Depoimentos de Usuários de Biológicos

Escrevi este post, no blog antigo em Novembro de 2007, tinha aproximadamente 1 ano e 5 meses de sintomas, e 2 meses de “Diagnóstico Clínico de Artrite Reumatoide”, quando confirmado que tinha AR, comecei a estudar o que era padrão no tratamento da Artrite Reumatoide, conheci então, o que era o Protocolo e Diretrizes Clínica e Terapêutica no Tratamento da Artrite Reumatoide, vi que há alguns anos estava sendo utilizado medicamento biológico para o tratamento da AR. Ao ler os estudos criei uma ansiedade para usar esse medicamento que promete “qualidade de vida”, “estabilização da doença”. Fui correndo na minha reumato e pedi para fazer uso de medicamento biológico. Voltei frustada, pois ela disse que cada medicação tem a hora certa de ser introduzida. Hoje temos estudos no Brasil comprovando a eficácia e eficiência do Medicamento Biológico no inicio da doença, porém, essa é uma conduta individual de cada médico e para conseguir medicamento biológico no Brasil é preciso preencher critérios do Protocolos e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde  Os anos foram passando e iniciei terapia biológica em Abril/2011, 3 anos e 5 meses após publicar este post e 4 anos e 10 meses após a manifestação da AR. Hoje atualizo esse post e compartilho, como foi a chegada do biológico pra mim.

Tive indicação médica para terapia biológica em Janeiro de 2011, como sabemos é preconizado alguns cuidados pré-biológico, tais como, realizar o Teste de PPD (anti-tuberculínico), e como era profissional de saude (enfermagem), meu PPD deu Forte-Reagente, algo impeditivo para uso de biológico. Realizei radiografia de tórax, ressonância de pulmão, fiz o teste de BAAR (escarro), passei com médico infectologista e pneumonologista, para após criteriosa avaliação multidisciplinar, ter o medicamento biológico liberado com segurança. No final de Março/2011, tive liberação para usar o biológico, ao dar entrada na farmácia de alto custo, fui informada que deveria aguardar 2 meses até o governo comprar o medicamento para mim, fiz uma denuncia na Defensoria Publica e tive a medicação liberada em 15 dias.

Abril/2011

Tomei a primeira dose em Abril/2011,  na aplicação senti a dorzinha da picada e arde um pouco, depois senti um soninho, uma moleza, no outro dia uma dor muscular chatinha, sabe quando fazemos a pulsoterapia, me senti pós-pulso. Mas o efeito colateral mais chato, foi a taquicardia (batimentos do coração acelerado), tive taquicardia e uma discreta dor no peito, o meu coração fazia tica tica bumm, acompanhado de fadiga, me senti muito fadigada, por uns 5 dias.
Maio/2011

Observo discreta melhora sobre as dores, a febre que faço no final de tarde, diminuiu o espaço, fiz febre apenas 2 vezes na segunda quinzena de Maio.

Junho de 2011

Três meses de medicamento biológico, os efeitos colaterais já estão discretos, uma coisa que ficou foi a fadiga, sinto-me fadigada, cansada, como se tivesse feito uma atividade física intensa. Tive a primeira gripe pós-biológico, más foi uma gripe ranquila. O medicamento biológico é um verdadeiro alívio, muito bom não ter que tomar vários comprimidos por dia, na 4º e 5º aplicação tive reação no local da aplicação, ficou hiperemiado (vermelho) coçando e quente, + já melhorou.

Julho e Agosto de 2011

Ainda sinto fadiga, pós-aplicação do biológico, a fadiga fica por uns 4 dias, no dia seguinte da aplicação observo uma melhora importante sobre a dor da AR, porém, esse efeito de analgesia (diminuir a dor) está durando apenas 07 dias, no 8º dia já acordo com muita rigidez matinal e dor. Isso tem incomodado bastante, trazia muitas espectativas com este novo tratamento, porém, observo que falta algo, os estudos dizem que o biológico que estou usando tem melhor eficácia se usado junto com Metrothexate, porém, não consigo mais usar MTX, usei MTX em 2007, 2008 e 2009, e foi uma excelente medicação, mas agora tenho efeito colateral importante, quando uso MTX tenho muita tosse, uma tosse que atrapalha o sono e até mesmo para comer, fico tossindo sem parar.

Setembro/2011

Seis meses de biológico, não sinto melhora no controle da AR. Minha AR está ativa, várias articulações com artrite, fadiga, rigidez matinal superior a 2 horas, acompanhada por dor intensa em articulações das mãos, punhos, quadril, tornozelos, joelhos, a dor que mais chama atenção é a dos joelhos. Minha reumato introduziu uma dose pequena de corticóide, realizei Ressonância de Joelho e mostrou Ruptura de ligamentos total no joelho direito e parcial no joelho esquerdo, além de derrame articular. O biológico parece não estar controlando a AR, mas é ruim queimar medicação, minha reumato aposta na dose de corticoide, e volto em outubro para reavaliação. Alguns estudos mostram e eficácia dos medicamentos biológicos por volta de 6 meses a 1 ano. E como nosso nome é paciente, nosso sobrenome é paciência.

