabalho, várias entidades, associações e representantes de classes, incluindo representantes da CONITEC (O Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias aloca a Secretaria Executiva da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS), que trouxeram o parecer da CONITEC não somente para as doenças reumáticas, mas para todas as outras discutidas no ROL. E no caso especifico das doenças reumáticas, segundo o parecer da CONITEC, segue para consulta publica das doenças reumáticas o seguinte;

Medicamento Biológico Subcutâneo para Artrite Reumatoide

Medicamento Biológico Infusional (na veia) para Doença de Chron, Artrite Psoriásica e Espondilite Anquilosante

O Medicamento Biológico Infusional para Artrite Reumatoide já consta no Rol desde Janeiro/2012.

Em consulta publica, vamos novamente reforçar a nossa sugestão de Medicamentos Biológicos Subcutâneos para as doenças de Artrite Psoriásica, Doença de Chron e Espondilite Anquilosante. Sabemos que as três doenças tem terapêuticas disponível para as duas tecnologias de medicamentos subcutâneos e infusionais. E se vamos atualizar o Rol, vamos lutar por um Rol verdadeiramente atualizado.
Do que adianta, liberar apenas os Medicamentos Biológicos Infusionais, se temos uma quantidade grande de opções em Subcutâneos?

As vezes penso que o Brasil, gosta mesmo é de pagar tudo por “judicialização” porque, por mais que participamos dos processos de construção, sempre estamos vendo, um direito sendo atendido e o outro não.

Nós defendemos que os medicamentos biológicos devem ter sua cobertura obrigatória e igualitária para as doenças auto-imunes que precisam, não somente a Artrite Reumatoide, mas também, a Psoríase, a Artrite Psoriásica, a Espondilite Anquilosante, a Doença de Chron, a Doença de Still do Adulto, enfim, todas as doenças com indicação em bula, deveriam entrar para a cobertura miníma obrigatória.

+ enquanto isso, não acontece, a hora é agora, vamos contribuir, pacientes, familiares, médicos, pesquisadores, todos podem e devem contribuir.

A Consulta Pública da ANS começa a receber contribuições neste dia 07 de Junho e termina no dia 07 de Julho, temos 30 dias para fazer a nossa parte!!! 

Participem, divulguem, falem para seus médicos contribuírem, é fácil, rápido e tudo online.

Link da Consulta Publica: http://www.ans.gov.br/index.php/participacao-da-sociedade/consultas-publicas/2088-consulta-publica-53-consulta-publica-para-atualizacao-da-resolucao-normativa-que-define-o-rol-de-procedimentos-e-eventos-em-saude

ConsultaANS

 

Anúncios

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de Artrite Reumatoide aos 26 anos, enquanto atuava como enfermeira, estava acostumada a lidar com a dor, porém, a dor dos outros. De repente a dor passou a ser minha companheira. Troquei o cuidar assistencial pelo cuidar informacional e escrevi o Blog Artrite Reumatoide, para compartilhar a minha dor, aprendi então, que Dor Compartilhada é Dor Diminuída. Hoje sou “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde e uma eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

Se você gostou dessa publicação, nos incentive a continuar, deixe seu comentário!