Depoimentos de Usuários de Biológicos

Escrevi este post, no blog antigo em Novembro de 2007, tinha aproximadamente 1 ano e 5 meses de sintomas, e 2 meses de “Diagnóstico Clínico de Artrite Reumatoide”, quando confirmado que tinha AR, comecei a estudar o que era padrão no tratamento da Artrite Reumatoide, conheci então, o que era o Protocolo e Diretrizes Clínica e Terapêutica no Tratamento da Artrite Reumatoide, vi que há alguns anos estava sendo utilizado medicamento biológico para o tratamento da AR. Ao ler os estudos criei uma ansiedade para usar esse medicamento que promete “qualidade de vida”, “estabilização da doença”. Fui correndo na minha reumato e pedi para fazer uso de medicamento biológico. Voltei frustada, pois ela disse que cada medicação tem a hora certa de ser introduzida. Hoje temos estudos no Brasil comprovando a eficácia e eficiência do Medicamento Biológico no inicio da doença, porém, essa é uma conduta individual de cada médico e para conseguir medicamento biológico no Brasil é preciso preencher critérios do Protocolos e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde  Os anos foram passando e iniciei terapia biológica em Abril/2011, 3 anos e 5 meses após publicar este post e 4 anos e 10 meses após a manifestação da AR. Hoje atualizo esse post e compartilho, como foi a chegada do biológico pra mim.

Tive indicação médica para terapia biológica em Janeiro de 2011, como sabemos é preconizado alguns cuidados pré-biológico, tais como, realizar o Teste de PPD (anti-tuberculínico), e como era profissional de saude (enfermagem), meu PPD deu Forte-Reagente, algo impeditivo para uso de biológico. Realizei radiografia de tórax, ressonância de pulmão, fiz o teste de BAAR (escarro), passei com médico infectologista e pneumonologista, para após criteriosa avaliação multidisciplinar, ter o medicamento biológico liberado com segurança. No final de Março/2011, tive liberação para usar o biológico, ao dar entrada na farmácia de alto custo, fui informada que deveria aguardar 2 meses até o governo comprar o medicamento para mim, fiz uma denuncia na Defensoria Publica e tive a medicação liberada em 15 dias.

Abril/2011

Tomei a primeira dose em Abril/2011,  na aplicação senti a dorzinha da picada e arde um pouco, depois senti um soninho, uma moleza, no outro dia uma dor muscular chatinha, sabe quando fazemos a pulsoterapia, me senti pós-pulso. Mas o efeito colateral mais chato, foi a taquicardia (batimentos do coração acelerado), tive taquicardia e uma discreta dor no peito, o meu coração fazia tica tica bumm, acompanhado de fadiga, me senti muito fadigada, por uns 5 dias.
Maio/2011

Observo discreta melhora sobre as dores, a febre que faço no final de tarde, diminuiu o espaço, fiz febre apenas 2 vezes na segunda quinzena de Maio.

Junho de 2011

Três meses de medicamento biológico, os efeitos colaterais já estão discretos, uma coisa que ficou foi a fadiga, sinto-me fadigada, cansada, como se tivesse feito uma atividade física intensa. Tive a primeira gripe pós-biológico, más foi uma gripe ranquila. O medicamento biológico é um verdadeiro alívio, muito bom não ter que tomar vários comprimidos por dia, na 4º e 5º aplicação tive reação no local da aplicação, ficou hiperemiado (vermelho) coçando e quente, + já melhorou.

Julho e Agosto de 2011

Ainda sinto fadiga, pós-aplicação do biológico, a fadiga fica por uns 4 dias, no dia seguinte da aplicação observo uma melhora importante sobre a dor da AR, porém, esse efeito de analgesia (diminuir a dor) está durando apenas 07 dias, no 8º dia já acordo com muita rigidez matinal e dor. Isso tem incomodado bastante, trazia muitas espectativas com este novo tratamento, porém, observo que falta algo, os estudos dizem que o biológico que estou usando tem melhor eficácia se usado junto com Metrothexate, porém, não consigo mais usar MTX, usei MTX em 2007, 2008 e 2009, e foi uma excelente medicação, mas agora tenho efeito colateral importante, quando uso MTX tenho muita tosse, uma tosse que atrapalha o sono e até mesmo para comer, fico tossindo sem parar.

Setembro/2011

Seis meses de biológico, não sinto melhora no controle da AR. Minha AR está ativa, várias articulações com artrite, fadiga, rigidez matinal superior a 2 horas, acompanhada por dor intensa em articulações das mãos, punhos, quadril, tornozelos, joelhos, a dor que mais chama atenção é a dos joelhos. Minha reumato introduziu uma dose pequena de corticóide, realizei Ressonância de Joelho e mostrou Ruptura de ligamentos total no joelho direito e parcial no joelho esquerdo, além de derrame articular. O biológico parece não estar controlando a AR, mas é ruim queimar medicação, minha reumato aposta na dose de corticoide, e volto em outubro para reavaliação. Alguns estudos mostram e eficácia dos medicamentos biológicos por volta de 6 meses a 1 ano. E como nosso nome é paciente, nosso sobrenome é paciência.

Os efeitos colaterais em mim:
  • Taquicárdia: + intensa na primeira aplicação e hoje apenas no dia da aplicação.
  • Dor no Peito: uma dor tipo compressão, aperto no peito, desconforto, apenas na primeira aplicação, hoje essa dor é discreta e não incomoda tanto.
  • Dor de Cabeça: sinto por uns 2 dias
  • FADIGA: Sinto muita fadiga, no dia da aplicação e por uns 4 dias, depois a fadiga só se torna intensa ao realizar atividade física intensa.
  • Náuseas, nas primeira 4 doses foi intensa, hoje são discretas
  • Diminuição da Imunidade: em 6 meses de biológico eu tive 2 gripes, a primeira em junho e a segunda agora em Outubro, a última tive febre por 4 dias e não pude tomar a dose do biológico, aguardo melhorar a próxima dose.
  • Desconforto gástrico (diarréia) apenas no dia da aplicação e no dia seguinte.
  • Sonolência: sinto muito sono no dia da aplicação e nos 2 dias seguintes.

Apesar dos efeitos colaterais, confesso que é um verdadeiro alívio não ter que tomar 4/6 comprimidos por dia, porém é preciso ter cuidado, para não contrair infecções e diminuir o ritmo de vida, pois a fadiga que sinto no dia e nos dias seguintes a aplicação incomoda bastante. Ainda é cedo para avaliar se este biológico é eficaz para a minha AR, aguardo orientação e conduta da minha médica para o final deste mês, se vamos ou não mudar de medicamento.

Deixo esse espaço aberto, para vocês usuarios de medicamentos biológicos, registrarem seus depoimentos e experiencia pessoal sobre os medicamentos biológicos usados na artrite reumatoide.Nossas esperanças estão nos estudos, na tecnologia e em primeiro lugar em Deus.

Medicamentos Biológicos, não configuram um risco + sim uma Oportundiade de chega a Estabilização da Doença!

Leia também: Medicamento Biológico para Todos

Meu Biológico Chegou

Plano de Saúde Fornece Medicamento Biológico

Jornalista
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Jornalista Grupar EncontrAR
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

111 Comentários

  1. Descobri que tenho AR, minha reumatologista receitou tecnomet 3 vezes na semana e azulfim.
    Alguém toma ou já tomou essa medicação? Por favor me digam se estou no caminho certo. Muito obrigada!

  2. Oi gente, estou em crise mesmo tomando o metrotexato junto com o enbrel, sem falar na reação dos dois juntos, toda sexta-feira aplico o enbrel e todos os sábados o metrotexato, nossa no sábado já amanheço ruim, dores de cabeça, fadiga, dores no corpo, no domingo após 4 comprimidos do metrotexato chego a suar frio, ânsia de vômito e junta tudo, as vezes acho que não vou conseguir levantar, mais sou teimosa e levanto; muito bom poder dividir tudo com vocês, após 23 anos de ar agora tenho com quem conversar sobre o assunto. Força e fé à todas..

    • Olá, Odete
      Muito obrigado por compartilhar a sua experiência. Eu tomei MTX por quase 5 anos e passava mal durante 3 dias, mas ainda assim eu resisti pois ele controlou a doença, às vezes temos que perder para ganhar. Bem vinda ao nosso blog <3

  3. Oi, me chamo odete, aos 12 anos fui diagnosticada com artrite reumatoide juvenil, hj tenho 34 anos, faço uso de corticoides diários, junto com meloxican, ácido fólico, metrotexato e enbrel, fiz uso do humira 2 vezes por mês em 3 anos, hj foi substituído pelo enbrel 4 vezes ao mês ou seja uma vez por semana;tem dias que estou muito indisposta, com um cansaço que não passa, sim fui diagnosticada também com hiperteriodismo o médico diz que é uma consequência da ar, o que piorou meu cansaço; como minha ar é bem antiga meus ossos são mais fracos e já tem marcas de tantas crises que já tive, meu médico me aconselhou musculação pra fortalecer os ossos, no caso criar músculo por cima para protege-los, deu certo, já prático à 5 anos e hj me sinto melhor; tenho minhas limitações mais tento vence-las; e fiquei bastante animada em saber que não estou só depois que vi esses depoimentos.. um abraço

    • Olá, Odete
      Olha que coisa, a minha primeira doença autoimune foi “hipotireodismo” aos 16 anos e aos 25 chegou a Artrite Reumatoide, hoje tenho 35 e quase 10 anos de convivência com a AR. É realmente uma luta diária, a fadiga é uma coisa chata que insiste em estar presente. Bem vinda ao blog e será um prazer receber seu depoimento! Abraços.

      • Eu que agradeço Priscila, depois de 23 anos com AR e 3 com hipotireoidismo, achei esses depoimentos que nos incentiva bastante mostrando que ainda há vida depois da AR, PARABÉNS pela sua atitude em querer ajudar, abraço.

  4. Estou em tratamento para doença mista do tecido conjuntivo mais associação à artrite reumatoide … à 9 anos….enfim fui liberada para o A Medicação Biologica Mabthera….confesso que tive medo …pq depois de tantas tentavias com o MTX….a doença vivia em atividade ….mes 03/2015..tomei a primeira e segunda dose..enfim …na segunda dose me deu uma crise alergica..no momento da infusão….n senti coceiras so fiquei com as estremidades como orelhas nariz olhos inchados…e muito vermelhos…qdo percebemos ….faltava apenas 300 mg de medicação com soro para eu receber. Claro as medicas Reumatologista que estava no momento desligou a infusão….e me deu anti alergico..esperou eu melhorar e fui pra casa…..confesso à vocês que durante os 6 meses depois não tive dor …canssasso….fraquesa…esse mes que comecei anter os canssassos….e dores intensas no joelho (o mesmo que ja fiz uma artroscopia,devido a muito uso dosncorticoidies)….Na minha última consulta fui suspensa a voltar a tomar o mabthera,e,serei indicada a receber outro biologico se caso entrar em crise dinovo …….

    • Olá, Elaine
      A infusão do Mabthera é pesada, por isso é preconizado à administração de medicamento anti-alérgico como o Benadryl antes da infusão, uma pena vc não poder voltar a tomar, mas certamente este novo biológico terá um efeito semelhante ao Mabthera, desejo super boa sorte!

