Entenda por que espreguiçar faz bem para a saúde

E quem nunca passou um tempo enrolando na cama até de fato levantar e começar o dia? Um hábito que ajuda a despertar mais facilmente é o simples ato de alongar. E mais: espreguiçar faz bem para a saúde de diferentes formas, ao ativar o corpo após horas de repouso.
Por que espreguiçar faz bem à saúde?
 
Confira abaixo todos os benefícios que esse simples hábito diário confere à sua saúde:
 
Desperta o cérebro
Ao alongar ainda na cama os músculos se esticam, o que faz com que a circulação sanguínea seja ativada. Isso desperta o cérebro e dá o gás necessário para levantar e começar as atividades diárias.
Libera endorfina
A endorfina (hormônio do prazer) é liberada ao espreguiçar, conferindo a sensação de bem-estar logo pela manhã. Além disso, o ato ativa a serotonina, hormônio que dá disposição e ajuda na memória.
Evita dor de cabeça
Um dos tipos mais comuns de dores de cabeça é causado por tensão muscular. E espreguiçar ajuda a evitar isso, uma vez que o cérebro recebe uma mensagem dos músculos que estão relaxados que ele também não precisa ficar tenso.
Lubrifica as articulações
Espreguiçar ajuda na lubrificação das articulações, o que faz com que elas fiquem em ordem e com bom funcionamento.
Ajuda na flexibilidade
Ao longo dos anos, é normal perder a flexibilidade. Ao alongar, você ajuda a preservar isso, evitando ainda problemas na coluna e nos joelhos.
Evita lesões
O alongamento é essencial antes da prática de qualquer atividade física para evitar lesões. E esse hábito deve estar presente na rotina diária, para impedir diferentes tipos de danos musculares.
Alivia dores crônicas
Espreguiçar ajuda a minimizar a tensão das articulações, o que ajuda até mesmo quem sofre de doenças como a fibromialgia, em que a pessoa sente uma dor generalizada e crônica.
Como podem ver, espreguiçar faz bem para a saúde em diferentes aspectos. E a prática deve ser feita não apenas pela manhã. Esse é um hábito que deve ser adotado, por exemplo, por quem trabalha muitas horas sentado.
Como é de conhecimento geral, ficar muito tempo na mesma posição é prejudicial à saúde e estudos comparam os malefícios disso ao hábito de fumar. Isso porque o corpo envia para o cérebro um sinal de perigo, uma vez que os genes responsáveis por controlar o nível de gordura e açúcar param de funcionar. Por isso, durante o dia, não abra mão de fazer exercícios de alongamento, esticando os braços, pernas e costas.

Social Media
Social media manager, digital influencer, blogueira, youtuber e redatora, ativista em saúde motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide há 7 anos, patient advocacy, mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Social media manager, digital influencer, blogueira, youtuber e redatora, ativista em saúde motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide há 7 anos, patient advocacy, mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

1 Comentário

  1. […] Por experiência própria, meu amigo leitor e espondiloamigo, espreguiçar faz muito bem e gera um conforto durante um bom tempo. Sou agradecido por ter “perdido” tempo olhando aquele felino lá na roça e aprendido com ele a investir alguns minutos, de 5 a 10, ao sair do repouso me espreguiçando. Eu optei por viver intensamente a vida e não a dor! Fontes: http://www.minhavida.com.br/bem-estar/galerias/11009-sete-bons-motivos-para-voce-se-espreguicar-todos-os-dias http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/por-que-espreguicar-e-tao-bom.html http://artritereumatoide.blog.br/entenda-por-que-espreguicar-faz-bem-para-saude/ […]

Olá, deixe um comentário!