Espera por especialista pode chegar a oito anos em Jaraguá do Sul

SUS que tiveram agendamentos neste mês para uma consulta com reumatologista, a espera estimada é de mais de três mil dias

A maior fila de espera para consulta com especialista em Jaraguá do Sul pode chegar a mais de oito anos. De acordo com as informações do portal da Saúde da Prefeitura, para os usuários do SUS que tiveram agendamentos neste mês para uma consulta com reumatologista, a espera estimada é de mais de três mil dias. Para os primeiros pacientes da fila, a espera é menor, de cerca de 120 dias.
A diretora da Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul, Niura Demarchi, informa que a secretaria está ciente e preocupada com a situação, para a qual vem tomando as medidas necessárias. Ela afirma ainda que os pacientes não ficam sem o atendimento.

Com a compra de 200 horas de consulta por mês, a estimativa é que levaria de dez a 12 meses para que a fila fosse vencida. Em relação ao processo seletivo para contratação de profissional, Niura informa que a previsão é de que o profissional seja chamado para a secretaria em breve.

Atendimento é garantido, diz diretora

Embora o município enfrente dificuldades para encontrar interessados na prestação dos serviços, a diretora Niura Demarchi ressalta que os pacientes que aguardam pela especialidade de reumatologia não ficam sem o atendimento ou tratamento.

Niura explica que os pacientes são inicialmente encaminhados para a reumatologia depois de passarem pelos clínicos gerais das unidades básicas de saúde.

Para seguir com o tratamento e acompanhamento – como o retorno -, eles continuam sendo atendidos pelos profissionais dos postos de saúde, afirma a diretora. “E o médico, vendo que há um agravo, pede a prioridade para aquele paciente”, destaca.

Conforme os dados disponíveis para consulta no portal da Prefeitura, sobre as filas de espera, a fila de reumatologia tem hoje 1.131 pacientes, com esperas desde maio de 2015. Entre as consultas com maior demanda (mais de mil pacientes na fila), a de reumatologia é uma das que tem agendamentos mais antigos.

Outra especialidade com pacientes aguardando desde 2015 é a de gastroenterologista. Na espera, há 1.458 pacientes. Para os primeiros da fila, a espera estimada é de seis dias para atendimento, enquanto que para os pacientes que tiveram agendamentos em julho deste ano a espera prevista é de 559 dias, cerca de um ano e meio.

Segundo a diretora de Saúde, as filas de espera do SUS para as especialidades têm como padrão médio um prazo de cerca de um ano. Já na atenção básica a média é menor, de cerca de sete meses, e para os atendimentos de crianças o prazo cai para 60 dias, aponta Niura.

Com reforço, fila de cardiologia cai00

Das filas com maior demanda, a menor é a da cardiologia. Com 1.431 pacientes aguardando, a estimativa de atendimento para os primeiros da fila é de um dia. Já para os pacientes mais recentes o prazo é de 99 dias, cerca de três meses.

A cardiologia é uma das especialidades que foram beneficiadas com o edital de processo seletivo para médicos, resultando no incremento de 320 consultas por mês, informa a diretora.

A oftalmologia, outra especialidade com bastante demanda, também terá reforço no atendimento, com a compra de pelo menos 200 horas de consulta, acrescenta a diretora.

Para a contratação de profissionais, dois editais foram lançados pela secretaria entre o fim do ano passado e março deste ano. Pelo processo seletivo, a secretaria buscou a contratação de reumatologista, clínico geral, cardiologista, ortopedista, otorrinolaringologista e psiquiatra no edital de 2017.

No edital deste ano, a busca é por endocrinologista, pneumologista, ginecologista, pediatra e neuropediatra. Os profissionais de pneumologia, ginecologia e pediatria já estão sendo chamados pela Secretaria.

Veja a lista de espera para as especialidades mais procuradas (mais de mil pacientes):*

  • Cardiologia – 1.431 pacientes. Estimativa de atendimento para os últimos da fila: 99 dias
  • Gastroenterologia – 1.458. Estimativa de atendimento para os últimos da fila: 559 dias
  • Ginecologia – 1.131. Estimativa de atendimento para os últimos da fila: 326 dias
  • Oftalmologia – 5.872. Estimativa de atendimento para os últimos da fila: 458 dias
  • Ortopedia/Traumatologia – 3.137. Estimativa de atendimento para os últimos da fila: 257 dias
  • Proctologia – 1.018. Estimativa de atendimento para os últimos da fila: 623 dias
  • Reumatologia – 1.131. Estimativa de atendimento para os últimos da fila: 3.134 dias.

*Fonte: Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));