  5. Nossa e triste saber que tem tantas pessoas sofrendo como eu, já tomei de tudo tenho sofrido de mais faz 8anos que tenho esta Ar mas espero em Deus que alívio para o meu sofrimento comecei a tomar o embrel faz 2meses junto com predisim mtx folim vimovo etc espero voltar aqui em breve para lhes dizer se estou melhor por hora e so estou muito triste!!

    • Olá, Glória a cloroquina é um medicamento anti-malárico que é utilizado no tratamento de doenças reumáticas, é uma medicação com poucos efeitos colaterais, a pessoa que usa cloroquina deve fazer exame de fundo de olho e acompanhamento com médico oftalmo (oculista), e claro, sempre manter acompanhamento com médico reumatologista.

      Eu usei cloroquina no primeiro ano da doença e não tinha quase nada de efeitos colaterais.

      Bjs

  6. Gostei muito de ler esses depoimentos, pois, também sou portadora de AR, e já foi sugerido o tratamento com os medicamentos biologicos , e eu ainda tenho algumas dúvidas quanto ao uso e seus efeitos colaterais. Parabéns pelo trabalho tão esclarecedor. jacqueline bernardes

  7. Oi Pri, obrigada por este blog muito instrutivo, assim que eu tiver um tempinho conto um pouco da minha historia com a Artrite o que posso ja adiantar que é bem longa pois são 35 anos de vida e 34 anos de Artrite reumatoide juvenil, para isso preciso estar sem dores para poder digitar, beijos

  8. Maria Eunice, me escreve por e-mail artritereumatoide.ar@gmail.com.

    Eu fico muito feliz quando alguém fala que o blog fez a diferença.
    Pense positivo, a AR é uma doença que nos permite sonhAR, sonhar em voltar a ter uma vida com qualidade, apesar de todos os grandes momentos de crises e dificuldades eu trago comigo, esperança de um dia melhor, existe medicamentos modernos que passaram por extensos estudos e nosso governo compra e dá de graça pra gente. Nós só não melhoramos quando desistimos de lutar, enquanto houver o desejo de viver em nosso coração, nenhuma dor nos levará a uma vida sem esperança.

    Eu acredito em Deus, na evolução da medicina e vamos vivendo esperando a nossa estabilização…

    Força querida, você não esta sozinha,.

    Bjs no coração.

  9. oi pessoal peço todos vcs que me ajude em oração depois de 8 anos sem tratamente graças a Deus minha mãe conseguiu marcar uma consulta na reumatologia dia 1 de fevereiro,ou seja, terça-feira.è um novo começo sem dores pois eu não estou aguentando ficar todas as noites e manhãs com dores fortes.Quero muito poder cuidar dos meus filhos,do meu esposo e da minha casa.eu creio muito em Deus que voltarei a andar de novo com o equilibrio do meu corpo e ficar sem dores. bom por hoje è sò e muito obrigada por existir esse blog foi depois dele que eu me aceitei mais sei que não è sò eu è bom saber que tem alguèm que vive os mesmo desafios.
    beijos e que Deus abênçoe todos nòs.

  10. sou paciente de ar desde 1988.
    minha mãe descobriu que eu tinha aR no meu segundo ano de vida.no momento eu não me interesava pois eu era muito nova
    não me-via como uma pessoa com limitações,sò descobri aos meus 16anos..noooosa foi muito dificil entrei no guadro de depressão profunda
    andava pelas ruas me escondendo das pessoas não gostava de mE arrumar para que os homens não me percebessem
    não aceitava esculta que eutinha limitações. muitas vezes ja fui xingada de aleijada pela minha pr{opria irmã como isso me feria
    chegava a dizer que eu nõa iria arrumar ninguèm pois nenhum homem iria me querer.
    os mèdicos diziam que eu não poderia engravidar devido as medicações que eu tomava serem bastantes fortes.
    cansei de perguntar a Deus como eu poderia viver assim, eu queria ser mãe construir uma familia.
    comecei a me apaixonar em silêncio pois tinha vergonbha de confesar a alguèm o que eu sentia
    tinha medo de alguèm rir.meu coração se contentava sò em ver a pessoa amada,namorava sem a pessoa saber que estava namorando comigo.
    atè que um dia bejei pela primeira vez aos dezoito anos.nossa foi incrivel como eu queria namorar em casa com aquela pessoa mas eu tinha medo que ele
    percebesse a doença que eu tenho, então eu resolvi largar aquela pessoa.atè que um dia eu encontrei um homem onde eu pude realizar o sonho de ser mãe.mas como tudo na minha vida nunca foi facil nos separamos.
    comecei a sair para a balada depois que eu perdi meu grande amigo pai
    nessa saida conheci realmente a minha cara metade onde meu deu mais uma filha que hoje tem 1 ano
    ele me completa me compreende,me dar força e diz todos os dfia que para erle eu sou uma pessoa normal e que me ama muito
    – hoje graças a Deus realizei o meu sonho de ter uma familia ,de ser mãe e o melhor de tudo me aceitei como paciente de ar foi difil pois levei 23 anos para aceitar.mas com Deus no controle tudo vai bem…
    hoje me encontro com crises estou sem andar como eu andava pois parei o tratamento por8 anos e so agora retornei
    mas assim como venci os obstàculos do passado vencerei de novo e com ousadia pq agora eu tenho duas bênção na minha vida alìas três com o meu marido que me dão muita força è muito bom saber que tem exemplos de vcs iguais os meus para ajudar..
    Que Deus abênçoe cada um de vcs.
    VENCER SERMPRE DESISTIR JAMAIS….

    cordialmente.

    Maria Eunice da Silva

  11. Olá, meu nome é Alessandra, tenho 35 anos e fui diagnosticada com artrite reumatóide aos 23 anos ( ou seja, em 1999). Mesmo tendo a artrite diagnoticada logo no início da doença, tenho seqüelas, pois a minha artrite é muito severa e mesmo com tratamento ela não parou de avançar. Já perdi muita força nas mãos e pernas, que não recuperarei mais, tenho muita dificuldade me dirigir e subir e descer escadas. Tenho um filho de dois anos e às vezes fico muito triste, pois ele quer brincar de correr comigo e eu não consigo acompanhá-lo, o pior é quando estamos na rua e ele pede para eu carregá-lo no colo, e eu não consigo, pois ele já está com doze quilos, eu tenho que pedir para ele agüentar mais um pouquinho andando… Mesmo assim, eu tento fazer o possível para que a minha limitação não limite a vida dele, então estamos sempre passeando, graças a Deus meu marido é muito companheiro e ele se encarrega das brincadeiras mais movimentadas.
    Quando engravidei tomei muito corticoide (prednisona), pois tive que cortar o metotrexate, o paracetamol e a cloroquina também tive que reduzir, então fiquei com osteoporose e o desgaste das articulações aumentou muito. Quando o meu filho nasceu, o meu quadro de artrose já estava muito avançado, foi então que a minha médica decidiu me recomendar o uso do ENBREL, que eu recebo pelo SUS. Até a papelada ficar pronta e ter a liberação do medicamento, levou um tempo, então comecei o tratamento com ENBREL em junho de 2009.
    Minha médica me informou que em dois meses a medicação já faria efeito, no entanto, só comecei a notar a diminuição das dores após seis meses de uso, e o desgaste das articulações diminuiu muito, praticamente estacionou. Hoje, após um ano e sete meses de tratamento, sinto poucas dores nas articulações, não tenho há um bom tempo nenhum sinal de inflamação forte e a rigidez matinal desapareceu. No entanto, o ENBREL não combate as doenças secundárias a artrite, que no meu caso são a fibromialgia e Síndrome de Sjogren, então, ainda sofro muito com elas, estou sempre cansada e com dores difusas nos músculos e com os olhos, boca e pele, sempre ressecados. Não tive muitos efeitos colaterais com o ENBREL, apenas sinto que fiquei mais suscetível a gripes, resfriados, porém nada grave.
    Posso dizer que o ENBREL é um ótimo medicamento, porém não faz milagre, realmente tive muita melhora nas dores, mas ainda é necessário ter muita atenção ao tratamento. Eu recomendo, pois é um tratamento muito menos agressivo que o metotrexate e a prednisona, e sem dúvida, traz um aumento na nossa qualidade de vida.

  12. Oi, Sandra.

    Pois é, nem penso quando a crise vai passar, porque isso me deixa angustiada + eu sei que passa, pq sempre passa! …

    Eu tenho que esperar até o dia 20, não tem muito o que fazer..

    Que bom que vc está bem.

    Bjs..

  13. Oi,

    Que crise braba… Nossa!! Ela fica ativa por muito tempo assim??

    E se vc ficar esperando até o dia 20, a crise não complica mais??

    Eu, graças à Deus, estou bem… Tomei esta semana a 2ª dose do Mtx. Na semana passada senti muito enjoo, já esta semana não… O Mtx que tomo é manipulado, será que tem o mesmo efeito?? Voltei a fazer pra minha Psicóloga… Cabeça boa…corpo saudável!!..rs..

    Amiga, se cuida… Penso em vc todos os dias, entro aqui todos os dias pra ver se vc me escreveu alguma coisa… Não me deixe sem notícias ok?? Até falei de vc na ultima sessão com a Psicologa..rs.. Da força que vc me dá…

    Conte comigo tb… Força… isso eu sei que vc tem!

    Bjs

  14. Oi, Sandra.

    Estou na mesma, minha artrite esta ativa e bem ativa .. a crise ta feia + tudo passa, estou esperando a minha reumatologista voltar dor recesso, pq os médicos do ambulatório do SUS que eu estava acompanhando ha 13 meses, eu me retirei do ambulatório deles por não concordar em tomar + corticóide, enfim.. em breve vou publicar tudo que aconteceu direitinho ..

    Tenho que esperar até o dia 20.. E vc como esta ??

