Dicas para dormir confortável, diminuindo a dor e mal estar causados pela artrite

Quem tem Artrite Reumatoide, sabe o quanto tudo dói mais a noite, parece que as piores dores esperam a noite para chegar. Não conseguimos deitar e ficar na mesma posição a noite toda, é dor ali, dor aqui, vira pra lá e vira pra cá, às vezes a noite acaba, o dia chega e acordamos cansados como se não tivéssemos dormido. Para driblar esses inconvenientes, podemos contar com ajudar de alguns travesseiros e almofadas especiais, vou falar sobre dois modelos que ajudam em todas as horas.

Travesseiro Minhocão ou Travesseiro Multiuso:  é um travesseiro fino e cumprido, geralmente tem o mesmo cumprimento da cama, com este travesseiro é possível dar apoio para as costas e pernas sem precisar de vários travesseiros e almofadas, ele é realmente confortável e tem um preço acessível.

Triângulo: o triângulo é de fato um triângulo de almofada, tem dois tamanhos, um alto e um médio, o triângulo serve para várias coisas, para elevar a cabeça ou para elevar as pernas, elevando as pernas com o triângulo, as pernas não ficam escorregando e traz um conforto bem legal uma vez que essa posição alivia o quadril e ajuda a posicionar os joelhos. O triângulo pode ser encontrado também pelo nome de “cunha de espuma”. O triângulo também é usado para posicionar as pernas, no pós operatório de cirurgias de prótese de quadril e joelhos. O custo do triângulo pode ser maior do que o travesseiro minhocão.

Dormir-0

Algumas posições não são confortáveis pra gente que tem AR

Evite:

  • Dormir de barriga para baixo ou de barriga pra cima e com travesseiro alto
  • Evite dormir sobre os braços, não apoie o rosto sobre as mãos.

Recomendável Dormir

Dormir-01De barriga pra cima com travesseiro não muito alto e apoio embaixo dos joelhos, elevando discretamente os joelhos, dessa forma melhora a circulação sanguínea e alivia os joelhos;

De lado e com o travesseiro minhocão apoiando as costas e entre as pernas ou de lado e com o travesseiro minhocão a frente da barriga e entre as pernas, essas duas posições são bastante confortáveis.

Para quem tem dor no quadril e joelhos ao mesmo tempo, dormir de barriga pra cima pode ser desconfortável, colocando apoio nos joelhos dói o quadril, arrumamos o quadril e dói o joelho, por isso tente a posição lateralizada e com apoio entre as pernas, dessa forma não tem sobrecarga e o sono pode ser mais tranquilo.

Dormir-02

Post adaptado do original escrito para o Blog Viva Bem com Artrite Reumatoide.

Jornalista
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Jornalista Grupar EncontrAR
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

2 Comentários

  1. É uma doença triste , com dores que só quem tem nos entende. Tenho a alguns anos e no momento estou em Crise . Ja passei tempo sem sentir dor. temos que ter FÉ em Deus todos os dias e aprender a conviver com ela.

Olá, deixe um comentário!