Os efeitos colaterais em mim:
  • Taquicárdia: + intensa na primeira aplicação e hoje apenas no dia da aplicação.
  • Dor no Peito: uma dor tipo compressão, aperto no peito, desconforto, apenas na primeira aplicação, hoje essa dor é discreta e não incomoda tanto.
  • Dor de Cabeça: sinto por uns 2 dias
  • FADIGA: Sinto muita fadiga, no dia da aplicação e por uns 4 dias, depois a fadiga só se torna intensa ao realizar atividade física intensa.
  • Náuseas, nas primeira 4 doses foi intensa, hoje são discretas
  • Diminuição da Imunidade: em 6 meses de biológico eu tive 2 gripes, a primeira em junho e a segunda agora em Outubro, a última tive febre por 4 dias e não pude tomar a dose do biológico, aguardo melhorar a próxima dose.
  • Desconforto gástrico (diarréia) apenas no dia da aplicação e no dia seguinte.
  • Sonolência: sinto muito sono no dia da aplicação e nos 2 dias seguintes.

Apesar dos efeitos colaterais, confesso que é um verdadeiro alívio não ter que tomar 4/6 comprimidos por dia, porém é preciso ter cuidado, para não contrair infecções e diminuir o ritmo de vida, pois a fadiga que sinto no dia e nos dias seguintes a aplicação incomoda bastante. Ainda é cedo para avaliar se este biológico é eficaz para a minha AR, aguardo orientação e conduta da minha médica para o final deste mês, se vamos ou não mudar de medicamento.

Deixo esse espaço aberto, para vocês usuarios de medicamentos biológicos, registrarem seus depoimentos e experiencia pessoal sobre os medicamentos biológicos usados na artrite reumatoide.Nossas esperanças estão nos estudos, na tecnologia e em primeiro lugar em Deus.

Medicamentos Biológicos, não configuram um risco + sim uma Oportundiade de chega a Estabilização da Doença!

Leia também: Medicamento Biológico para Todos

Meu Biológico Chegou

Plano de Saúde Fornece Medicamento Biológico

Anúncios

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de Artrite Reumatoide aos 26 anos, enquanto atuava como enfermeira, estava acostumada a lidar com a dor, porém, a dor dos outros. De repente a dor passou a ser minha companheira. Troquei o cuidar assistencial pelo cuidar informacional e escrevi o Blog Artrite Reumatoide, para compartilhar a minha dor, aprendi então, que Dor Compartilhada é Dor Diminuída. Hoje sou “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde e uma eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

111 Comentários

  1. Descobri que tenho AR, minha reumatologista receitou tecnomet 3 vezes na semana e azulfim.
    Alguém toma ou já tomou essa medicação? Por favor me digam se estou no caminho certo. Muito obrigada!

  2. Oi gente, estou em crise mesmo tomando o metrotexato junto com o enbrel, sem falar na reação dos dois juntos, toda sexta-feira aplico o enbrel e todos os sábados o metrotexato, nossa no sábado já amanheço ruim, dores de cabeça, fadiga, dores no corpo, no domingo após 4 comprimidos do metrotexato chego a suar frio, ânsia de vômito e junta tudo, as vezes acho que não vou conseguir levantar, mais sou teimosa e levanto; muito bom poder dividir tudo com vocês, após 23 anos de ar agora tenho com quem conversar sobre o assunto. Força e fé à todas..

    • Olá, Odete
      Muito obrigado por compartilhar a sua experiência. Eu tomei MTX por quase 5 anos e passava mal durante 3 dias, mas ainda assim eu resisti pois ele controlou a doença, às vezes temos que perder para ganhar. Bem vinda ao nosso blog <3

  3. Oi, me chamo odete, aos 12 anos fui diagnosticada com artrite reumatoide juvenil, hj tenho 34 anos, faço uso de corticoides diários, junto com meloxican, ácido fólico, metrotexato e enbrel, fiz uso do humira 2 vezes por mês em 3 anos, hj foi substituído pelo enbrel 4 vezes ao mês ou seja uma vez por semana;tem dias que estou muito indisposta, com um cansaço que não passa, sim fui diagnosticada também com hiperteriodismo o médico diz que é uma consequência da ar, o que piorou meu cansaço; como minha ar é bem antiga meus ossos são mais fracos e já tem marcas de tantas crises que já tive, meu médico me aconselhou musculação pra fortalecer os ossos, no caso criar músculo por cima para protege-los, deu certo, já prático à 5 anos e hj me sinto melhor; tenho minhas limitações mais tento vence-las; e fiquei bastante animada em saber que não estou só depois que vi esses depoimentos.. um abraço

    • Olá, Odete
      Olha que coisa, a minha primeira doença autoimune foi “hipotireodismo” aos 16 anos e aos 25 chegou a Artrite Reumatoide, hoje tenho 35 e quase 10 anos de convivência com a AR. É realmente uma luta diária, a fadiga é uma coisa chata que insiste em estar presente. Bem vinda ao blog e será um prazer receber seu depoimento! Abraços.