    Bjão

  15. Tenho 27 anos, prestes a completar 28 e há 3 anos e 6 meses tenho AR, fiquei de Julho de 2007 á Janeiro de 2008 sem diagnóstico certo. Tomei vários remédios, mas nenhum tirava a dor imensa q eu sentia. Cheguei um dia de dor á passar em frente um consultório de ortopedia e pedir para o médico me atender sem ter marcado consulta, pois estava á alguns metros de casa, mas a dor era tanta nos meus pés q não suportei. Tomava benzetacil de 5 em 5 dias, dps de 3 em 3 dias, mas de nada adiantava. Fiz uso de Flancox e nenhum resultado. Fui pra casa da minha mãe passear, minhas juntas das mãos e dos pés estavam inchadas, vermelhas e doendo mtoooo, até q conversando com uma amiga da minha mãe q havia me visto andando mancando mto, ela disse q sua sobrinha tinha uma doença chamada Artrite Reumatóide e q tinha sintomas iguais aos meus, e q ela fazia tratamento com um Reumatologista mto bom na cidade de Taubaté. Meu marido e eu ficamos mto animados com a indicação. Voltando pra São José marquei consulta e comecei a tratar com ele no dia 28 de Janeiro de 2008, e nele estou até hj. Excelente profissional, tive sim minhas crises, mas nada como antes. Faço uso de prednisona, mxt e humira, na fórmula ainda tem mais alguns medicamentos incluídos; mas me sinto mtooo melhor dps q comecei a usar o humira, faço aplicação de 14 em 14 dias e sinto mta diferença. Porém minha pele já sentiu seus efeitos, está mais propícia a pegar infecções, no entanto adquiri uma micose horrorosa, estou parecendo um dálmata, mas invertido, já q o dálmata é branco de pinta preta, fui a praia fiquei mais bronzeada com pinta branca, rsrsrs….Mas se estou indo bem no tratamento isso pra mim já basta. Mas na minha vida apareceram pessoas q fizeram mta diferença. Agradeço á Deus por cada uma delas. Mas a gte passa por mta coisa e não podemos desistir, pq mtas coisas ainda virão e não sabemos o q temos pela frente, basta ter fé e acreditar q podemos superar td isso, q ao nosso lado temos pessoas fantásticas, q nos amam e querem nos ver cheias de vida. Pri vc é uma das pessoas q entrou na minha vida e q agradeço imensamente, peço á Deus q te dê saúde e força pra continuar sempre de cabeça erguida, vc é mto especial!!!! Bjo

  16. Olá Marta..

    10 meses em crise é punk, eu entrei 2010 em crise e cheguei em 2011 em crise + como tudo na vida passa, uma hora nossa crise passará também.

    Que tipo de alteração na visão você esta tendo ? Já consultou o oftalmo?
    O maxilar é a ATM (articulação tempero mandibular) nós temos artrite até na articulação do maxilar, dói perto do ouvido, dói a mastigação e podemos quebrar os dentes dormindo por fazer pressão de um dente sobre o outro, eu já quebrei 2 dentes por conta disso e agora irei fazer uma prótese para usar durante o sono com intuito de proteger os dentes, isso quem faz é dentista especialista em Buço-Maxilo
    Para o estômago devemos usar medicação para proteção gástrica, converse com seu médico sobre isso.
    A medicação que vc esta usando apresenta bons resultados + o MEtrothexate pode ser o responsável pela sua tosse, depois de quase 3 anos usando MTX eu desenvolvi uma tosse que de noite me deixava roxa de tanto tussir até que minha mãe observou que a tosse era pior no dia que tomava oMTX e nos dias seguintes.

    O que fazer Marta…

    Pedir a Deus que nos guarde que nos fortaleça e que dê sabedoria à nossos médicos.

    “Porque Deus carregou sobre si as nossa dores” ..

    Bjs..

  17. Me chano Marta, tenho 40 anos, sou professora e sempre fui muito ativa…até aparecer nódulos reumáticos e em vários exames o meu reumatologista diagnosticou AR aguda, chorei muito pela situação e pelas dores intensas em pulsos,joelhos, tornozelos, pés, mãos e até coluna, sofro em crise há 10 meses, mas já tenho melhoras de passar uma semana sem dor, depois volta tudo de novo.As vezes me desespero, pois agora estou com dificuldade na visão e até meu maxilar inflamou e chegou ao ouvido, estou também com senssibilidade estomacal a medicação…Oro todos os dias e fico feliz quando estou sem dor como agora, mas meu estômago, forte tosse seca não me deixa dormir.

    tomo: 20mg de metotrexato na semana,200mg de hidroxicloroquina, 40mg de pantocal ao diae meloxican de 15mg 10 dias e paro 5.
    O que faço?
    Abraço,
    Marta.

  18. Oi Priscila,

    Que legal!! Casamento e nascimento … Tudo de bom e num mesmo momento!! Felicidades mil pra toda sua família!

    Em relação à vc… existe outra medicação que possa entrar no lugar desse?? Vou ficar aguardando sua ida ao reumatologista… Seria hora de usar o remédio biológico?? Estou na torcida por vc… sempre!!

    Me dê notícias suas, ok?

    Bjs

  19. Oi, Sandra.

    Eu devo ir no final de janeiro ou começo de fevereiro, a minha mãe se casa em 21/01 e minha irmã vai ter bebê nessa mesma época, então só sairei de SP apos o bebê nascer.

    Eu estou em crise, e tomando a pior medicação que já puderam me prescrever Sulfassalazina
    me deixa agitada, sem sono e com tontura .. horrivel, amanhã vou ir ao reumato pra discutir sobre isso. Peguei os resultados das ressonancias que fiz de tornozelos e quadris e ta tudo alterado rsrs .. Após ir no reumato publicarei sobre isso.

    O MTX foi a melhor medicação que já usei,vc vai ficar bem.

    Bjs..

  20. Oi,

    Claro que vamos nos encontrar!!! Me diga quando vai ok??

    O q está acontecendo com seus tornozelos??? Vc está bem??

    Comecei ontem a tomar o Mtx… Graças ao nosso bom Deus, não senti quase nada… só uma leve tonteira.

    Me responda falando de vc, quero saber como vc está…

    Bjs

  21. Oi Priscila,

    Passei pra te desejar Feliz 2011!!!! Que esse novo ano seja repleto de realizações e curas!!

    Te desejo tudo de bom e que vc esteja muito bem!!!

    Obrigado por tudo..

    Bjs

  22. Amiga,

    Passei aqui pra te desejar um ótimo Natal!!! Beijos mil pro seu filhote e toda sua família!

    Amanhã não vou trabalhar, portanto estarei sem computador..rs..

    Que Deus continue te abençoando e que te dê muita luz! Vc merece!!

    Obrigado por tudo! Vc me ajudou e continua me ajudando a encarar tudo de uma maneira diferente. Na 2º feira começo a tomar o Mtx e vamo que vamo!!! Me sinto muito bem, graças à Deus!! Só lembro que tenho AR por causa dos exames.

    Um beijão e que vc esteja bem!!

  23. OI, Sandra .. incomoda não!!! nca incomoda nem vc nem ninguém, apenas estou em “momentos de dor” srsrs + o pior mesmo é a adaptação ao novo remédio, estou tomando sulfasalazina há 2 semanas 04 comprimidos do tamanho de uma uva hahahaha … (brincadeira) é grande e redondo e cor laranja assim que tomo sinto uma moleza que me deixa tonta, me da umas tonturas loucas e de noite advinha ,… fico acesa, acelerada, sem sono … isso ta acabando comigo, essa noite consegui dormir era umas 03 hs e acordei as 06:30….. Mas olha … fique com um médico só !!

    Beijinhos

  24. Oi,

    Desculpe!! Vc aí cheia de dor e eu te incomodando..rs..

    Tá com tantas dores assim?? O remédio q vc tá tomando não está fazendo efeito?? Oh se eu pudesse fazer alguma coisa por vc… eu faria! Pode acreditar!! Vou rezar por vc… isso eu posso fazer!

    Vou optar então pelo 1º médico… Ele mandou usar apenas 7,5mg de Mtx por semana. Vou sobreviver…rs..

    Existe algum remédio q vc poderia colocar no lugar do q vc está usando agora e está te fazendo mal??

    Estou na torcida por vc, e vou pedir muito a papai do céu que te segure no colo dele… Vc vai melhorar dessas dores, tenho certeza!!

    Bjs

  25. Oi, Sandra…

    Desculpe,sumi não.. a minha artrite esta em atividade e a dor me torna uma pessoa sem cabeça as vezes rsrs …

    Olha, você precisa se decidir com que médico vai se tratar, essa história de ficar pulando de galho em galho, é chata para o médico que tem todo o direito de se sentir “sem credibilidade, desmerecido”, e é perigoso pra vc que fica sem saber em quem confiar, você precisa definir com que médico vai dar continuidade no tratamento, não da pra passar em 2 reumatos rsrs isso é inviavel e vai te deixar cada vez + confusa.

    Quanto a 2º medica não ter prescrito MTX isso é uma coisa de médico pra médico, a medicina é como a Bíblia é estudada + cada um segue seus próprios critérios e entendimento.

    Minha opnião pessoal é que o MTX apesar dos efeitos colaterais foi um santo remédio pra mim, e creio existe remédios com efeito colateral pior .. como por exemplo o que estou tomando agora que mexe até com meu juízo.

    MTX abaixa a imunidade sim + é coisa pouca, da pra viver com MTX (eu ia até pra balada) rsrs …

    Agora é com vc… tu tem que decidir se senta ou desocupa o lugar.. 2 reumatos é confusão na certa..

    Médico reumatologista é como marido, a gente se casa com eles e temos que ter plena confiança nele e eles na gente.

    Se discipline !! rsrs

    Bjs..

  26. Oi amiga,

    Bem… Por muita insistência do meu marido fui a uma outra médica (da família) q tb é reumatologista. Ela tb fez o diagnóstico de AR, só que não receitou o metotrexato. Disse que esse seria o 2ª passo. Me receitou Reuquinol 1 x ao dia durante 3 meses.

    E agora?? O q eu faço?? Gosto do meu reumtologista, mas essa médica tb me parece legal… Fora que meu marido tá fazendo uma pressão danada pra que eu continue com ela.

    Liguei pro meu reumatologista e contei tudo que tinha acontecido e ele me passou um sabão….rs… Fiquei super envergonhada! Ele ficou muito indignado dizendo que não admite ser questionado… Nossa!

    Me oriente amiga…
    Vc sumiu…

    Bjs

  27. Desejando a todas.. um feliz natal e um 2011 bárbaro.. com o desejo que sofram menos com as dores….
    Eu, estou bem.. minhas dores diminuiram muito.. após 8 anos, com esta CRUZ!
    abraços e saudações!

  28. pri marquei a cirurgia vai ser na terça feira 7 h viajo segunda para passos a cidade onde vou fazer a cirurgia ; o sus de MINAS GERAIS e muito devagar fui na aerea de saude e eles disseram q nao fazer nada para me ajudar minha amiga passou uma lista na firma q eu trabalhava e arrecadou 1100reais e o restante o patrao do meu marido vai arrumar ; e a gente vai pagar parcelado DEUS encaminhou agora e so arrumar uma muleta e passar final de ano enfeitada rsrsrs bjs e fique com deus

  29. Oi amiga,

    Fiquei afastada por 2 dias por causa da gripe… Nossa tá demais! Estou bem melhor!!

    Ainda não comecei a tomar o canhão Mtx..

    Te confesso q estou morrendo de medo dos efeitos colaterais… Tenho horror de tomar remédio. Esta está sendo a parte mais difícil… Existe pessoas q não sentem nada ao tomá-lo?? O meu médico disse que ele tem poucos efeitos colaterais…Me enganou!

    A pessoa fica sem imunidade?
    Pode tomar outro remédio para dor de cabeça, um Tylenol por exemplo??

    Bjs

  30. Oi, Venina.

    Já pensou em ouvir outro especialista? È dificil pra gente pagar procedimentos tão caros assim, pois depois de uma cirurgia vem a recuperação, os remedios enfim… avalie a sua dor e o quanto você aguenta esperar, e penso ser legal, ouvir outro médico, cirurgia que mexe com tendão costuma ser delicada.

    Tô na torcida por vc!!

