Cura do lúpus chegou? – Universidade da Flórida descobre cura para o Lúpus

A cura do lúpus chegou com força total nas redes sociais do Brasil, gerando uma série de questionamentos, por isso, fui ler a pesquisa na íntegra e consultar um médico reumatologista, para saber, se a cura chegou, aliás, quem é que não quer a cura né?

O estudo existe, é de verdade e está rolando, no entanto, não é a cura é a estabilização do processo inflamatório das células T CD4+!

Estudo foi publicado na revista Science Translational Medicine, e se chama “Normalization of CD4+ T cell metabolism reverses lupus” (não fala em cura), por pesquisadores da Universidade da Flórida, Gainesville, revelou a descoberta do controle inflamatório do lúpus em camudongos (ratinhos), através da combinação de dois medicamentos já existentes. Eles descobriram que inibindo determinadas vias metabólicas em células do sistema imunológico é possível combater o lúpus nesses ratinhos.

Um dos biomarcadores do Lúpus é a células T CD4+ auxíliares, na pessoa com lúpuso metabolismo das células T CD4+ é hiper-ativadoisso aumenta o poder inflamatório da doençaas duas drogas combinadas neste estudo, conseguiram equilibrar a hiperatividade dessas células T, nos ratinhos lúpicos. No entanto, este estudo, não foi realizado em seres humanos.

Para o reumatologistaDr. Thiago Bitar, a pesquisa é um grande avanço da medicina, no entanto, não deve gerar ansiedade nos pacientes, “uma coisa é trabalhar com pesquisa em ratos, outra coisa é gente, ainda vão anos de pesquisa até saberem se o medicamento vai servir para seres humanos ou não”. Bitar enfatiza que o estudo não relata ser a cura do lúpus, mas pode vir a ser uma nova e inovadora, opção para normalização da atividade inflamatória do lúpus, controlando diretamente as células T CD4+, isso não quer dizer que o paciente não terá que fazer acompanhamento médico e tratamento medicamentoso, após receber este medicamento, caso ele seja aprovado quando testado em humanos, ou seja, se aprovado após os estudos em humanos, o paciente que usar este provável medicamento deverá continuar o acompanhamento médico para monitoramento da doença.

A pesquisa está em fase inicial, longe de ser uma realidade aplicável em pessoas, logo, as pessoas que convivem com lúpus, não devem esperar que este medicamento chegará amanhã, pois certamente, levará pelo menos uns bons anos, até que seja ou não, um medicamento aprovado para uso em seres humanos. Por isso, pensamento positivos, fé em Deus e que os pesquisadores sejam abençoados em suas pesquisas e nós pacientes, vamos parar de compartilhar aquelas publicações sem responsabilidade com a expectativa de quem está sofrendo, a cura é nosso sonho, não devemos brincar com este título nunca!

lupus-curaEssa matéria foi amplamente divulgada por um blog espanhol com o título ” Universidade da Flórida descobre cura para o Lúpus”, fomos buscar informações e abaixo estão as publicações de referência incluindo a fonte com a publicação oficial do estudo.

Eu reconheço que os blogs tem um poder imenso, mas a cura minha gente, chegará primeiro nos congressos médicos, não pelas redes sociais, fiquem atentos!

Estudo da Revista: Normalization of CD4+ T cell metabolism reverses lupus – Science Translational Medicine

Publicação Oficial: Researchers say the key to reversing lupus may be a combination of two existing drugs

Blog Espanhol que anunciou a cura: El mundo entero celebra esta noticia:Universidad de florida descubre cura para Lupus

Jornalista
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Jornalista Grupar EncontrAR
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

28 Comentários

  1. Sou portadora de Lupus mais ou menos 20 anos, não está nada fácil conviver com esta doença horrorosa como dói as vezes da vontade de fazer uma besteira. Ontem doeu tanto mais tanto. …….

    • Entendo vc Márcia. Não é fácil mesmo! Superação e fé sempre! E lembre-se!!! Pode piorar… Eu, p.ex., desenvolvi a Síndrome de Sjogrem tb… Sorte!

