Doenças Reumáticas são muito mais do que um nome difícil

Tais doenças não são exclusividade de uma determinada faixa etária e abrangem um número muito grande de afecções, com causas muito diversificadas.

No Brasil existem cerca de 15 milhões de pessoas sofrendo de algum tipo de doença reumática, principalmente a artrose e o reumatismo das partes moles. A artrose ou reumatismo degenerativo é mais comum nas pessoas com mais de 50 anos, mas pode surgir em jovens devido à obesidade ou a atividades profissionais. As doenças reumáticas são um grande problema de saúde pública nacional, pois são a segunda maior causa de afastamento temporário do trabalho e a terceira causa de aposentadorias precoces por invalidez.

Por conta disso, a Associação de Pacientes com Doenças Reumáticas do Rio de Janeiro, realizará no dia 07 de outubro deste ano, o 2º Congresso RECOMEÇARRJ. O evento será direcionado principalmente à pacientes com Artrite Reumatoide, sendo a doença de maior acometimento entre as doenças reumáticas, e comumente manifesta com maior frequência entre o público feminino.

A realização contará com palestras de médicos especialistas no ramo da reumatologia, e dará sequência com um fórum de debates sobre a atual situação do paciente reumático no Estado.

Sua inscrição deve ser feita através do link http://www.sympla.com.br/2-congresso-recomecarrj, antes da realização do evento e possui uma taxa de R$12,00. A realização será na Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã, UERJ, Bloco F, 1º andar, auditório 11, de 08h às 15h.

A Associação também irá promover uma Feira de Conscientização sobre Doenças Reumáticas, que será realizada em três diferentes locais. Entre eles:

09 de outubro – de 08h às 14h – Praça Dr. Luiz Palmier – São Gonçalo, RJ.

10 de outubro – de 08h às 14h – Praça do Pacificador – Duque de Caxias, RJ.

11 de outubro – de 08h às 14h – Praça da Cinelândia – Centro do Rio.

O objetivo é abordar a importância do diagnóstico precoce e o tratamento correto dessas doenças. Será uma semana de conscientização onde serão prestados esclarecimentos sobre tais doenças que atingem em sua grande maioria o público feminino, pois sem as informações o (a) paciente descobre tardiamente e pode comprometer a qualidade de vida. Serão distribuídas informativos e cartilhas educativas sobre prevenção, causas, diagnóstico e tratamento dessas doenças.

Fonte: http://www.segs.com.br/saude/81958-doencas-reumaticas-sao-muito-mais-do-que-um-nome-dificil.html

Jornalista
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Jornalista Grupar EncontrAR
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

Olá, deixe um comentário!