    Bjão

  31. pri fui ao ortopedista e meu caso e cirurgico so q ele disse q pelo sus vai demorar muito e q eu nao posso esperar eu e meu marido estamos correndo atras para ver se conseguimos um emprestimo ele disse q foi a ar q rompeu o meu tendao a cirurgia fica por 2500reais vou tentar fazer antes do natal beijos venina

  32. Sandra..

    O efeito do Mtx (assim que apelidamos ele), rsrs é quase que imediato.

    Procure tomar a primeira dose, em um dia que você não trabalhe, eu tomava todas as segundas feiras,porque eu passava mal durante a semana e no fim de semana estaria pronta pra vida, rsrs ..

    No começo dá uma dorzinha chata de cabeça, indisposição + logo diminui, o efeito pode aparecer desde a primeira dose.

    Eu parei quando tive a crise do ano passado, ai voltei a usar este ano + não teve boa resposta e estou tomando um medicamento bem + forte e creio + chato tbe, me deixa tonta que tenho que deitar, isso pq tomo 4 comprimidos gigante todo dia, digo pra minha mãe que se ele descer deitadinho eu morro sufocada (o MTX costuma ser pequeno). rsrs ..

    Bjão,.

  33. Ah Priscila,

    Só vc mesmo… dor compartilhada realmente é diminuída…

    Acredito em vida após AR… E, se Deus quiser, vou me manter no estágio q estou.. Praticamente sem artrite e sem dor!

    Esses efeitos só aparecem no dia q vc toma?? Ou se estende na semana??

    E pq vc parou de usar??

    Só posso tomar depois q me curar desta forte gripe que peguei… Ele me aconselhou a cuidar da gripe primeiro.

    Amiga, obrigado por tudo e vamos nos conhecer sim, já até falei pro meu marido..rs..

    Vou ficar calma, pode ter certeza!!

    Bjs

  34. Oi, Sandra.

    Muita calma nessa hora!!

    Seu reumatologista parece bem criterioso e responsável, é isso ai, esta tudo certinho. Tudo conforme os protocolos de tratamento da AR.

    O metrothexate é uma excelente medicação, em mim, teve boa resposta e tomei durante 2 anos e meio, e confesso apesar da dor de cabeça e náuseas foi a melhor medicação que já usei.

    A dose que você vai tomar é bem toleravel, você ñ irá sentir grandes efeitos colaterais, os mais comuns são:
    Dor de Cabeça
    Náuseas
    Queda discreta de cabelo, caí um pouco no começo depois para.

    Você esta sendo bem cuidada. Agora faça sua parte, tome os remedios certinho, vá fazer exercicio para fortalecer seus musculos e não se esqueça, agora vc tem AR + existe vida após a AR.

    Em breve nos conheceremos pessoalmente.

    Beijinhos e fique calma, vc vai ficar bem.

  35. Oi,

    Nossa, estou numa gripe!!! Estou derrubada…

    Acabei de chegar do médico.. Bem.. Ele disse que realemente estou com AR, mas q não está numa fase aguda. Te confesso que na hora chorei… Embora já esperasse por isso, no fundo tinha uma pequena esperança..rs..

    Ele me receitou Tecnomet 2,5 ou Reutrexato 2,5. Mandou tomar 1 vez por semana 2 comprimidos de manhã e 2 à noite (dose inicial de 10mg). Vc não acha muito?? Tb mandou tomar no dia seguinte 1 comprimido de ácido fólico 5mg. E em caso de dor, tomar Dolamin 125mg. O q vc acha de tudo isso???

    Como boa curiosa que sou… rs.. Pesquisei os efeitos colaterais na internet (pois ele me disse que não são muitos), nossa é uma bomba!! Vc já tomou esses remédios?? Teve um bom efeito na doença??

    Estou com muito medo.. Mas vou melhorar.. Tenho mais medo dos remédios do que da doença.

    Com esta medicação vc acha que a doença continua evoluindo??

    Desculpe tantas perguntas..

    Bjs

  36. Oi, Sandra
    rsrs..
    Todas as provas reumatologicas positivas em títulos baixo, isso é perfeito para um diagnóstico precoce ou pelo menos para “prestar +
    Meu Fator Reumatóide e Anti-CCP é tudo, tudo negativo, FAn tbe negativo.. VHS e PCR sempre elevadissimos..
    + uma vez relax …. se for artrite mesmo, você ficará bem e nem chegará a ficar mal pois esta estabelecendo diagnóstico precoce..

    Bom Niver do Filhote.. Parabéns!!!

  37. Amiga,

    Vou me esforçar e me exercitar muitoo!! Vc vai ver… Hoje estou toda enrolada tb, pois estou no trabalho e ainda fazendo coisinhas pro niver do meu filhote.. Vai ser um bolinho em casa mesmo, mas sabe como é mãe…rs..

    Te mandei um e-mail com os contatos, ok? Na próxima semana te mando o meu celular, pois acho q vou ganhar do papai noel…rs..

    Bem amiga, acabo de pegar o resultado do CCP… Deu 25.0 Au (na referência aparece de 20.0 à 39.0 como sendo fracamente positivo; até 20.0 seria negativo). Isso quer dizer que a doença está só no começo??? Desculpe Doutora… mas teimo em te perguntar tudo! Mas vc tb é minha Doutora…rs..

    Bjs

  38. Sandra..

    Seu marido esta certissimo… exercícios físico .. faça dança para descontrair e musculação para fortalecer seus músculos, quando as articulações estão comprometidas os músculos servem como suporte articular e isso faz uma diferença gigante.. apesar de estar gordinha .. eu sou a favor do exercicio e sou totalmente contra a morbidade.. sempre me mantive ativa e hoje tenho pernas e braços fortinhos rsrs ..
    Te mandei um e-mail ..

    Bjs

  39. Oi,

    Se que será um longo processo… Mas tb sei que é fundamental essa aceitação e adaptação à doença. Como tb o pensamento positivo em relação a tudo. Meu marido acompanhou mais ou menos 1 ano e meio de doença da minha mãe, um pouco antes dela falecer… Ele tb trabalha com ginástica para 3ª idade e já me intimou a fazer musculação… Odeio!!! Mas vou fazer no ano que vem.. Curto mais exercícios que venham acompanhados da dança. Amo dançar!! Embora ele não tenha muita paciência…rs.. ele esté me apoiando e muito.

    Meu filhote (vai fazer 3 anos agora dia 20) falou um lance muito engraçado outro dia: estava deitada na cama com dor de cabeça e aquela dorzinha no joelho, aí ele me chamou pra brincar eu eu disse o q estava sentindo e q depois brincava. De repente ele entrou no quarto e disse: Mamãe eu agora vou cuidar de vc, vou fazer seu mama e vou fazer uma massagem…rs..

    Nossa eu ri muito!!! Foi muito bom ver a preocupação dele comigo!

    Segue meu e-mail e vamos marcar essa visita! Vou adorar!!
    Anota: ranguess@gmail.com

    Bjsssss

  40. Sandraahh!!

    Nós podemos tudo! só que tudo conforme os nossos limites, tudo que eu fazia antes da doença eu faço agora, só que de forma diferente… essa é a grande jogada da vida artritica… ADAPTAÇÃO e ACEITAÇÃO …como diz a Lalá, “se a gente se aceitar o mundo nos aceitará”…. confirmando o diagnóstico de AR, o primeiro passo é .. explicar e envolver a família no tratamento médico, nas consultas e enfim.. sociabilizar a família com a doença para que dentro de casa você tenha total compreensão e te auxiliar nessa jornada… nossos filhos tem que saberem das nossas condições para que compreendam e entendam os “momentos da doença”, momento de crise, de quase crise e momentos de estabilização da doença..

    Relax total .. vc está no caminho certo e vai ficar bem..

    Sim.. me envia teu e-mail que te mando meus contatos e vc vai passar uns momentos comigo em arraial..

    Super Beijo…
    (tô no fórum em Brasilia)

  41. Oi minha Santa..rs..

    Bom dia! Vc não tem nada q se desculpar, eu é q fico te enchendo o saco..rs.. Que pena q vc perdeu o vôo.. é muita coisa ao mesmo tempo né?

    Vou ao médico e vou tirar todas as minhas dúvidas, mas vc já conseguiu, como sempre, me acalmar de novo…rs..

    Sei q tenho sinais e sintomas da AR, como tb acredito que esteja na sua fase inicial, o q é muito bom, pois as dores são mínimas.. Hoje por exemplo não estou sentindo nada… graças à Deus! E vou permanecer assim… Deus está agindo no meu corpo, eu sei disso!

    O medo da doença vai passando lentamente… Só quando olho meu filho e penso no que vai ser daqui pra frente, se vou poder pular, brincar de rolar no chão, etc.. como sempre fiz.. Aí bate um medo sabe? Mas esse medo vai se transformar em coragem e energia boa pra enfrentar tudo q possa vir pela frente. Tenho fé!

    Não suporto tomar remédios, durante toda a minha vida tomei pouquíssimos remédios… Nunca gostei! Mas… fazer o quê? Se tiver q ser… que seja!

    Vou relaxar…rs… Já relaxei!

    Ia adorar te conhecer! Quando vc fosse poderíamos trocar telefone e marcar uma ida minha em arraial! Eu, meu marido e o filhote adoramos viajar… Quando o Gabriel tinha 8 meses, viajamos durante 15 dias e fomos à Tiradentes, Ouro Preto.. todo aquele lado de Minas… Foi ótimo! Levei um estoque de papinha Nestlé…rs…

    Bem.. obrigado mais uma vez por tudo e te mando notícias amiga! Bom saber q não estou sozinha nessa batalha!

    Bjs

  42. Oiee… Sandra..

    Desculpe a demora em responder, hj estou mega enrolada tanto que perdi o meu vôo para Brasilia por conta de 10 minutos..

    Então… eu acho que você tem que esperar o dia do médico para ter uma avaliação completa, seria uma irresponsabilidade minha te dar um diagnóstico, mesmo pq não tenho gabarito para isso..

    Mas .. não esquente a cabeça .. fator reumatóide pode estar elevado até mesmo em individuos que não tem nenhum sinal de reumatismo..

    Mas vc tem alguns sintomas e sinais, porém, somente o médico reumatologista pode te dar o diagnóstico.

    Digo apenas para ficar tranquila e dormir sossegada, pois se for artrite, graças ao bom Deus você esta tendo o diagnóstico precoce e isso é muito importante, quanto + cedo começar o tratamento,menores serão as chances de vc ter deformidades da doença, pense por este lado..

    Vc vai ficar bem..

    E outra coisa, o Metrothexate nem sempre é a primeira escolha de medicamentos, os médicos sempre começam pelo Difosfato de Cloroquina… então..

    Relax ..

    Tudo vai ficar bem;… tranquilize ….

    Ah qdo tiver em Arraial, podemos marcar uma visitinha sua em Arraial .. ficarei uns bons dias por lá..
    Bjão..

  43. Oi Priscila,

    Que inveja de vc… no bom sentido claro..rs.. Arraial do Cabo é tudo de bom! Aproveite muitttoo!!!

    Vou te alugar mais um pouquinho..rs.. Vamos lá!

    Bem, peguei o resultado dos exames. Só falta o CCP q vou pegar na 6ª feira.