      • Eu que agradeço Priscila, depois de 23 anos com AR e 3 com hipotireoidismo, achei esses depoimentos que nos incentiva bastante mostrando que ainda há vida depois da AR, PARABÉNS pela sua atitude em querer ajudar, abraço.

  4. Estou em tratamento para doença mista do tecido conjuntivo mais associação à artrite reumatoide … à 9 anos….enfim fui liberada para o A Medicação Biologica Mabthera….confesso que tive medo …pq depois de tantas tentavias com o MTX….a doença vivia em atividade ….mes 03/2015..tomei a primeira e segunda dose..enfim …na segunda dose me deu uma crise alergica..no momento da infusão….n senti coceiras so fiquei com as estremidades como orelhas nariz olhos inchados…e muito vermelhos…qdo percebemos ….faltava apenas 300 mg de medicação com soro para eu receber. Claro as medicas Reumatologista que estava no momento desligou a infusão….e me deu anti alergico..esperou eu melhorar e fui pra casa…..confesso à vocês que durante os 6 meses depois não tive dor …canssasso….fraquesa…esse mes que comecei anter os canssassos….e dores intensas no joelho (o mesmo que ja fiz uma artroscopia,devido a muito uso dosncorticoidies)….Na minha última consulta fui suspensa a voltar a tomar o mabthera,e,serei indicada a receber outro biologico se caso entrar em crise dinovo …….

    • Olá, Elaine
      A infusão do Mabthera é pesada, por isso é preconizado à administração de medicamento anti-alérgico como o Benadryl antes da infusão, uma pena vc não poder voltar a tomar, mas certamente este novo biológico terá um efeito semelhante ao Mabthera, desejo super boa sorte!

  5. Nossa e triste saber que tem tantas pessoas sofrendo como eu, já tomei de tudo tenho sofrido de mais faz 8anos que tenho esta Ar mas espero em Deus que alívio para o meu sofrimento comecei a tomar o embrel faz 2meses junto com predisim mtx folim vimovo etc espero voltar aqui em breve para lhes dizer se estou melhor por hora e so estou muito triste!!

    • Olá, Glória a cloroquina é um medicamento anti-malárico que é utilizado no tratamento de doenças reumáticas, é uma medicação com poucos efeitos colaterais, a pessoa que usa cloroquina deve fazer exame de fundo de olho e acompanhamento com médico oftalmo (oculista), e claro, sempre manter acompanhamento com médico reumatologista.

      Eu usei cloroquina no primeiro ano da doença e não tinha quase nada de efeitos colaterais.

      Bjs

  6. Gostei muito de ler esses depoimentos, pois, também sou portadora de AR, e já foi sugerido o tratamento com os medicamentos biologicos , e eu ainda tenho algumas dúvidas quanto ao uso e seus efeitos colaterais. Parabéns pelo trabalho tão esclarecedor. jacqueline bernardes

  7. Oi Pri, obrigada por este blog muito instrutivo, assim que eu tiver um tempinho conto um pouco da minha historia com a Artrite o que posso ja adiantar que é bem longa pois são 35 anos de vida e 34 anos de Artrite reumatoide juvenil, para isso preciso estar sem dores para poder digitar, beijos

  8. Maria Eunice, me escreve por e-mail artritereumatoide.ar@gmail.com.

    Eu fico muito feliz quando alguém fala que o blog fez a diferença.
    Pense positivo, a AR é uma doença que nos permite sonhAR, sonhar em voltar a ter uma vida com qualidade, apesar de todos os grandes momentos de crises e dificuldades eu trago comigo, esperança de um dia melhor, existe medicamentos modernos que passaram por extensos estudos e nosso governo compra e dá de graça pra gente. Nós só não melhoramos quando desistimos de lutar, enquanto houver o desejo de viver em nosso coração, nenhuma dor nos levará a uma vida sem esperança.

    Eu acredito em Deus, na evolução da medicina e vamos vivendo esperando a nossa estabilização…

    Força querida, você não esta sozinha,.

    Bjs no coração.

  9. oi pessoal peço todos vcs que me ajude em oração depois de 8 anos sem tratamente graças a Deus minha mãe conseguiu marcar uma consulta na reumatologia dia 1 de fevereiro,ou seja, terça-feira.è um novo começo sem dores pois eu não estou aguentando ficar todas as noites e manhãs com dores fortes.Quero muito poder cuidar dos meus filhos,do meu esposo e da minha casa.eu creio muito em Deus que voltarei a andar de novo com o equilibrio do meu corpo e ficar sem dores. bom por hoje è sò e muito obrigada por existir esse blog foi depois dele que eu me aceitei mais sei que não è sò eu è bom saber que tem alguèm que vive os mesmo desafios.
    beijos e que Deus abênçoe todos nòs.

