Dois em cada cinco adultos com artrite reumatóide são fisicamente inativos

Iniciativas para reverter este quadro precisam suprir a falta de motivação para se exercitar, bem como promover os benefícios da atividade física

Um novo estudo – The Public Health Impact of Risk Factors for Physical Inactivity in Adults with Rheumatoid Arthritis – publicado no Arthritis Care & Research descobriu que dois em cada cinco adultos com artrite reumatoide são inativos, ou seja, não praticam exercícios físicos.

A artrite reumatoide é uma doença crônica autoimune caracterizada pela inflamação articular sistêmica, que pode danificar articulações, prejudicar a função motora e causar incapacidade significativa. “Até o início dos anos 80, os reumatologistas recomendavam medicação e descanso para os que eram diagnosticados com a doença. No entanto, as evidências médicas atuais sugerem que a prática regular e moderada de exercícios físicos pelos pacientes artríticos mantém a flexibilidade das articulações, melhora o equilíbrio, fortalece os músculos e reduz as dores”, afirma o reumatologista Sérgio Bontempi Lanzotti, diretor do Iredo, Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares.

Embora já existam muitas evidências dos benefícios da atividade física para o tratamento da artrite, os pacientes com a doença, geralmente, não são fisicamente ativos. E os médicos que atendem a estes pacientes, muitas vezes, são omissos diante deste quadro e não incentivam a atividade física regular de seus pacientes.

Segundo o autor do estudo, Jungwha Lee, professor assistente do Departamento de Medicina Preventiva Medicina da Northwestern University Feinberg School of Medicine, em Chicago, Illinois, “sua pesquisa tem como objetivo ampliar a compreensão dos fatores de risco associados com a inatividade entre os adultos com artrite reumatoide, visando incentivar intervenções clínicas que promovam a participação do paciente em atividades físicas.”

Para isto, Lee e sua equipe analisaram dados de 176 pacientes com artrite reumatoide, com 18 anos ou mais, inscritos num estudo randomizado para avaliar a eficácia da intervenção médica, visando promover a atividade física. Os resultados revelaram que:

• 42% dos pacientes com artrite reumatoide eram inativos;

• 53% dos participantes do estudo disseram não ter motivação para realizar atividades físicas;

• 49% não tinham informações relevantes sobre os benefícios da atividade física.

“A inatividade física entre os pacientes com artrite reumatoide é um problema de saúde pública. Os resultados da pesquisa sugerem que iniciativas para reverter este quadro precisam suprir a falta de motivação para se exercitar, bem como promover os benefícios da atividade física para reduzir a prevalência de inatividade em pacientes com artrite”, explica o reumatologista.

Fonte: Melhor Amiga

Digo e repito, se a gente ParAR a AR nos Para pra sempre!!!! 

Jornalista
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Jornalista Grupar EncontrAR
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

4 Comentários

  1. É a mais pura verdade! No momento de dor, ninguem quer ouvir falar em atividade física. Depois de meses em crise, parece que minha AR resolveu dormir um pocu por causa do MTX, então estou aproveitando pra me exercitar. Comecei semana passada a fazer academia, e me sinto MUITO bem!! Só uma semana, e parece que o efeito por enquanto é mais no meu estado emocional, do que físico. Estou feliz e sem muita dor! Todo mundo que tem AR deve se exercitar, seja uma leve caminhada ou exercícios na academia acompanhados de perto por um profissional. O importante é se mexer!!! Demorei pra entender isso, mas agora não paro nem por decreto!!!!!

  2. No momento estou sem condições de pagar academia.
    Além de caminhadas, gostaria de saber quais exercícios são indicados.

  3. a pouco tempo descobri que faço parte do grupo da artrite reumatóide,estou passando por tratamento e fui recomendada a fazer hidroginástica.Estou praticando esse exercício,me sinto com menos dor mas muito cansada.

Olá, deixe um comentário!