    Fiz muitos exames e a maioria com resultados normais (dentro daquelas referências q eles colocam): urina, função hepática, fígado, proteínas, tireóide, etc… tudo normal. Se não fosse o bendito FR…

    O VHS deu 24mm na 1ª hora (o normal é até 12mm)
    O FR anterior tinha dado 49 UI/ml, nesse exame já subiu para 71 UI/ml. O Waaler-Rose anterior tinha dado 160 UI/ml e nesse exame se manteve do mesmo jeito (160). O PCR ela não mandou repetir.. Que pena!

    O que tudo isso quer dizer?? Eu acredito que a doença esteja em sua fase inicial pois as dores não me incomodam muito, como já te disse aqui, o joelho permanece inchado, mas não dói. O braço dói uns dois dias e depois passa.. Não tenho rigidez matinal e nem me sinto impossibilitada de nada.. Graças à Deus!

    Vc acha q está havendo uma evolução da doença?? O Metotrexato agora seria indicado?? Vou ao médico na próxima 3ª feira e vou perguntar tudo, mas gostaria de saber a sua opinião..

    Bjs

  44. Oiii Sandra…

    Ahh festinha é tudo de bom, este fim de semana temos chá de bebê da minha irmã….

    Apesar da dor atormentar .. temos que deixar ela de lado e curtir a vida com toda intensidade!!

    Não vejo a hora de chegar o dia que vou para a cidade maravilhosa…eu digo o paraíso (arraial do cabo), esse ano pretendo ir de férias de médico de hospital de exames.. e voltar só qdo voltar as aulas de Tiago..

    Bom fim de semana … Bjãoo

  45. Oi minha santa…rs..

    Só dizendo assim.. Vc consegue me acalmar! É impressionante! Sei q posso contar com vc, e isso é mais impressionante ainda..rs..

    Na 2ª feira voltamos a nos falar.. Vou procurar passar alguma coisa no local. A mão já está com mais força do que ontem. Esse medo todo acho q é normal não é? Pois tive um quadro muito feio da AR pintado anos a fio na minha frente. Mas…

    Levanta e sacode a poeira que final de semana tá chegando… Vou curtir 2 festinhas ótimas de criança q eu adddooorrrroooo!!!! Sou louca por lanchinhos de aniversário infantil..rs.

    Bjs

  46. Oie, Sandra

    Então, essa dor do braço parece mais com uma bursite ou tendinite algo do tipo + ambas as dores ñ parecem caracteristicas de artrite. A dor da artrite mesmo em repouso ainda dói e ainda se ficamos muito tempo em repouso quando voltamos a se movimentar parece que estamos enferrujados faz crec crec e dói muito mais, por isso nós que temos artrite realizamos um repouso meio que ativo, pq ficar parado para nós é a morte. rsrs … o joelho ñ sei te dizer o pq inchou e doeu esses dias, + fique tranquila a dor da artrite é persistente dura uns bons dias/meses rsrs…

    Faça repouso, procure usar algum antiinflamaatório tópico algo do tipo “dotorzinho, Gelol”.. rsrs .. que deve aliviar.

    Bom fim de semana.

    Bjs.

  47. Oi Priscila,

    Estive ausente do trabalho por 2 dias pois meu filhote teve uma indisposição e precisou de cuidados médicos e de mãe..rs..

    Mas estava querendo muito falar com vc… No sábado me apareceu de repente uma leve dor no joelho e fui olhar… Percebi q estava muito inchado. Nem tinha percebido antes. A partir de então ele começou a doer. No domingo e na segunda feira, doeu mais ainda. Quanto tentava abaixar e levantar doia muito. Na quarta feira passou. Ainda está inchado mas passou. Reparei que pela manhã na hora q me levantei o inchaço diminui um pouco e a dor tb. Posso dizer q agora o joelho está quase “normal”.. Permanece inchado mas sem dor.

    Mas aí… na quarta feira apareceu uma dor no ombro esquerdo e dificuldade de fechar a mão esquerda. Tb de repente. Mas pela manhã, ao acordar, não tenho a famosa rigidez… Essa dor no braço permanece o dia inteiro ao movimentar o braço.. Se fico com ele parado não dói nada. A força da mão está voltando aos poucos.

    Desculpe o testamento, mas é q vc é tão esclarecida… Te confesso q comecei a ficar meio deprê… Mas não vou me abater… Pego o resultado dos exames na segunda feira.

    Bjs e bom final de semana!

    sandra

  48. Bom dia,

    Nossa que final de semana! Ufa!! Como vc mesma disse, adrenalina total… Acompanhando tudo pela TV, mas não deixei de fazer nada por conta da invasão… Vida normal!! Lógico que com mais atenção. Está tudo mais tranquilo, estamos muito otimistas..

    Amanhã vou fazer os exames, depois te falo, ok?

    Bom início de semana pra vc, amiga!!

    Bjs

    Sandra

  49. Oi, Sandra.

    Estou acompanhando tudo pela tv, no g1 e r7, realmente parece + tranquilo + isso ainda vai longe. Falei com ele ontém a noite, a adrenalina é total + graças a Deus realmente não existe nenhum militar ferido. Mas a preocupação é enorme.

    Bom fim de semana, tbe adorei te conhecer.

  50. Bom dia amiga Priscila,

    Hoje a situação já está bem mais calma, os ônibus estão começando a circular normalmente, e as pessoas na rua, embora estejam com medo, não deixaram sua rotina de lado. Isso é importante, pois apesar de tudo, não podemos virar prisioneira. Tenho muito medo pelo meu irmão, pois ele é músico e o trabalho dele só começa depois da meia noite.. Mas como ele mesmo diz, quem está ao volante não é ele e sim Deus!

    O seu namorado com certeza está bem, pois não houve nenhum policial ferido, graças à Deus!

    Bem amiga, bom final de semana pra vc e força pra todos nós. Na segunda feira volta a falar com vc, pp ainda estou sem internet em casa e só acesso quando estou no trabalho.

    Bjs mil

    Sandra

    (que bom q eu te achei!)

  51. Oi, Sandra é verdade… a unica coisa a fazer é pedir proteção a Deus e manter a calma (pelo menos tentar né?)..
    Meu namorado é da marinha e esta na operação desde cedo, me ligou algumas vezes durante o dia e dava pra ouvir os tiros pelo celular.E eu fico aqui com o coração na mão.. ja tem 06 hs que ele não da noticia…

    É a internet tem esse lado positivo, formamos uma verdadeira rede de auto-ajuda e eu tenho um carinho especial por cada um e lembro a historia de todos..

    Que Deus te proteja e controle o seu medo.. rsrs os nossos medos..

    Bjão..

    Bjs..

  52. Priscila,

    A situação aqui tá terrível.. Estou no meu trabalho, mas acabo de receber a notícia que incendiaram 2 carros perto da minha casa… Moro no méier.. Estamos com muito medo, mas se tiver q ser o preço a pagar para q venha a paz, então temos q ter muita calma e pedir proteção à Deus.

    Já me sinto sua amiga…incrível..rs…

    Tb estou torcendo muito para q não seja AR, mas se for sei q posso contar com vc!

    Mil vezes obrigado pela força, graças à vc estou encarando tudo de uma maneira diferente!

    Em relação à 25 de março…rs.. Vou em outra época..rs.. Mas vou e quem sabe vc não me acompanha!

    Mil bjs pra vc!

    Sandra

  53. Alzira.

    Lutar pelo reconhecimento de terapias medicamentosa é algo complicado para nós pacientes, não temos poder para isso, pois existe órgãos competentes que estão ali estudando intensamente novos recursos e tecnologias. A nossa luta é para conquistar politicas de atenção aos reumáticos, que engloba muitos aspectos, mas discutir aprovação de medicação isso vamos deixar para nossos médicos, afinal, reumatologistas estudam muito e se a medicação ainda não tem registro é porque falta parâmetros que a qualifiquem para ser liberada pelos órgãos competente.

    Bjs..

  54. Oi, Sandra.

    Com certeza a 25 de março tem muitas novidades para o seu artesanato, + essa época do ano é uma vuco-vuco rsrs…
    Fico feliz em poder te ajudar, e fico na torcida para não ser AR + se for,saiba que nunca estará sozinha.

    Que Deus te guarde ai no Rio, é angustiante acompanhar as noticias e imagino como vocês devem estar sofrendo com essa situação.

    Bjão!!

    Bjos..

  55. Olá Priscila
    Sou Alzira Correa Monteiro portadora de AR a 23 anos. li um artigo sobre uma vacina QUE CURA ARTIRTE e outras doenças. Por favor quero que lute pelos nossos Direitos ajudando o cientista que a desenvolveu a conseguir patentiá-la pois a ANVISA E REUMATOLOGISTAS o estão proibindo. Leia uma entrevista dele que vi no google.

    Ele criou uma vacina salvadora e virou alvo de perseguições dos poderosos da medicina mercantilista

    A cura indesejável

  56. Dicas importantes para as Companheiras:
    O que fazer , quando se é diagnosticado, ser portador de Artrite Rematóide?
    1. Não se desesperar
    2. Procurar o máximo de informações possíveis e filtradas sobre a doença
    3. Não se auto medicar
    4. mudar a alimentação, em sua totalidade
    5. Em caso de crises agudas e leves, repousar
    6. Procure ouvir mais de uma opinião médica
    7. Se apóie, se ame….!

    Dicas importantes:
    Alimentação:
    Procure comer, alimentos saudáveis, evite gorduras/frituras.
    Dê preferência a alimentos vermelhos… ex: Beterraba, e outros leguminosos, usar no preparo da alimentação, raiz de gengibre… pois é um EXCELENTE anti-inflamatório
    Tome suco de laranja diariamente, adicionando couve crua.. bata no liquidificador.. não coe, para aproveitar TODOS os nutrientes
    Cozinhe a sua comida, com azeite de Oliva.. 100% azeite, corte o óleo comum
    Coma frutas diariamente.. em pequenas porções, nada pode ser exagerado
    Evite café, dê prioridade ao Nescafé, caso seja apreciador de café…
    Se hidrate muito…
    Parte psíquica:
    Manter sempre o bom humor, mesmo que esteja em crises fortes de dores, nunca fale ou pense: A minha artrite, ou eu TENHO artrite, você simplesmente é portador da doença, ela não te pertence, encare como um “presente de GREGO”.
    Se ame, a cada dia, não deixe que a doença ou outra qualquer, seja mais forte que você, viva intensamente, sem medo de ser feliz… não sinta pena de você, não se veja como coitadinha…. trabalhe seu cérebro.. tenha-o como seu aliado..
    Qualquer informação sobre qualquer doença, deve ser filtrada , antes de ser absorvida, não pense que seu médico, terá TODA as respostas, para o seu problema, no caso de artrite reumatóide , por se tratar de uma doença auto-imune, ela não tem cura para a medicina, e nós podemos nos ajudarmos e muito….
    Dicas do dia-a-dia:
    Procure fazer um exercício mental de relaxamento TODOS os dias, dedique à você, 2 horas por dia, afinal, o mesmo tem 24 horas:
    Relaxamento mental e físico:
    – Deite-se ou sente-se confortavelmente…. coloque uma música agradável, de preferência instrumental….feche os olhos.. desligue-se de qualquer barulho externo… (desligue celular/telefone) comece respirando.. enchendo seus pulmões de ar.. e depois solte vagarosamente…. respire mais uma vez.. e vá colocando o ar, em cada membro do seu corpo.. cabeça., cérebro, neurônios, células… couro cabeludo, cada fio de cabelo.. face… olhos.. nariz olhos.. etc…

    Após fazer este processo durante 6 vezes, Agora, imagine-se em um lugar tranqüilo, de preferência, o seu lugar favorito, observe cada detalhe deste lugar.. sinta os cheiros….. sinta o silêncio deste lugar, deixa esta paz penetrar , em cada poro, do seu corpo… sinta a paz, que isto, lhe traz.. fique neste lugar, o tempo que for necessário, não tenha pressa de sair.. ande neste lugar… deite-se neste lugar, que é só seu.. desligue-se de qualquer pensamento, que possa atrapalhar, este momento que é, só seu….
    Respire….. respire cada vez mais profundo.. enchendo suas narinas de ar… encha seus pulmões com o ar, maravilhoso, que tem neste lugar…. observe… tudo que existe neste paraíso… explore.. sinta-se em paz.. neste momento, você é a pessoa mais importante neste lugar, nada mais interessa neste momento, apenas você….
    Quando você achar necessário, que é hora, de voltar as suas rotinas diárias, e queira sair do seu lugar…. respire … encha todo o seu corpo, e seus pulmões de ar.. e abra os olhos lentamente….. mexa cada parte do seu corpo…. vagarosamente.. dê um bocejo.. espregui-se….. e tenha o seu tempo para levantar-se, sem pressa! Repita este exercício diariamente.. se tiver dificuldade, em fazê-lo, pode me pedir ajuda, eu te ajudarei.. no início do processo.
    Email: ghostwomansp@hotmail.com
    Nome: Priscila Motta

  57. Oi Priscila,

    Como é bom “falar” com vc!! Nossa… é mágico acho! parece q escuto sua voz me tranquilizando.. Muito bom!

    Vou parar de ler tudo sobre a doença, fico feliz de poder ter um espaço onde posso ser ouvida e confortada.

    A respeito da rua 25 de março..rs.. Deve estar uma loucura realmente, mas vc sabe q mesmo assim gostaria de conhecer.. Faço pintura country e sei q lá ia achar coisas ótimas.. Aqui no RJ temos poucos recortes de madeira para esta pintura. Mas um dia eu vou!

    Entro aqui todos os dias, leio as novidades.. Quando todos os exames ficarem prontos, volto aqui pra te dizer tudo, oK?

    Milhões de beijos a uma pessoa q só pode ser muito especial, pra poder passar por tudo e ainda ajudar as outras pessoas.

    Obrigado!

    Bjs

  58. Oi, Sandra..

    25 de março, nessa época do ano, não sei se é um sonho ou um pesadelo rsrs .. é super hiper lotada!!! rsrsrss …

    Fique calma, esqueça a “possibilidade de artrite”, se vc focar sua vida nisso, vai ficar louca, deixe as coisas acontecerem naturalmente e faça a sua parte, quando temos cistos que são por conta da artrite geralmente constam como inflamados, pois a artrite é uma inflamação na articulação.
    E para de circular na internet, vc tem o meu blog e tem também o reumatoguia ..

    http://www.reumatoguia.com.br

    São 2 lugares excelentes pra vc buscar informações verdadeiras + coerentes, rsrs pq tem muita gente na internet publicando terror em forma de artrite rsrs …

    Uma dica, eu sempre falo com minha mãe, o pior lugar para conversar é na recepção enquanto esperamos a consulta médica, cada pessoa conta uma história pior que a outra e isso passa a imagem pessimista da doença é a mesma coisa ficar perâmbulando na net.. rsrs

    Mantenha a paz, acredite em Deus.. confie que Deus só há de permitir a AR na tua vida se ele te fortalecer para isso, nunca Deus nos da o frio maior que nosso cobertor.

    Bjos no coração e obrigada pelo carinho.

  59. Ah Priscila,

    Esqueci de te dizer q este nódulo no pulso direito já tem mais de 1 ano e no ultrassom deu um cisto sem inflamação e no RX deu normal. Isso é um bom sinal??

    Desculpe tantas perguntas.

    Bjs

  60. Oi Priscila,

    Vc me ajudou muito… Por incrível q pareça, te escrevi o dia 19/11, estava tomando o nisulid q o médico havia me passado, só isso… Terminei de tomar no sábado e hoje pela manhã me apareceu uma leve dor no pescoço… Não quero achar q qualquer dor seja AR, mas vou fazer como vc falou, vou repetir todos os exames e fazer os outros e levá-los ao médico.
    Realmente estou muito ansiosa, preocupada e acima de tudo estou tentando me manter otimista.
    Embora o medo seja enorme, não quero pensar no pior… Desde q descobri q há a possibilidade de ter AR, não paro de ler coisas sobre a doença na internet, e leio muita coisa ruim.. Não quero continuar assim. Trabalho e faço tb meu artesanato e vou me manter assim. Costumo dizer q posso até ter a doença, mas a doença não vai me ter…rs..

    Sou do RJ, mas se tiver q ir à SP para obter ou não o dignóstico, eu vou e ainda aproveito e passo na 25 de março q é meu sonho de consumo…rs… Temos q brincar né!

    Olha, sem te conhecer já gosto de vc… de verdade!

    Bjs

  61. Olá, Sandra.

    FR + Waller Rose são marcadores da artrite reumatóide, pessoas saudáveis e sem nenhuma queixa pode apresentar este exames positivos.

    Porém, vc tem antecedente famíliar, FR + WR positivo e teve um nódulo, porém, a AR é uma doença de dificil diagnóstico, e vc ñ tem caracteristicas comuns da AR que é a dor, a artrite simétrica e principalmente a rigidez matinal. Eu comecei assim com um nódulo no pulso e somente 1 ano depois foi descoberta a AR. O Anti CCP é um moderno exame usado no diagnóstico da AR. Acho que você pode colher todos os exames agora, pois o Anti CCP demora um pouco para sair resultado e voltar no médico quando tiver os resultados, eu acho dificil esperar, sabe porque, vc deve estar muito preocupada/anciosa (eu estaria). Vc é de SP? Tem convênio ?

    Resumindo.. eu acho que vc deve fazer os exames e retornar ao médico .. e acho que vc pode ou não ter AR, e infelizmente doenças reumáticas nem sempre são diagnósticas rapidamente, e talvez você demore um pouco para ter isso definido se tem ou não AR..

    Se vc for de SP, temos um Centro de Investigação Clínica que esta com protocolo aberto para atender pessoas com AR inicial.. talvez pudesse te ajudar. Qualquer coisa me escreva..

    Precisando estou a disposição.

    Bjs.

  62. Tenho 42 anos e durante 30 anos cuidei da minha mãe que tinha AR bem severa… Vi todo sofrimento dia após dia da pessoa mais importante da minha vida. Ela faleceu em 2006, depois disso casei e tenho um filho de 3 anos…
    Bem, há mais ou menos 6 meses apareceu um nódulo no meu pulso direito, e um pouco de dor no pé esquerdo. Como já tive uma pessoa com AR na família, procurei de cara um reumatologista. Ela me mandou fazer alguns exames e ultrassom das áreas que me incomodavam. No ultrassom não deu nada e nos exames (FAN, PCR.. tudo normal)o FR deu um pouco alto e o Waller Rose tb. De cara a médica diagnosticou AR, mas não tocou em nenhum momento em mim… Não fez nenhum exame físico. Disse q teria que começar o tratamento urgente. Mas não tenho dores e nem deformidades, graças à Deus.
    Resolvi procurar uma segunda opinião. Este outro médico me pediu para termos cautela, pois apesar do FR estar positivo, não é exame suficiente pra diagnosticar AR, tenho q fazer outros, pois ele não viu nenhuma inflamação no exame físico e nem no clínico. Tb tirei RX que deu tudo normal. Ele me mandou fazer VHS, Anti CCP, urina e muitos outros daqui a um mês. Não tenho rigidez matinal, nem dores… Vc acha prudente esperar um mês?? Tenho muito medo mas tb muita confiança em Deus. O médico disse que FR positivo pode ser várias doenças. O que vc acha??

    Muito obrigado

  63. Olá, Ruth.

    Muito importante o seu depoimento, pois mostra que participar de estudos clínicos é algo seguro e que o tratamento tem seguimento dentro dos padrões, ou seja, ao participar do estudo você recebeu toda a assistência, mas quando terminou, foi mantido o tratamento. Isso é algo que temos que ressaltar, para enfatizar a importância de coloborar nos estudos clínicos.

    Eu não faço uso de medicamento biológico, pois tive uma complicação oftálmica (até então, ñ se sabe se é decorrente da AR ou não), e por conta disso, ñ posso usar biológicos.

    Mas estou repetindo exames e vamos ver o que será definido, uma médica me disse que eu poderia usar o Abatacept (Orência). Mas por enquanto nada decidido. Estou em crise, em dias de muita dor e calor, meus tornozelos também estão ruins, com bastante edema e irei fazer ressonância magnética, enfim, minha AR esta em atividade e bem ativa.

    Atualmente estou tomando Metrothexate e Prednisona, porém o MTX esta me dando muita tosse, que incomoda bastante.
    Você esta em excelentes mãos, Dr Geraldo Castelar eu o conheci em Brasília, tem foto dele neste blog.

    Obrigada por compartilhar sua história aqui no nosso blog.

    Bem vinda

    Bjs.

  64. Tenho 51 anos e sou portadora de artrite reumatóide há 8 anos.
    No início da doença foi tudo muito difícil pois o diagnóstico demorou. Perdi todos so meus movimentos, emagreci 18 quilos e mal conseguia falar. Graças a Deus e a minha família, pude superar aqueles momentos de muitas dores e dificuldades.
    A artrite reumatóide me atacou de forma agressiva e remédios como metrotexato, cortisona, hidrocloroquina etc não fizeram muito efeito. Então, meu médico Dr. Geraldo Castelar me convidou para participar de uma pesquisa e em 2005(após 3 anos do diagnóstico) comecei a fazer uso de biológicos. Comecei a tomar Humira. Demorou para sentir os efeitos benéficos. Seis meses após iniciar o uso, foi que comecei a apresentar melhoras. Fiquei muto bem, nem parecia ter artrite, só me lembrava dela na hora da aplicação do remédio (eu mesma aplicava, meu médico me ensinou). Após o encerramento da pesquisa passei a receber o Humira através do Governo, poi o Dr. Geraldo havia dado entrada para mim. Infelizmente, fiquei alguns meses sem receber o remédio, pois o governo ficou sem comprar durante algum tempo e aí, a artrite voltou a atacar novamente. Quando retomei para o Humira ele não estava mais fazendo efeito.
    Então, começamos a tentar outros biológicos. Experimentei o Mabthera durante seis meses e nada, nehuma melhora. Meu médico tentou desta vez o Embrel, que também não deu resultado.Atualmente estou tomando Orencia (desde janeiro de 2010), Tive melhoras, mas o meu maior problema era no tornozelo e infelizmente não estou conseguindo melhora nesta parte. A minha dificuldade para andar tem aumentado e isto atrapalha bastante meu trabalho. Sou professora do ensino médio e também coordenadora pedagógica e necessito andar de uma lado pro outro e minha dificuldade tem sido grande.
    Agora, meu médico tentou a infiltração de triancil em meu tornozelo (ontem 04/11/10 foi a primeira), estou bastante esperançosa com os resultados. Creio que Deus vai realizar o milagre que necessito e fazer esta infiltração dar certo. Creio também, que se isto não acontecer Ele certamente providenciará outra arma pra me ajudar nesta batalha contra a artrite.
    O importante é nunca desistirmos, entregar os pontos jamis.
    Sou brasileira e não desisto nunca!!!!
    Que Deus abençoe a todos nesta batalha!!!
    Quais suas dificuldades e efeitos colaterais com o uso de biológico.

  65. Olá, Lorena.

    O seu sonho de ser mãe, pode ser realizado, tudo na nossa vida acontece na hora certa, eu tenho um filho de 8 anos que tive antes da doença + já acompanhei a gravidez de várias amigas com artrite e todas elas ficaram muito bem durante a gravidez, mas tem que se programar engravidar com a doença estabilizada. Pois é, Deus colocou vcs 2 perto para servirem de apoio uma para outra, agora ela foi sua mãe adotiva e vc é a mãe da AR para ela, por ter a doença há + tempo. Seja bem vinda ao blog, a partir de agora vc não esta mais sozinha.

    Super Beijo… e forçaa sempre… tudo aquilo que queremos e sonhamos e temos amor, conseguimos.

  66. Oi Priscila!! Amei seu blog! Eu me chamo Lorena e tenho 24 anos,sou casada há tres anos e tenho Artrite Reumatoide há 18 anos.No começo pra mim foi dificil, cheguei a ficar sem andar e sem pegar nada com as mãos.Vários medicos me diziam q com o tempo a doença ia desaparecer.Mas o tempo passou e a doença me previu de várias coisas na minha vida.Tipo como andar de bicicleta até mesmo de uma boa caminhada sem sentir dor.Com 17 anos tive o meu primeiro emprego,era tudo que eu sonhava,mas depois de um ano eu já nao aguentava mais a dor.E hj tô eu afastada ha 5 anos e tentando aposentar.Eu sei que eu não posso reclamar dessa situação, pois isso nao é quase nada de tudo que eu ja passei e de tudo que já senti e tomei.Só que infelismente nao somos visto para a sociedades como “doentes”.Nas minhas pericias eu vejo isso,qdo eles me vê nova e fisicamente boa,eles pesam que é frescura minha. Eu já ouvi isso até de pessoas proximas. Mas eu penso q eu tenho que ser forte,pois sou eu q sei a dor que sinto e as minhas dificuldades. Quando eu e meu esposo resolvemos nos casar, ouvi coisas ruins de pessoas que duvidaram que eu nao ia conseguir cuidar de uma casa. Isso me deu força para seguir em frente com meu sonho.Hoje sou dona de casa, é claro tenho dificuldade tem dias,mas tenh oum marido que é tudo na minha vida e ele me ajuda muito.Sou muito em ser mãe, mas os medicos me disseram q qdo eu mais tardar esse sonho meu melhor pra mim.Mas prefiro deixar a vontade de Deus, pois se Deus permitiu o AR em minha vida ele me dará força, na dor, na alegria e na analgesia eu serei feliz.
    Há eu já estava esquecendo sou filha adotiva,fiquei sabendo aos meus 6 anos qdo eu tive o laudo da doença. E hoje a minha mae adotiva aos 60 anos recebeu o diagnostico de AR.
    Coicidencia ou nao?? nao sei?? mas sei de uma coisa, deus nos colocou uma na vida da outra não foi atoa.

  67. BORDADOS E FITAS…
    ISSO PODE SER REAÇÃO DO CORTICOIDE,CASO VC ESTEJA USANDO POR UM TEMPO PROLONGADO. ELE DEIXA A PELE RESSECADA E FRIAVEL.PARA MELHORAR USE HIDRATANTE NA PELE E LAVE OS CABELOS COM UM XAMPU ANTIRESIDUOS E PROCURE ORINTAÇÃO DE UM DERMATOLOGISTA.
    MARGARTE

  68. Oi …. Sinceramente nunca ouvi uma pessoa que tem artrite, relatar essa queixa.. acho que vc deve consultar seu reumatologista e um dermatologista .. e muita calma nessa hora, pode ser uma alergia apenas… depois nos conte .. e calmaaaa …. Beijoss..

  69. Oiiii Margarete….

    No exame médico fale a verdade, sempre a verdade.. pois vc já é servidora, ou seja e algum momento vão descobrir a verdade. O problema é como a doença será vista pela pericia médica. Como doença pré-existente pode dar inapto… como PNE vc fez incrição como PNE? Bjs..Tenta fazer a inscrição de novo …

  70. obrigada pelas orientações, acho que já vou ter problemas com o concurso do mpu. quando fiz a inscrição não sabia o que fazer por isso nem pedi necessidade especial para a prova, quase morri de dor e ainda tinha escadas.
    agora tenho duvidas quanto ao exame médico. se rolar o que fazer?
    ps não to conseguindo me tornar seguidora do blog, sempre da erro.

  71. Margarete.

    Vc tem 2 opções ..

    1º aceitar a aposentadoria do cargo que já é estavel e ficar tranquila e prestar novo concurso como Portadora de Necessidades Especiais, ai após todo processo aprovado vc entra na vaga diplomática como PNE e tem seus direitos garantidos, ao assumir novo cargo vc tem direito de revogar a aposentadoria por invalidez.

    2º Ignorar a sua aposentadoria por invalidez e assumir este novo cargo como diplomata, correndo o risco de ser reprovada no exame médico admissional por se tratar de um novo cargo e vc já ter uma doença, que pode entrar como doença pré-existente.Te digo isso, por ouvir relatos como este quase todos os dias, o que leva a recursos administrativos e posteriormente judiciais que levam anos.

    Bem.. essa é a minha simplória opnião.. estou a disposição.
    + se fosse vc … aceitaria a aposentadoria e tentaria novo concurso como PNE.

    Bjs.

  72. To chateada com a possibilidade da aposentadoria pq termino a faculdade de adm em dezembro e gostaria de tentar o Instito Rio Branco, afinal sempre quiz ser diplomata e depois que criei meus filhos decidi me preparar para o concurso.
    Os preparativos envolvem fluência verbal e gramatical em pelo menos tres idiomas e eu estava ralando para isso.Que peninha, Acabei de fazer o cocurso do MPU e fui mto bem na prova, é de pirar a kbça.Margarte

  73. Margarete.

    Eu também sou servidora publica federal e fui aposentada por invalidez com proventos integrais pela Lei 8112/90… nós servidores federais regidos pelo regime jurídico único não podemos ficar de licença médica por período superior a 24 meses, após este prazo temos quer ser readaptados, aposentados ou retornar ao posto de trabalho … Fique calma, tudo vai se acerta.. se todo serviço de pericia medica fosse como o do federal .. nós estariamos felizes .. pois para mim foi o mais justo comigo. Bjs.

  74. Olá Meninas.. boas novas e dicas!
    Gostaria de comunicar a todas que me sinto bem melhor das dores…. claro, que precisei fazer alguns contorcionismos.. vamos lá:
    1) não dei toda a atenção que a dor queria..
    2) tomo 1 medicamento apenas para controle da dor (e não é todos os dias) , não faço tratamento como deve, pois meu fígado, continua sendo de papel.
    3) aprendí a fazer relaxamento e terapia para a dor… , meu cérebro, agora é meu aliando, e a partir de então as dores diminuiram assustadoramentes. Devemos acreditar que, nós somos mais fortes, que a AR…
    4) Chá com várias ervas.. e depois deixar os pés de “molho” dentro de um massageador.. alivia muito..
    as ervas são: Boldo, muitas folhas de erva cidreira.. e alho….
    As ervas tem muito poder, principalmente em amenizar temporariamente as nossas dores frequentes.. Se eu estou bem melhor.. todas podem melhorar também.. acreditem.. SOMOS BEM MAIS FORTES que esta AR, pois ela não nos pertecem!
    beijos e abraços a todas..
    com carinho,
    Priscila Mello

  75. OI PRISCILA.
    MEU NOME É MARGARTE,TENHO 44 ANOS, SOU DE JUIZ DE FORA/MG.
    TAMBÉM SOU TÉCNICA DE ENFERMAGEM E ATUA EM PEDIATRIA ATUALMENTE. AINDA NÃO ESTOU ACEITANDO MEU DIAGNÓSTICO DE AR, SOFRO SÓZINHA E CALADA, NÃO TENHO PARENTES PERTO E MEU MARIDO NÃO ENTENDE PORQUE ACORDO COM DOR E PORQUE NÃO MELHORO SE ESTOU TOMANDO OS REMÉDIOS.
    ESTOU DE LICENÇA A UM ANO E DOIS MESES, SAI DE LICENÇA POR HERNIAS DE DISCO NA CERVICAL,MAS INICIALMENTE PROCUREI UM ORTOPEDISTA POR ESTAR COM DORES NO OMBRO,JOELHO E PUNHO MAS, COMO SOFRI UMA FARTURA EM C6 EM 2006 E FIZ UMA LESÃO EM CHICOTE EM 2007 COM PINÇAMENTO E EDEMA TODAS AS ATENÇÕES FORAM VOLTADAS PARA AS HERNIAS, TOMO VARIAS MEDICAÇÕES, ENTRE ELAS,TRAMADOL=GABAPENTINA, CICLOBENZAPRINA,AMTRIPITILINA,VENLAFAXINA. A DOR NA REGIÃO DA CERVICAL E BRAÇOS MELHORARAM MAS MEUS JOELHPOS, QADRIS E PUNHO SÓ PIORAVAM E OS MÉDICOS AFIRMAVAM QUE ERA DAS HERNIAS INCLUSIVE UM PSIQUIATRA ME DIGNOSTICOU COMO FIBROMIALGICA.
    NÃO CONCORDEI COM O DIAGNÓSTICO E PROCUREI UM CLINICO. NÃO FALEI DAS HERNIAS APENAS RELATEI MINHAS DORES E ESTAVA COM OS OLHOS MUITO INFLAMADOS NO DIA DA CONSULTA DE CARA A MÉDICO PEDIU OS EXAMES E VEIO O DIAGNÓSTICO DA AR COM FAN POS E LATEX EM ALTOS INDICES. FIQEI APAVORADA E NÃO QUERIA ACEITAR, SÓ AGORA COMEÇO A ME INFORMAR SOBRE A DOENÇA E PRINCIPALMENTE MEUS DIREITOS JÁ QUE SOU FUNCIONARIA DA UFJF E DO ESTADO DE MINAS E AMBOS JÁ ME ACENAM COM A APOSENTADORIA INCLUSIVE CITADA PELA JUNTA MÉDICA QUE FIZ EM JULHO.

  76. Priscila, é de SP ?

    Temos o nome igual e a vontade de vencer tbe.. Não desanime, acredite em Deus acima de qualquer coisa e creia que virão dias melhores. Medicamentos biológicos promotem muitos beneficios, porém traz também os efeitos colaterais e nossos orgãos muitas vezes não resiste a tantas medicações..

    Força. fê em Deus e perseverança sempre !!

  77. … Infelizmente, esta doença (AR) me atormenta, desde 2003, e para ajudar, meu fígado, não tolera medicamentos… já tive 2 hepatites medicamentosas.. sofro de muita dor.. 24 horas por 7 dias… EU amo viver.. mas tem hora, que a dor fica insuportável, por meses a fio.. aí já viu… Sou uma guerreira.. mas até quando, aguentarei estas dores? Achei uma reumato legal, na cidade que me encontro.. hoje.. meu joelho esquerdo, produziu algo gelatinoso, para proteger a auto destruição, estou com TODAS as articulações comprometidas, virei prisioneira, não posso ficar saindo.. pois travo, que é um absurdo… A médica, jurou , ajudar-me.. dando-me uma qualidade de vida melhor.. Já tentou-se TODAs as medicações possíveis.. mas meu fígado.. responde de forma negativa!
    É isso.. sem muito a dizer.. apenas rezem, por mim.. Ainda, estou tentando ter uma qualidade melhor.. desde 2003, acabou minha tranquilidade.. mas.. tô aí… dando a CARA a tapa!
    Também me chamo priscila!
    Abraços a TODAS e boa sorte, de coração.. que tenham bastante sucesso..
    Beijo no coração de cada uma de vocês!

  78. Bom dia!Meu nome é Maria Luiza tenho 33anos e ARJ desde os 6 anos e meio.Meu comentário vai para Rosângela…espero que ela leia.Cara Rosângela, sobre a Artroplastia não tema,pois eu com essa idade já tenhp próteses nos dois quadris. Te digo que a melhor coisa que inventaram foram as próteses. É claro que há pessoas que tem rejeição ou casos complicados como infecção. Mas você tem que ter fé e acreditar.Coloquei a primeira prótese dequadril com 21 anos e gostei tanto do resultado…o fato de não sentir dor e poder movimentar articulação, não há dinheiro que compre. Passado dois anos da primeira prótese, fiz a segunda cujo tempo de recuperação demorou mais. Mas mesmo assim, esse procedimento foi o mais acertado e me possibilitou uma melhor qualidade de vida.Hoje, a limitação maior e as dores estão nos joelhos, pois o líquido sinovial já não existe e a deformidade é muito grande. Os meus joelhos estão em valgo e em flexo…eu mesma corri atrás e fiz de tudo para os médicos fazerem a artroplastia dos joelhos. Corri, tive fé e consegui. A cirurgia está marcada para o mês que vem e será os dois joelhos de uma vez.Espero que esse depoimento te ajude em alguma coisa. Se quiser detalhes ou se comunicar comigo: malusobreira@gmail.comBjs

  79. Acabei de postar um Depoimento…Agradeci aos médicos…Mas não postei o mais importante aqui… Gostaria de agradecer de coração, minha família… Meu marido e meus filhos…Pela compreenção e pelo carinho!!Acredito q sem eles eu não encontraria o PQ de continuar e insistir em lutar contra AR…A eles agradeço o apoio, a força e a coragem que tenho qdo acordo, com dores, e simplesmente me levanto!!Pq ali encontro garra e motivo de sobra para enfrentar o dia a dia !!Meu mto obrigada de coração…Ao meu marido e aos meus filhos…Tbm a minha família e aos amigos!!Com carinhoRosangela

  80. Em primeiro lugar… Obrigadaa Priscila!E Parabéns pelo trabalho…Meu nome é Rosangela Prebianchi, eu sou casada, tenho dois filhos, com 16 e 14 anos.Tenho 41 anos, e AR desde os 17, então de lá p cá, passei por vários medicamentos…Alguns meu organismo não aceitou, Exemplos Ridaura, Sulfa, Indocid, AAS. E outros…Outros medicamentos nem fizeram efeito, como se nem tivesse tomado, são eles… Arava, Celebra, Reliflex, e outros que nem me lembro, alguns antiinflamatórios fizeram efeito no começo, mas com o tempo foram perdendo o efeito, então minha AR evoluiu.Comecei com Remicade, era pago pelo meu Plano de Saúde, tomava em uma clínica q foi muito bom no inicio do tratamento, apesar de me dar muita fraqueza na semana q tomava, e tinha q evitar qualquer virose inclusive gripe.Tomei tbm difosfato Cloroquina q apesar, de passar com oftalmo de 6/6 meses, meus cristalinos opacionaram, estava perdendo a visão parei com esse medicamento, mas devido ao uso por tempo prolongado, não adiantou, e avançou, então fiz a cirurgia de implante de lentes, tipo catarata, troquei os cristalinos por lente e hoje está tudo bem com olhos. Mas continuo com acompanhamento 6/6 meses.E em julho deste ano troquei o Remicade pelo Humira que consegui através de Ação judicial, eu mesmo aplico.Tive uma melhora logo no segundo dia da aplicação e isso me deixou animada, não tive efeito colateral nenhum.A injeçaõ arde um pouco qdo aplica, mas só isso,e no dia seguinte tenho uma sensação de cansaço, demais me sinto bem melhor.Hoje ainda tenho sérias complicações, pulmões tenho nódulos, coluna tenho discopatia em alguns discos próximo ao pescoço, Ombros, punhos e mãos, tenho inchaços e dores, tbm perdi a força, meus tornozelos incham se andar pouco a mais, eu ando muito pouco tbm pq meus joelhos já não são funcionais, Tive derrames, e cistos, e uma artropatia grave, uma artrose q complicou, fiz infiltrações várias vezes e fiz artroscopias, e outra cirurgia para retirada dos cistos, mas eles renasceram, e artroscopia não teve o sucesso esperado, No joelho esquerdo tenho derrame sinovial e no direito um cisto que cresceu escorreu e p baixo na perna, e agora tive um derrame, então meus médicos, não quiseram mais mexer, somente para a colocação de próteses, então sou uma candidata p próteses, mas to adiando, meu reumato tem pressa, mas meu ortopedista disse q eu poderia esperar, para qdo estivesse pronta, E agora sei q meu tempo está esgotando, ano q vem com certeza eu faço essa cirurgia com a colocação de Prótese…Agora acho que estou menos assustada, e com coragem de enfrentar uma cirurgia desse tipo… Sou aposentada por invalidez, pq apesar de ter melhorado, tenho minhas limitações, Eu ando muito pouco, abaixar nem pensar, tenho dificuldades p levantar se sento em bancos baixos, não consigo abrir latas ou até latinhas ou garrafas de refrigerantes, não tenho forças nos braços e mãos, segura objetos por mais tempo, corro o risco de derrubar e nem perceber, pular nem pensar, subir ou descer escadas é complicado demais, andar na areia, mergulho em rio ou mar qdo frio, não dá mais, Acho q várias pequenas coisas do dia a dia, q passa desapercebido p uma pessoa saudável, p um portador de AR é sacrifício, só quem é portador ou convive com um portador conhece os limites.Dirijo um carro automático, e tive os descontos de uma Inclusão de DF, pq quando fui renovar a carteira de habilitação, não passei no exame de força, Então o Perito me encaminhou, para outros exames e com relatório do meu médico reumato, não tive dificuldades, agora, me sinto bem, estaciono em vagas especificas qdo tenho q ir a um mercado ou shopping pq eu não deixei de sair, claro sem abusos, Mas aprendi a conviver com AR e respeitar meus limites… Principalmente pela manhã, qdo a rigidez matinal e as dores são intensas. Tenho acompanhamento do meu Reumatologista Dr. Paulo Camargo da Silva,e do meu Psicologo Dr. Jones Gomide, e aos dois agradeço por tudo e tbm por não me sentir inválida. Hoje faço uso alem do Humira 14/14 dias, MTX 10cp/sem, Calcort 12mg/dia, Prexige 400mg/dia, Tramadol 100mg/dia, alem de Cálcio e Risedronato pq tive Osteoporose e hoje tenho Osteopenia. Nossa acabou ficando longo dmais, mas ainda não acabou, pq assim q fizer a cirurgia volto aqui…Saúde pra todos e fiquem bem.Rosangela

  81. Eu tenho 49 anos e sou portadora de AR há 7 meses. Começei o uso do Enbrel tem 2 semanas, isto é 4 aplicações, ainda não abtive melhoras, meu joelho continua mto inchado e minhas mãos e punhos muito dolorosos. Além do Enbrel tomo 15mg de meticorten 15 mg semanais de metrexate. Espero que obtenha resposta com essa nova medicação e desejo boa sorte a todos q irão utiliza-las

  82. Tenho 32 anos e tenho AR há 5 anos.Estou com muitas limitações,os joelhos muito inchados,as mãos doloridas…..Fazem três meses que comecei o tratamento com Mabthera e até agora não obtive o resultado que esperava.Tenho sentido tonturas,queimação nas pernas,estouraram varizes…Raramente saio ,pois tem dias que não consigo nem caminhar.Meu médico disse que demora um pouco para o medicamento fazer efeito…Tomo 10 mg de prednisona por dia,10 mg de mtx por semana e dois comprimidos de codaten por dia,para as dores.Não sei se esses efeitos colaterais que sinto é por causa do Mabthera ou dos outros remédios que tomo.Não perdi minhas esperanças e estou esperando melhorar logo.Abraços a todos e muita força!!!!!!!

  83. Estou com 29 anos(fa�o 30 o m�s que vem – Dezembro). Os sintomas da A.R surgiram 3 meses ap�s eu ter completado 18 anos, mas o diagn�stico s� aos 20.Comecei a fazer o tratamento com biol�gico em julho do ano passado, durante uma forte crise no quadril.O primeiro biol�gico que usei foi o REMICADE, mas minha press�o arterial subiu e ent�o passei a usar o HUMIRA (o meotrexate foi mantido, tomo 18 mg/semana), desde ent�o melhorei muito, n�o tive mais crise forte, apenas 1 crise no punho direito e muito fraca. Tenho algumas rea�es desagrad�veis como dor de cabe�a, coceira no corpo(n�o s� no local da aplica�o) e tontura. Tive duas infec�es, nenhuma grave, apesar de ter ficado afastada do trabalho, na primeira infec�o fiquei 7 dias e na segunda 4 dias em casa. Apesar disso minha qualidade de vida melhorou muito e espero melhorar ainda mais.Mesmo com o tratamento novo tenho algumas limita�es j� instaladas, tais como: sentar em locais baixos, (meu vaso sanit�rio tem um assento especial, � alto e tem barras laterais), andar 1 km, escrever, dan�ar, abrir latas e outras dificuldades que s� quem convive comigo percebe.Estou na 25� aplica�o do humira, quase n�o sinto aquelas dores intensas, praticamente n�o sei mais o que � rigidez matinal, que antes durava muito mais de 2 ou 3 horas, n�o me sinto curada, mas em remiss�o parcial. E isso j� � uma grande vit�ria, que s� quem sentiu dores fortes e di�rias por 9 anos sabe.Agrade�o a Deus e ao meu m�dico Dr. Paulo Augusto Alambert, por n�o me sentir mais uma inv�lida.Sa�de a todos!

Se você gostou dessa publicação, nos incentive a continuar, deixe seu comentário!