  10. sou paciente de ar desde 1988.
    minha mãe descobriu que eu tinha aR no meu segundo ano de vida.no momento eu não me interesava pois eu era muito nova
    não me-via como uma pessoa com limitações,sò descobri aos meus 16anos..noooosa foi muito dificil entrei no guadro de depressão profunda
    andava pelas ruas me escondendo das pessoas não gostava de mE arrumar para que os homens não me percebessem
    não aceitava esculta que eutinha limitações. muitas vezes ja fui xingada de aleijada pela minha pr{opria irmã como isso me feria
    chegava a dizer que eu nõa iria arrumar ninguèm pois nenhum homem iria me querer.
    os mèdicos diziam que eu não poderia engravidar devido as medicações que eu tomava serem bastantes fortes.
    cansei de perguntar a Deus como eu poderia viver assim, eu queria ser mãe construir uma familia.
    comecei a me apaixonar em silêncio pois tinha vergonbha de confesar a alguèm o que eu sentia
    tinha medo de alguèm rir.meu coração se contentava sò em ver a pessoa amada,namorava sem a pessoa saber que estava namorando comigo.
    atè que um dia bejei pela primeira vez aos dezoito anos.nossa foi incrivel como eu queria namorar em casa com aquela pessoa mas eu tinha medo que ele
    percebesse a doença que eu tenho, então eu resolvi largar aquela pessoa.atè que um dia eu encontrei um homem onde eu pude realizar o sonho de ser mãe.mas como tudo na minha vida nunca foi facil nos separamos.
    comecei a sair para a balada depois que eu perdi meu grande amigo pai
    nessa saida conheci realmente a minha cara metade onde meu deu mais uma filha que hoje tem 1 ano
    ele me completa me compreende,me dar força e diz todos os dfia que para erle eu sou uma pessoa normal e que me ama muito
    – hoje graças a Deus realizei o meu sonho de ter uma familia ,de ser mãe e o melhor de tudo me aceitei como paciente de ar foi difil pois levei 23 anos para aceitar.mas com Deus no controle tudo vai bem…
    hoje me encontro com crises estou sem andar como eu andava pois parei o tratamento por8 anos e so agora retornei
    mas assim como venci os obstàculos do passado vencerei de novo e com ousadia pq agora eu tenho duas bênção na minha vida alìas três com o meu marido que me dão muita força è muito bom saber que tem exemplos de vcs iguais os meus para ajudar..
    Que Deus abênçoe cada um de vcs.
    VENCER SERMPRE DESISTIR JAMAIS….

    cordialmente.

    Maria Eunice da Silva

  11. Olá, meu nome é Alessandra, tenho 35 anos e fui diagnosticada com artrite reumatóide aos 23 anos ( ou seja, em 1999). Mesmo tendo a artrite diagnoticada logo no início da doença, tenho seqüelas, pois a minha artrite é muito severa e mesmo com tratamento ela não parou de avançar. Já perdi muita força nas mãos e pernas, que não recuperarei mais, tenho muita dificuldade me dirigir e subir e descer escadas. Tenho um filho de dois anos e às vezes fico muito triste, pois ele quer brincar de correr comigo e eu não consigo acompanhá-lo, o pior é quando estamos na rua e ele pede para eu carregá-lo no colo, e eu não consigo, pois ele já está com doze quilos, eu tenho que pedir para ele agüentar mais um pouquinho andando… Mesmo assim, eu tento fazer o possível para que a minha limitação não limite a vida dele, então estamos sempre passeando, graças a Deus meu marido é muito companheiro e ele se encarrega das brincadeiras mais movimentadas.
    Quando engravidei tomei muito corticoide (prednisona), pois tive que cortar o metotrexate, o paracetamol e a cloroquina também tive que reduzir, então fiquei com osteoporose e o desgaste das articulações aumentou muito. Quando o meu filho nasceu, o meu quadro de artrose já estava muito avançado, foi então que a minha médica decidiu me recomendar o uso do ENBREL, que eu recebo pelo SUS. Até a papelada ficar pronta e ter a liberação do medicamento, levou um tempo, então comecei o tratamento com ENBREL em junho de 2009.
    Minha médica me informou que em dois meses a medicação já faria efeito, no entanto, só comecei a notar a diminuição das dores após seis meses de uso, e o desgaste das articulações diminuiu muito, praticamente estacionou. Hoje, após um ano e sete meses de tratamento, sinto poucas dores nas articulações, não tenho há um bom tempo nenhum sinal de inflamação forte e a rigidez matinal desapareceu. No entanto, o ENBREL não combate as doenças secundárias a artrite, que no meu caso são a fibromialgia e Síndrome de Sjogren, então, ainda sofro muito com elas, estou sempre cansada e com dores difusas nos músculos e com os olhos, boca e pele, sempre ressecados. Não tive muitos efeitos colaterais com o ENBREL, apenas sinto que fiquei mais suscetível a gripes, resfriados, porém nada grave.
    Posso dizer que o ENBREL é um ótimo medicamento, porém não faz milagre, realmente tive muita melhora nas dores, mas ainda é necessário ter muita atenção ao tratamento. Eu recomendo, pois é um tratamento muito menos agressivo que o metotrexate e a prednisona, e sem dúvida, traz um aumento na nossa qualidade de vida.

  12. Oi, Sandra.

    Pois é, nem penso quando a crise vai passar, porque isso me deixa angustiada + eu sei que passa, pq sempre passa! …

    Eu tenho que esperar até o dia 20, não tem muito o que fazer..

    Que bom que vc está bem.

    Bjs..

  13. Oi,

    Que crise braba… Nossa!! Ela fica ativa por muito tempo assim??

    E se vc ficar esperando até o dia 20, a crise não complica mais??

    Eu, graças à Deus, estou bem… Tomei esta semana a 2ª dose do Mtx. Na semana passada senti muito enjoo, já esta semana não… O Mtx que tomo é manipulado, será que tem o mesmo efeito?? Voltei a fazer pra minha Psicóloga… Cabeça boa…corpo saudável!!..rs..

    Amiga, se cuida… Penso em vc todos os dias, entro aqui todos os dias pra ver se vc me escreveu alguma coisa… Não me deixe sem notícias ok?? Até falei de vc na ultima sessão com a Psicologa..rs.. Da força que vc me dá…

    Conte comigo tb… Força… isso eu sei que vc tem!

    Bjs

  14. Oi, Sandra.

    Estou na mesma, minha artrite esta ativa e bem ativa .. a crise ta feia + tudo passa, estou esperando a minha reumatologista voltar dor recesso, pq os médicos do ambulatório do SUS que eu estava acompanhando ha 13 meses, eu me retirei do ambulatório deles por não concordar em tomar + corticóide, enfim.. em breve vou publicar tudo que aconteceu direitinho ..

    Tenho que esperar até o dia 20.. E vc como esta ??

    Bjão

  15. Tenho 27 anos, prestes a completar 28 e há 3 anos e 6 meses tenho AR, fiquei de Julho de 2007 á Janeiro de 2008 sem diagnóstico certo. Tomei vários remédios, mas nenhum tirava a dor imensa q eu sentia. Cheguei um dia de dor á passar em frente um consultório de ortopedia e pedir para o médico me atender sem ter marcado consulta, pois estava á alguns metros de casa, mas a dor era tanta nos meus pés q não suportei. Tomava benzetacil de 5 em 5 dias, dps de 3 em 3 dias, mas de nada adiantava. Fiz uso de Flancox e nenhum resultado. Fui pra casa da minha mãe passear, minhas juntas das mãos e dos pés estavam inchadas, vermelhas e doendo mtoooo, até q conversando com uma amiga da minha mãe q havia me visto andando mancando mto, ela disse q sua sobrinha tinha uma doença chamada Artrite Reumatóide e q tinha sintomas iguais aos meus, e q ela fazia tratamento com um Reumatologista mto bom na cidade de Taubaté. Meu marido e eu ficamos mto animados com a indicação. Voltando pra São José marquei consulta e comecei a tratar com ele no dia 28 de Janeiro de 2008, e nele estou até hj. Excelente profissional, tive sim minhas crises, mas nada como antes. Faço uso de prednisona, mxt e humira, na fórmula ainda tem mais alguns medicamentos incluídos; mas me sinto mtooo melhor dps q comecei a usar o humira, faço aplicação de 14 em 14 dias e sinto mta diferença. Porém minha pele já sentiu seus efeitos, está mais propícia a pegar infecções, no entanto adquiri uma micose horrorosa, estou parecendo um dálmata, mas invertido, já q o dálmata é branco de pinta preta, fui a praia fiquei mais bronzeada com pinta branca, rsrsrs….Mas se estou indo bem no tratamento isso pra mim já basta. Mas na minha vida apareceram pessoas q fizeram mta diferença. Agradeço á Deus por cada uma delas. Mas a gte passa por mta coisa e não podemos desistir, pq mtas coisas ainda virão e não sabemos o q temos pela frente, basta ter fé e acreditar q podemos superar td isso, q ao nosso lado temos pessoas fantásticas, q nos amam e querem nos ver cheias de vida. Pri vc é uma das pessoas q entrou na minha vida e q agradeço imensamente, peço á Deus q te dê saúde e força pra continuar sempre de cabeça erguida, vc é mto especial!!!! Bjo

  16. Olá Marta..

    10 meses em crise é punk, eu entrei 2010 em crise e cheguei em 2011 em crise + como tudo na vida passa, uma hora nossa crise passará também.

    Que tipo de alteração na visão você esta tendo ? Já consultou o oftalmo?
    O maxilar é a ATM (articulação tempero mandibular) nós temos artrite até na articulação do maxilar, dói perto do ouvido, dói a mastigação e podemos quebrar os dentes dormindo por fazer pressão de um dente sobre o outro, eu já quebrei 2 dentes por conta disso e agora irei fazer uma prótese para usar durante o sono com intuito de proteger os dentes, isso quem faz é dentista especialista em Buço-Maxilo
    Para o estômago devemos usar medicação para proteção gástrica, converse com seu médico sobre isso.
    A medicação que vc esta usando apresenta bons resultados + o MEtrothexate pode ser o responsável pela sua tosse, depois de quase 3 anos usando MTX eu desenvolvi uma tosse que de noite me deixava roxa de tanto tussir até que minha mãe observou que a tosse era pior no dia que tomava oMTX e nos dias seguintes.

    O que fazer Marta…

    Pedir a Deus que nos guarde que nos fortaleça e que dê sabedoria à nossos médicos.

    “Porque Deus carregou sobre si as nossa dores” ..

    Bjs..

  17. Me chano Marta, tenho 40 anos, sou professora e sempre fui muito ativa…até aparecer nódulos reumáticos e em vários exames o meu reumatologista diagnosticou AR aguda, chorei muito pela situação e pelas dores intensas em pulsos,joelhos, tornozelos, pés, mãos e até coluna, sofro em crise há 10 meses, mas já tenho melhoras de passar uma semana sem dor, depois volta tudo de novo.As vezes me desespero, pois agora estou com dificuldade na visão e até meu maxilar inflamou e chegou ao ouvido, estou também com senssibilidade estomacal a medicação…Oro todos os dias e fico feliz quando estou sem dor como agora, mas meu estômago, forte tosse seca não me deixa dormir.

    tomo: 20mg de metotrexato na semana,200mg de hidroxicloroquina, 40mg de pantocal ao diae meloxican de 15mg 10 dias e paro 5.
    O que faço?
    Abraço,
    Marta.

  18. Oi Priscila,

    Que legal!! Casamento e nascimento … Tudo de bom e num mesmo momento!! Felicidades mil pra toda sua família!

    Em relação à vc… existe outra medicação que possa entrar no lugar desse?? Vou ficar aguardando sua ida ao reumatologista… Seria hora de usar o remédio biológico?? Estou na torcida por vc… sempre!!

    Me dê notícias suas, ok?

    Bjs

  19. Oi, Sandra.

    Eu devo ir no final de janeiro ou começo de fevereiro, a minha mãe se casa em 21/01 e minha irmã vai ter bebê nessa mesma época, então só sairei de SP apos o bebê nascer.

    Eu estou em crise, e tomando a pior medicação que já puderam me prescrever Sulfassalazina
    me deixa agitada, sem sono e com tontura .. horrivel, amanhã vou ir ao reumato pra discutir sobre isso. Peguei os resultados das ressonancias que fiz de tornozelos e quadris e ta tudo alterado rsrs .. Após ir no reumato publicarei sobre isso.

    O MTX foi a melhor medicação que já usei,vc vai ficar bem.

    Bjs..

  20. Oi,

    Claro que vamos nos encontrar!!! Me diga quando vai ok??

    O q está acontecendo com seus tornozelos??? Vc está bem??

    Comecei ontem a tomar o Mtx… Graças ao nosso bom Deus, não senti quase nada… só uma leve tonteira.

    Me responda falando de vc, quero saber como vc está…

    Bjs

  21. Oi Priscila,

    Passei pra te desejar Feliz 2011!!!! Que esse novo ano seja repleto de realizações e curas!!

    Te desejo tudo de bom e que vc esteja muito bem!!!

    Obrigado por tudo..

    Bjs

  22. Amiga,

    Passei aqui pra te desejar um ótimo Natal!!! Beijos mil pro seu filhote e toda sua família!

    Amanhã não vou trabalhar, portanto estarei sem computador..rs..

    Que Deus continue te abençoando e que te dê muita luz! Vc merece!!

    Obrigado por tudo! Vc me ajudou e continua me ajudando a encarar tudo de uma maneira diferente. Na 2º feira começo a tomar o Mtx e vamo que vamo!!! Me sinto muito bem, graças à Deus!! Só lembro que tenho AR por causa dos exames.

    Um beijão e que vc esteja bem!!

  23. OI, Sandra .. incomoda não!!! nca incomoda nem vc nem ninguém, apenas estou em “momentos de dor” srsrs + o pior mesmo é a adaptação ao novo remédio, estou tomando sulfasalazina há 2 semanas 04 comprimidos do tamanho de uma uva hahahaha … (brincadeira) é grande e redondo e cor laranja assim que tomo sinto uma moleza que me deixa tonta, me da umas tonturas loucas e de noite advinha ,… fico acesa, acelerada, sem sono … isso ta acabando comigo, essa noite consegui dormir era umas 03 hs e acordei as 06:30….. Mas olha … fique com um médico só !!

    Beijinhos

  24. Oi,

    Desculpe!! Vc aí cheia de dor e eu te incomodando..rs..

    Tá com tantas dores assim?? O remédio q vc tá tomando não está fazendo efeito?? Oh se eu pudesse fazer alguma coisa por vc… eu faria! Pode acreditar!! Vou rezar por vc… isso eu posso fazer!

    Vou optar então pelo 1º médico… Ele mandou usar apenas 7,5mg de Mtx por semana. Vou sobreviver…rs..

    Existe algum remédio q vc poderia colocar no lugar do q vc está usando agora e está te fazendo mal??

    Estou na torcida por vc, e vou pedir muito a papai do céu que te segure no colo dele… Vc vai melhorar dessas dores, tenho certeza!!

    Bjs

  25. Oi, Sandra…

    Desculpe,sumi não.. a minha artrite esta em atividade e a dor me torna uma pessoa sem cabeça as vezes rsrs …

    Olha, você precisa se decidir com que médico vai se tratar, essa história de ficar pulando de galho em galho, é chata para o médico que tem todo o direito de se sentir “sem credibilidade, desmerecido”, e é perigoso pra vc que fica sem saber em quem confiar, você precisa definir com que médico vai dar continuidade no tratamento, não da pra passar em 2 reumatos rsrs isso é inviavel e vai te deixar cada vez + confusa.

    Quanto a 2º medica não ter prescrito MTX isso é uma coisa de médico pra médico, a medicina é como a Bíblia é estudada + cada um segue seus próprios critérios e entendimento.

    Minha opnião pessoal é que o MTX apesar dos efeitos colaterais foi um santo remédio pra mim, e creio existe remédios com efeito colateral pior .. como por exemplo o que estou tomando agora que mexe até com meu juízo.

    MTX abaixa a imunidade sim + é coisa pouca, da pra viver com MTX (eu ia até pra balada) rsrs …

    Agora é com vc… tu tem que decidir se senta ou desocupa o lugar.. 2 reumatos é confusão na certa..

    Médico reumatologista é como marido, a gente se casa com eles e temos que ter plena confiança nele e eles na gente.

    Se discipline !! rsrs

    Bjs..

  26. Oi amiga,

    Bem… Por muita insistência do meu marido fui a uma outra médica (da família) q tb é reumatologista. Ela tb fez o diagnóstico de AR, só que não receitou o metotrexato. Disse que esse seria o 2ª passo. Me receitou Reuquinol 1 x ao dia durante 3 meses.

    E agora?? O q eu faço?? Gosto do meu reumtologista, mas essa médica tb me parece legal… Fora que meu marido tá fazendo uma pressão danada pra que eu continue com ela.

    Liguei pro meu reumatologista e contei tudo que tinha acontecido e ele me passou um sabão….rs… Fiquei super envergonhada! Ele ficou muito indignado dizendo que não admite ser questionado… Nossa!

    Me oriente amiga…
    Vc sumiu…

    Bjs

  27. Desejando a todas.. um feliz natal e um 2011 bárbaro.. com o desejo que sofram menos com as dores….
    Eu, estou bem.. minhas dores diminuiram muito.. após 8 anos, com esta CRUZ!
    abraços e saudações!

  28. pri marquei a cirurgia vai ser na terça feira 7 h viajo segunda para passos a cidade onde vou fazer a cirurgia ; o sus de MINAS GERAIS e muito devagar fui na aerea de saude e eles disseram q nao fazer nada para me ajudar minha amiga passou uma lista na firma q eu trabalhava e arrecadou 1100reais e o restante o patrao do meu marido vai arrumar ; e a gente vai pagar parcelado DEUS encaminhou agora e so arrumar uma muleta e passar final de ano enfeitada rsrsrs bjs e fique com deus

  29. Oi amiga,

    Fiquei afastada por 2 dias por causa da gripe… Nossa tá demais! Estou bem melhor!!

    Ainda não comecei a tomar o canhão Mtx..

    Te confesso q estou morrendo de medo dos efeitos colaterais… Tenho horror de tomar remédio. Esta está sendo a parte mais difícil… Existe pessoas q não sentem nada ao tomá-lo?? O meu médico disse que ele tem poucos efeitos colaterais…Me enganou!

    A pessoa fica sem imunidade?
    Pode tomar outro remédio para dor de cabeça, um Tylenol por exemplo??

    Bjs

  30. Oi, Venina.

    Já pensou em ouvir outro especialista? È dificil pra gente pagar procedimentos tão caros assim, pois depois de uma cirurgia vem a recuperação, os remedios enfim… avalie a sua dor e o quanto você aguenta esperar, e penso ser legal, ouvir outro médico, cirurgia que mexe com tendão costuma ser delicada.

    Tô na torcida por vc!!

    Bjão

  31. pri fui ao ortopedista e meu caso e cirurgico so q ele disse q pelo sus vai demorar muito e q eu nao posso esperar eu e meu marido estamos correndo atras para ver se conseguimos um emprestimo ele disse q foi a ar q rompeu o meu tendao a cirurgia fica por 2500reais vou tentar fazer antes do natal beijos venina

  32. Sandra..

    O efeito do Mtx (assim que apelidamos ele), rsrs é quase que imediato.

    Procure tomar a primeira dose, em um dia que você não trabalhe, eu tomava todas as segundas feiras,porque eu passava mal durante a semana e no fim de semana estaria pronta pra vida, rsrs ..

    No começo dá uma dorzinha chata de cabeça, indisposição + logo diminui, o efeito pode aparecer desde a primeira dose.

