Entenda, o que é artrite reativa, doença que acometeu o jogador Douglas e seu tratamento

Metade das pessoas acometidas por artrite reativa são curadas

O médico Marcelo de Medeiros Pinheiro, da Sociedade Brasileira de Reumatologia, explicou a doença.

A artrite reativa costuma afetar homens abaixo dos 45 anos, com picos entre os 20 — idade de Douglas — e os 30. O diagnóstico não é simples. De acordo com Pinheiro, a origem pode ser uma infecção digestiva, urinária ou até exposição à clamídia, uma doença sexualmente transmissível. Normalmente, a artrite reativa causa dores no tornozelo e no joelho.

O tratamento, à base de anti-inflamatórios comuns, costuma durar poucas semanas, mas pode evoluir para o uso de medicações de alto custo a depender da evolução das dores. Segundo o médico, a doença tende a se prolongar quando o paciente tem um quadro genético que aparece em até 1% da população brasileira — ou seja, cerca de 250 mil pessoas.

– Essas medicações potentes costumam diminuir o processo inflamatório e permitir novamente atividades normais. Metade dos pacientes fica totalmente curado, enquanto a outra metade pode ter episódios ao longo da vida e comprometer até a coluna – explicou Pinheiro.

Entenda o caso

Entenda, o que é artrite reativa – doença que acometeu o jogador Douglas
Artrite reativa é um tipo de artrite que ocorre devido a uma infecção, não é contagiosa, 50% dos pacientes ficam curados após tratamento. Douglas foi tratado com injeções semanais de medicamento biológico

Referências: Netflu 

Globo Esporte

 Gazeta Esportiva

Comentários
if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
%d blogueiros gostam disto: