Entenda o que é Biotecnologia

O que é Biotecnologia?

A biotecnologia está cada vez mais associada à produção de medicamentos. É a aplicação de métodos científicos e de engenharia para manipular organismos vivos, tais como bactérias ou leveduras, de forma a produzir produtos e serviços. Ao longo dos anos, certos marcos da ciência, tais como o trabalho de Louis Pasteur na compreensão da microbiologia, a descoberta dos antibióticos, como a penicilina, e a descoberta da estrutura do DNA1, permitiram que a biotecnologia fosse utilizada no desenvolvimento de novos medicamentos. Na década de 1970 os cientistas utilizaram técnicas de engenharia genética, as quais manipulavam os genes de organismos vivos como células vegetais ou animais, leveduras e vírus para fabricar proteínas terapêuticas, revolucionando o diagnóstico, a prevenção, a cura e o manejo de uma ampla gama de doenças graves e crônicas.

Os medicamentos biológicos são feitos de organismos vivos utilizando técnicas de biotecnologia. Desde sua introdução na década de 1980, eles revolucionaram o tratamento de muitas doenças, como câncer, diabetes, doenças autoimunes como a artrite reumatoide, ataques cardíacos, derrames e esclerose múltipla, bem como vários distúrbios raros. Eles têm beneficiado milhões de pacientes em todo o mundo. Conforme as patentes de vários desses medicamentos biológicos originais foram vencendo, outros fabricantes puderam produzir versões altamente semelhantes. Essas versões altamente semelhantes de medicamentos biológicos são normalmente denominadas medicamentos biossimilares.

Numa época em que o fardo das doenças crônicas cresce mundialmente, garantir o acesso dos pacientes a medicamentos modernos e seguros, de qualidade e de preço acessível como os biológicos é essencial para a melhoria da saúde. Há várias barreiras ao acesso dos pacientes aos novos medicamentos, uma delas é o custo. Esperamos que na próxima década uma grande quantidade de medicamentos biossimilares se tornem disponíveis para os pacientes em todo o mundo. Tais medicamentos representarão uma alternativa para os pacientes, normalmente a um custo mais baixo, tornando esses medicamentos que salvam vidas mais acessíveis e ampliando as opções para médicos, pacientes e sistemas de saúde em geral.

“Numa época em que o fardo das doenças crônicas cresce mundialmente, garantir o acesso dos pacientes a medicamentos modernos e seguros, de qualidade e de preço acessível como os biológicos é essencial para a melhoria da saúde.”

Da mesma forma que ocorre com outros medicamentos, os pacientes precisam ser capazes de tomar uma decisão informada sobre tomar um medicamento biológico ou biossimilar ou não. Precisam também participar da decisão sobre que tratamento deve ser adotado junto com sua equipe de saúde. Portanto, é fundamental que os pacientes tenham acesso a informações claras e imparciais sobre o que são os medicamentos biológicos e biossimilares, e o que a sua crescente disponibilidade significa para os pacientes. Este Relatório informativo da IAPO sobre Medicamentos biológicos e biossimilares, como parte de um Kit de ferramentas mais amplo, tem o objetivo de fornecer informações detalhadas sobre medicamentos biossimilares para organizações de pacientes e de explorar a visão dos pacientes revelada durante pesquisa.

Jornalista

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

×
Jornalista Grupar EncontrAR

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

Anúncios

Comentário

comentários

Olá, deixe um comentário!