Entendendo o tratamento médico da Artrite Reumatoide

A Artrite Reumatoide é uma doença crônica e degenerativa, portanto, o tratamento médico é por toda a vida. Pessoas que convivem com Artrite Reumatoide, não recebem alta do médico reumatologista, não adianta ir ao médico reumatologista somente nos períodos de muitas dores e nem tomar os medicamentos somente enquanto as dores são fortes.

É preciso seguir um tratamento rigoroso e com disciplina, isso fará toda a diferença na sua qualidade de vida.

A Artrite Reumatoide é uma doença sistêmica, ou seja, acomete preferencialmente articulação, mas pode acometer outros tecidos e sistemas, então o tratamento médico na artrite reumatoide é sempre multidisciplinar, ou seja, passamos com médico reumatologistas, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, esses são os profissionais mais comumente envolvidos no tratamento da AR, porém pode ser preciso acompanhar cm outros profissionais, por exemplo: médico ortopedista, oftalmologista etc.

Enquanto pessoas que convivem com Artrite Reumatoide precisamos saber que AR não se trata somente com analgésico e anti-inflamatório, é preciso ter um medicamento específico para tratar a doença, e não apenas os sintomas. Ficar sem dor não basta, é preciso controlar a evolução da doença. Não tome medicamento por conta própria, nunca abandone o seu médico reumatologista e tudo aquilo de diferente que aparecer, anote e relate ao seu médico.

Procure ter um bom relacionamento com seu médico reumatologista, essa boa relação é muito importante para o sucesso do seu tratamento.

Colunista no Site “Viva Bem com Artrite Reumatoide”

 

Jornalista
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Jornalista Grupar EncontrAR
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

7 Comentários

  1. gostaria de fazer amizades no facebook com pessoas que lutam com essa doença.pois tambm sou portadora da artrite

  2. quando criança foi diagnosticado pelos medicos ortopedista no hospital dos servidores em sao paulo, de artrite juvenil, as crises vinham duas tres vezes ao ano, nao conseguia entrar no carro para ir ate a farmacia, dai eu tomava benzetacial 1200 e saia da farmacia sem nenhuma dor.Quando adulto fui diagnosticado pelo DR.EDUARDO MEIRELES, reumatologista, que eu estava com ESPONDILETE ANQUILOZANTE, receitou anti-inframatorio me orientou a nao deixar de tomar , INDOCID 50mg. Vivi muitos anos tomando anti-inframatorios , ate hoje , nimesulida, diclofenaco potasio 50mg, se eu nao tomo as dores veem e tenho q. ficar so deitado, passei por tratamento na UNESP de BOTUCATU, DURANTE 4 ANOS, dr. SUla, reumato, fiz todos os exames RX.NUCLEAR, RESSONANCIA COMPUDADORIZADA, passei por dermatologista, ofitalmo, diagnostico; ESPONDILITE PSORIASTICA, ou AIJ, Artrite idiopatica juvenil, continuo com os ant-inframatorios e paracetamol, diacerina, . Tomo eles todos os dias, estou aguardando tratamento com reumato no AHC.Ribeirao Preto a mais de ano.Tenho protese de quadril esquerdo e terei q. colocar no direito tbm., tenho bico de papagaio na coluna, . Nunca tomei os biologicos, o ortopedista q. me operou diz que a infecçao q. deu na protese nao foi por causa da doença reumatica, e sim por causa de infecçao de urina q. foi para a corrente sanguinia e se alojou nas partes moles, fiz limpeza tres vezes ate q. ele ressolveu tirar a protese, estou aguardando para setembro colocar outra, estou a tres meses sem a protese e o quadril do lado direito esta com necrose, ando pouco de andador, mas a perna direita doe muito, estou tomando antibioticos de 12 em 12 horas, .Gostaria de saber a opiniao , pois , estou virando uma lenda viva, mas agradeço a Deus por nao ser um cavalo, senao teriam q. me sacrificar, sei q. logo havera cura para todos esses males.

  3. Boa tarde a todos,

    Vou cuidar de uma senhora que tem artrite reumatoide,
    Gostaria de saber detales sobre alimentação ideal, e outras
    dicas que puderem me dar para que eu possa cuidar bem dela
    e ajuda-la de fato.
    Obrigada,
    Valéria

Olá, deixe um comentário!