if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));

Fumantes com artrite reumatoide estão em maior risco?

0

Em artigo recente do Arthritis Care & Research, pesquisadores investigaram se o diagnóstico de artrite reumatoide influencia mudanças na cessação do tabagismo e se essas alterações foram associadas à mortalidade.

No estudo, a cessação do tabagismo foi definida como parada permanente em quatro anos após o diagnóstico de artrite reumatoide. Os dados foram extraídos de 121.700 mulheres do Nurses’ Health Study (NHS; 1976–2012), no qual 938 apresentaram artrite reumatoide e 8.951 não.

Entre os fumantes, 40% com a doença pararam de fumar, em comparação com 36,1% do grupo controle. Foram registradas 313 mortes (33,4%) na coorte com artrite reumatoide e 2,042 (22,8%) no grupo sem a doença.

Em comparação com continuar a fumar, a cessação do tabagismo foi associada a uma menor mortalidade nos indivíduos com artrite reumatoide (HR = 0,58; IC de 95%: 0,33 a 1,01) e sem a doença (HR = 0,47; IC de 95%: 0,39 a 0,58). Entre os que não cessaram o tabagismo, fumar > 5 pacotes-ano após o diagnóstico de artrite reumatoide aumentou significativamente a mortalidade.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que a cessação do tabagismo no prazo de quatro anos após o diagnóstico de artrite reumatoide reduziu o risco de mortalidade

Fonte: https://pebmed.com.br/fumantes-com-artrite-reumatoide-estao-em-maior-risco/

Anúncios

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: