Encontre a associação de apoio a pacientes reumáticos mais perto de você

Você sabia que pode existir uma associação de apoio ao paciente reumático bem perto de você? Isso mesmo. Em algumas cidades, principalmente capitais metropolitanas, possuem associações de apoio que mantém um atendimento gratuito, de orientação, oficinas de terapia, entre outras atividades, essas associações são ONG’s que trabalham em prol dos direitos de assistência e tratamento da doença. O Grupo EncontrAR é um Projeto Social idealizado pelo Blog Artrite Reumatoide, que muitos conhecem apenas como um grupo no facebook, mas que hoje realiza diversos eventos de conscientização e orientação ao paciente sobre seus direitos e tratamentos. Mas vamos ao que interessa realmente, conheça algumas associações espalhadas pelo Brasil:

GRUPAR -RP – Grupo de apoio ao paciente reumático de Ribeirão Preto e Região, localizado na Rua Castro Alves, 477, Vila Tibério, Ribeirão Preto – SP,  é uma entidade sem fins lucrativos, fundada por pessoas portadoras dos mais diversos tipos de doenças reumáticas e apoiada por médicos reumatologistas da cidade e das faculdades de medicina: USP, UNAERP e BARÃO DE MAUÁ. Mais informações e contato: http://www.grupar-rp.org.br/ (16) 3941-5110.

GRUPASP – Grupo de Pacientes Artríticos de São Paulo é uma associação civil, sem fins lucrativos, que congrega portadores de doença reumática como: artrite reumatoide, osteoartrite, lúpus, gota, espondilite anquilosante, miosites e outras. Mais informações e contato: contato@grupasp.org.br (11) 5574-6438.

GRUPARJ Petrópolis – Grupo de Pacientes Artríticos de Petrópolis, foi fundado em 14 de Julho de 2001 com o apoio da Sociedade de Reumatologia do Rio de Janeiro, que no ano de 1998 realizou o 1º Fórum para Leigos sobre Reumatismo no Rio de Janeiro, ocasião em que os reumatologistas puderam observar a total falta de conhecimento e informação da população sobre as doenças reumáticas. É uma Instituição com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos e reconhecida como de Utilidade Pública Municipal e Estadual. Mais informações e contato: http://www.gruparjpetropolis.com/ (24) 2242-8616.

GRUPAES – Grupo de Apoio aos Portadores de Doenças Reumáticas do Espírito Santo, é uma entidade que visa o bem-estar do paciente. Possui reuniões a cada primeiro sábado do mês, no auditório do Hospital das Clínicas, em Vitória. Mais Informações e contato: grupaes@yahoo.com (27) 98833-0939.

GARCE – Grupo de Apoio aos Pacientes Reumáticos do Ceará, é uma instituição voltada ao voluntariado. Sua missão é apoiar e estimular os pacientes reumáticos, familiares e a comunidade em geral, da criança a melhor idade, à adesão ao tratamento e a descobrirem opções de enfrentamento da doença através da informação, educação continuada, motivação, apoio psicológico e resgate de autonomia. Mais informações e contato: garce.ceara@gmail.com (85) 3241-2428.

RecomeçAR/RJ – Associação de Pacientes com doenças reumáticas do Estado do Rio de janeiro, a Associação surgiu de uma grande amizade entre Cátia Figueiredo e Célia Maria. Conheceram-se através do Orkut anos atrás e desde então firmaram a amizade.
Duas mulheres guerreiras com vida semelhante, com doenças reumáticas em atividade, o sonho de ser mãe as uniu ainda mais, engravidaram na mesma época e tiveram dificuldades na gravidez e parto. Tendo mais dificuldades para cuidar de seus filhos com o crescimento, pois agilidade de uma criança não se compara a um paciente reumático. Mais informações e contato: http://www.recomecarrj.com.br/ recomecarrj@globo.com

ALUREU – Associação de Lúpus e Outras Doenças Reumaticas do Vale dos Sinos, é uma instituição localizada em São Leopoldo – RS que tem o compromisso de lutar pelos Direitos das Pessoas com Lúpus e outras doenças Reumáticas no Vale dos Sinos, na orientação, prevenção, prestação de serviço e apoio a família. Mais informações e contato: lupusvsinos@terra.com.br  (51) 3592-3100.

GRUPAL – Grupo de Pacientes Artríticos de Porto Alegre, é um grupo de auto-ajuda a pessoas portadoras de reumatismo que há mais de 31 anos procura promover maior compreensão sobre as doenças reumáticas, troca de experiências, auxílio mútuo, além de conscientizar novos pacientes e seus familiares sobre o que é ser um portador de reumatismo e suas necessidades. Mais Informações e contato: https://grupal.org.br/ (51)3028–5646.

ABRAPAR – Associação Brasiliense de pacientes reumáticos, Localizada em Brasília – DF, oferece acolhimento de paciente e seus familiares, contribui com orientação, educação e informação sobre as doenças reumáticas. O público atendido é do DF e entorno. As atividades por enquanto são semanais, mas tão logo terão uma sede, e as atividades serão expandidas. Mais informações e contato: http://abrapar.anapar.hospedagemdesites.ws/ abrapar@pop.com.br

ARUR – Associação dos Reumáticos de Uberlândia e Região, atua através de mecanismos de fortalecimento da cidadania – fiscalização, monitoramento e controle das ações da administração pública e no acompanhamento das políticas públicas, agindo de forma ativa no controle social, atendendo e defendendo os interesses das pessoas reumáticas, visando proporcionar aos seus associados “meios de tratamentos condignos”. Informações e contato: http://www.arur.org.b/ nilma_ro@yahoo.com.br

Grupo de atenção à pessoa com Lúpus – Atuam no Desenvolvimento de atividades nas cidades de Juazeiro – BA e Petrolina – Pe. Informações e contato: (74)99139 6041/ 98815 0730 / projetolupusjuazeiro@gmail.com

Conhece alguma associação de pacientes reumáticos que não foi mencionada aqui? Comente ou envie um e-mail para encontrar@encontrar.org.br para que possamos adicionar à essa lista, quanto mais conhecimento tivermos sobre grupos de apoio e associações que existem, mais pessoas poderão ser beneficiadas e auxiliadas a enfrentar e tratar a doença.

Escrito por: Dayane Ferreira de Melo

Social Media
Social media manager, digital influencer, blogueira, youtuber e redatora, ativista em saúde motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide há 7 anos, patient advocacy, mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Social media manager, digital influencer, blogueira, youtuber e redatora, ativista em saúde motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide há 7 anos, patient advocacy, mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

4 Comentários

  1. Tenho osteoartrite e fibriomialgia. sofro muito com estas doenças. Sou do Paraná moro em Engenheiro Beltrão Ivailandia distrito.

  2. Não há em Curitiba? Tem muita gente por aqui com doenças reumáticas! Deveria ter aqui… Somente no hospital que faço estágio em psicologia, toda semana tem pessoas que internam e recebem diagnóstico de lúpus por exemplo, pessoas de todas as idades!

    • Infelizmente não são em todos os estados que possuem uma ONG, por ser uma organização não governamental é bastante complicado e dificil manter uma associação.

Olá, deixe um comentário!