    Eu parei quando tive a crise do ano passado, ai voltei a usar este ano + não teve boa resposta e estou tomando um medicamento bem + forte e creio + chato tbe, me deixa tonta que tenho que deitar, isso pq tomo 4 comprimidos gigante todo dia, digo pra minha mãe que se ele descer deitadinho eu morro sufocada (o MTX costuma ser pequeno). rsrs ..

    Bjão,.

  33. Ah Priscila,

    Só vc mesmo… dor compartilhada realmente é diminuída…

    Acredito em vida após AR… E, se Deus quiser, vou me manter no estágio q estou.. Praticamente sem artrite e sem dor!

    Esses efeitos só aparecem no dia q vc toma?? Ou se estende na semana??

    E pq vc parou de usar??

    Só posso tomar depois q me curar desta forte gripe que peguei… Ele me aconselhou a cuidar da gripe primeiro.

    Amiga, obrigado por tudo e vamos nos conhecer sim, já até falei pro meu marido..rs..

    Vou ficar calma, pode ter certeza!!

    Bjs

  34. Oi, Sandra.

    Muita calma nessa hora!!

    Seu reumatologista parece bem criterioso e responsável, é isso ai, esta tudo certinho. Tudo conforme os protocolos de tratamento da AR.

    O metrothexate é uma excelente medicação, em mim, teve boa resposta e tomei durante 2 anos e meio, e confesso apesar da dor de cabeça e náuseas foi a melhor medicação que já usei.

    A dose que você vai tomar é bem toleravel, você ñ irá sentir grandes efeitos colaterais, os mais comuns são:
    Dor de Cabeça
    Náuseas
    Queda discreta de cabelo, caí um pouco no começo depois para.

    Você esta sendo bem cuidada. Agora faça sua parte, tome os remedios certinho, vá fazer exercicio para fortalecer seus musculos e não se esqueça, agora vc tem AR + existe vida após a AR.

    Em breve nos conheceremos pessoalmente.

    Beijinhos e fique calma, vc vai ficar bem.

  35. Oi,

    Nossa, estou numa gripe!!! Estou derrubada…

    Acabei de chegar do médico.. Bem.. Ele disse que realemente estou com AR, mas q não está numa fase aguda. Te confesso que na hora chorei… Embora já esperasse por isso, no fundo tinha uma pequena esperança..rs..

    Ele me receitou Tecnomet 2,5 ou Reutrexato 2,5. Mandou tomar 1 vez por semana 2 comprimidos de manhã e 2 à noite (dose inicial de 10mg). Vc não acha muito?? Tb mandou tomar no dia seguinte 1 comprimido de ácido fólico 5mg. E em caso de dor, tomar Dolamin 125mg. O q vc acha de tudo isso???

    Como boa curiosa que sou… rs.. Pesquisei os efeitos colaterais na internet (pois ele me disse que não são muitos), nossa é uma bomba!! Vc já tomou esses remédios?? Teve um bom efeito na doença??

    Estou com muito medo.. Mas vou melhorar.. Tenho mais medo dos remédios do que da doença.

    Com esta medicação vc acha que a doença continua evoluindo??

    Desculpe tantas perguntas..

    Bjs

  36. Oi, Sandra
    rsrs..
    Todas as provas reumatologicas positivas em títulos baixo, isso é perfeito para um diagnóstico precoce ou pelo menos para “prestar +
    Meu Fator Reumatóide e Anti-CCP é tudo, tudo negativo, FAn tbe negativo.. VHS e PCR sempre elevadissimos..
    + uma vez relax …. se for artrite mesmo, você ficará bem e nem chegará a ficar mal pois esta estabelecendo diagnóstico precoce..

    Bom Niver do Filhote.. Parabéns!!!

  37. Amiga,

    Vou me esforçar e me exercitar muitoo!! Vc vai ver… Hoje estou toda enrolada tb, pois estou no trabalho e ainda fazendo coisinhas pro niver do meu filhote.. Vai ser um bolinho em casa mesmo, mas sabe como é mãe…rs..

    Te mandei um e-mail com os contatos, ok? Na próxima semana te mando o meu celular, pois acho q vou ganhar do papai noel…rs..

    Bem amiga, acabo de pegar o resultado do CCP… Deu 25.0 Au (na referência aparece de 20.0 à 39.0 como sendo fracamente positivo; até 20.0 seria negativo). Isso quer dizer que a doença está só no começo??? Desculpe Doutora… mas teimo em te perguntar tudo! Mas vc tb é minha Doutora…rs..

    Bjs

  38. Sandra..

    Seu marido esta certissimo… exercícios físico .. faça dança para descontrair e musculação para fortalecer seus músculos, quando as articulações estão comprometidas os músculos servem como suporte articular e isso faz uma diferença gigante.. apesar de estar gordinha .. eu sou a favor do exercicio e sou totalmente contra a morbidade.. sempre me mantive ativa e hoje tenho pernas e braços fortinhos rsrs ..
    Te mandei um e-mail ..

    Bjs

Se você gostou dessa publicação, nos incentive a continuar, deixe seu comentário!