Gota gera incômodos constantes e precisa ser tratada

Muitas pessoas falam sobre a gota, mas, afinal, você sabe o que essa doença significa? Ela é uma espécie de artrite que ocorre quando o ácido úrico se acumula no sangue e causa inflamações nas articulações. Uma curiosidade é que a gota também pode ser chamada de doença dos reis.

Um pouco mais a fundo

Gota é uma doença inflamatória aguda caracterizada pelo acometimento, preferencialmente, da articulação do primeiro dedo dos pés, com dor, calor, rubor e edema que ocorre devido o depósito de cristais de ácido úrico na articulação. “É um problema metabólico, no qual ocorre uma alteração no metabolismo das purinas com aumento de ácido úrico circulante e com depósito na articulação que acomete indivíduos predispostos geneticamente”, explica a reumatologista Maria Cecilia Anauate.

Causas principais

Quando o ácido úrico encontra-se elevado no organismo, a gota aparece. Essa situação pode acontecer por dois motivos: caso o corpo produza ácido úrico em excesso ou se apresentar dificuldade de eliminar o ácido úrico produzido. Apesar dessa explicação, a causa específica da gota ainda é desconhecida. Contudo, exitem alguns fatores de risco, tais como:

*Questão de gênero, uma vez que a gota é mais comum nos homens;

*Histórico familiar, já que a doença pode ser genética;

*Hipertensão;

*Diabetes;

*Colesterol alto;

*Ingestão excessiva de álcool;

*Uso de alguns medicamentos diuréticos.

Atenção aos sintomas

Os sinais da gota costumam ser frequentes e ocorrer, principalmente, durante a noite. Dessa forma, dor intensa nas articulações dos pés, tornozelos, joelhos, mãos e pulsos, e inflamações e vermelhidão na região das articulações afetadas, com presença de suor, podem ser indícios de que você está sofrendo com a doença. Nesse caso, procure ajuda médica para tratar da maneira correta, geralmente, com o uso de remédios como corticoides e anti-inflamatórios.

Fonte: Alto Astral

Comentários
if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
%d blogueiros gostam disto: