E vai começar tudo de novo – Meu teste PPD reagente

 Biológico nem pensar, de volta ao MTX e a paciência em comprimidos, gotas e injetável.
Na última sexta-feira dia 18/02/11, eu muito contente fui ao Posto de Saúde fazer a leitura do PPD (teste tuberculínico) umas das principais exigências para liberação de medicamentos biológicos, e para  minha grande frustração, meu teste tuberculínico deu forte reagente (superior a 11mm), PPD positivo quer dizer que a pessoa já teve contato com o bacilo da tuberculose, isso não quer dizer que eu “tenha tuberculose”, mas já tive contato com o bacilo, mas não tenho a doença ativa, porém isso é um forte impedimento para  medicamentos biológicos, pois podemos desenvolver uma Tuberculose ativa e daí, já sabemos o resultado.
Fiz Tomografia de tórax, colhi amostras de BK, a tomografia sem sinais de TB, o teste de BK negativos, fiz avaliação com um médico infectologista que disse, tive o contato com o bacilo, porém não tenho a doença ativa, más com PPD forte-reagente é determinante para contra indicação de biológicos. Ontem, estive na minha reumato e realmente nada de biológicos, antes de uma investigação mais intensa  com infectologista e pneumonologista. A conduta é voltar ao Metotrexato até o retorno dia 23/03, quando já terei feito Ressonância de Tórax e ter as avaliações da infecto e pneumologista.
A minha frustração é gigante, quando voltei a tomar  MTX ano passado, era tomar o MTX e ter uma tosse sufocante, mas melhor a tosse por + 30 dias do que continuar com a dor gigante que estou tendo da AR. Agradeço a atenção da CEPIC, através do Vinicius que foi a primeira pessoa que liguei quando saí do posto de saúde. E o pior, foi quando vi o resultado positivo eu disse para enfermeira, tá errado, repete, aí ela mediu novamente, chamou a outra enfermeira, e a 2° enfermeira, também  constatou o positivo, pediu para a biomédica, e de novo positivo, aí chorei, uma senhorinha do meu lado disse assim, “fica triste não, se você começar a fazer tratamento vai ganhar uma cesta básica por 6 meses”, tive que rir né.
Estava suportando a minha dor com esperança de começar biológico e sair dessa crise que entrou 2010 e 2011 em atividade,  agora só penso na dor que vou ter que suportar a até tudo isso se resolver. Agora talvez eu tenha que fazer o tratamento profilático para TB, pois depois da profilaxia, poderia usar biológico, o difícil é meu fígado aguentar, porque desde a hepatite medicamentosa que ganhei naquele ambulatório do SUS, meu fígado não é nada simpático com medicações. Para momento é isso, cama, repouso, fisioterapia, paciência em comprimido, gotas e injetável.
Se tomar biológico, comprometo o pulmão, se trato para não ter TB, comprometo o fígado que já está sequelado e se continuo sem medicamento especifico para AR, a danada vai só tomando conta e sei lá, o que será, já estressei demais com isso, agora é esperar até o dia 23. Não esqueçam Domingo tem a II Caminhada de Apoio as Doenças Raras, que acontecerá no Parque da Aclimação entre as 09 e a 15hs.
Ah, estou a procura do Dr. House, quem encontrar me avisa!
Anúncios

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de Artrite Reumatoide aos 26 anos, enquanto atuava como enfermeira, estava acostumada a lidar com a dor, porém, a dor dos outros. De repente a dor passou a ser minha companheira. Troquei o cuidar assistencial pelo cuidar informacional e escrevi o Blog Artrite Reumatoide, para compartilhar a minha dor, aprendi então, que Dor Compartilhada é Dor Diminuída. Hoje sou “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde e uma eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

5 Comentários

  1. Oi, Sonia.
    A Ju começou Enbrel ha 2 meses e já sente bastante melhora. Mas tudo depende de pessoa para pessoa.

    Espera um pouquinho que vc vai ficar bem.

    Bjs.

  2. Oi Priscila!, poxa fiquei triste por vc, mas confia em Deus q no final tudo da certo. Comecei o tratamento com Enbrel, ja fiz 3 aplicações mas até o momento não senti melhora nenhuma nas minhas dores, será q é assim mesmo, demorado? Se alguem ta fazendo o uso do mesmo ou ja fez por favor me deem uma luz.
    Bjs e boa sorte Pri!

  3. Olá, blogueiro (a),

    Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.

    Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.

    Acesse http://bit.ly/cMyN1F e saiba mais.

    Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Atenciosamente,

    Ministério da Saúde
    Siga-nos no Twitter: http://www.twitter.com/minsaude

  4. pri fiquei triste por vc estava com tanta esperança q a humira ia te fazer bem como fez pra mim mas tenho certeza q DEUS vai iluminar um caminho pra vc se nao for a humira q seja outro para tirar suas dores amigas força e paciençia e isso eu sei q tem de sobra .bjs amiga

Se você gostou dessa publicação, nos incentive a continuar, deixe seu comentário!