  2. Oi eu tenho lúpus a5 anos graças a Deus. Que agora vivo bem. Más já. Passei no começo muitas dificuldades foi difícil. mais tenho muita fé em Deus. Por isso estou aqui hoje.Deus esta ao nosso lado sempre …

  3. Descobri o lúpus em 2012, desde então convivo com uma serie de remédios, exames é saco! Sindrome do Sjogrem, artrite reumatóide, e raynald. Li a matéria sobre a universidade da florida ter descoberto a cura para o lupus e gostaria de ter mais informações sobre o assunto. Como está o andamento dessa pesquisa, alguém sabe dizer?

    • Edriely, conforme escrevemos nesse post, a cura do lúpus "não foi descoberta" a divulgação disso aconteceu através de um blog, que não tem responsabilidade com a informação, portanto, ainda não é possível curar o lúpus.

  4. Minha filha descobriu esse ano tem 24 anos lupus sistemico,com tanto corticoides deu catarata…como é difícil ver ela nesse estado sofro junto que venha logo essa cura tenho muita fé em deus que ele abençoe tds os pesquizadores…amém

  5. Márcia, que bacana ouvir seu depoimento. E o de tantas outras pessoas aqui.

    Tenho caso de Lúpus na família e sei como é difícil todo o tratamento contínuo, os exames, as internações quando são necessárias.

    Mas como foi dito desejo que siga em frente e não desista. Esses momentos de dor e sofrimento são passsageiros pra quem crê que há algo mais além dessa vida. Desejo força!

    Os melhores soldados recebem as batalhas mais difíceis =)

  6. ANDREIA
    sou portadora a 11 anos ja passei por muitas situaçoes terriveis as vezes nao sei nem como explicar como estou aqui ;ja fiquei tao mal que o ato de respirar doia muito, perdi por alguns momentos força e fe ,mas hoje estou fisicamente forte e tudo que faço coloco DEUS na frente e estou vencendo, descobrir recentemente nodulos em meus pulmoes sem explicaçoes para os especialistas .respiro mal. mas dizem que o lupus e assim mesmo sempre causa outros problemas.pessoal nao podemos desanimar nunca ,primeiro fe em DEUS e pedir a ele que direcione os pesquisadores seus estudos para que realmente elas possam chegar a cura, porque e uma doença assustadora.

    • Olá, Andreia
      Sinto muito, pela evolução do lúpus, mas infelizmente a cura do lúpus ainda não chegou, no entanto, a evolução da medicina tanto para o diagnóstico, quanto para o tratamento tem evoluído bastante nos últimos tempos e isso tem trazido novas oportunidades de tratamento para os pacientes, possibilitando conviver com qualidade de vida e com uma vida sem dor e limitação. Sugiro que converse com o seu médico para entender melhor a origem desses nódulos em seus pulmões e verificar a melhor conduta terapêutica para o tratamento, para que possa conseguir controlar a sua evolução. Estimo a sua recuperação. Dê notícias.
      Abraços.

  7. Descobri q minha namorada possui essa doença, ela sofre de dores quase todos os dias, eu tento acalmar ela pois ela ja tentou fzr besteiras, único problema é eu morar muito longe dela..
    Fico o dia pesquisando formas de amenizar as dores dela, atualizando paginas sobre a tal “cura” pois os medicos deram menos de 6 anos de vida pra ela e isso me da um certo desespero, eu sei q é preciso ter paciência com esses cientistas, mas nao temos mais nenhuma notícia sobre esse assunto, quero ficar por dentro pra q os testes em humanos comecem antes desses 6 anos passarem…

    • Julio, super recomendo que sua namorada se consulte com outro médico, pois hoje a pessoa que convive com lúpus, pode ser medicada com medicamentos modernos e inovadores e conquista boa qualidade de vida,6 anos de vida é um termo pesado e errado, o lúpus é uma doença tratável e controlável, cuidando direitinho e seguindo o tratamento médico e multidisciplinar adequadamente é possível viver uma longa com vida com Lúpus. Te convido à seguir o blo da Aninha (www.ameninaeolupus.com.br).

    • Oi Julio,eu te aconselho a procurar um reumatologista, para a sua namorada, pois eu tenho o lupus já fazem 12 anos tenho 57 anos no começo foi muito dificil, mas hoje o lupus está estabilizado sigo corretamente ao tratamento indicado pela Reumatologista. Quanto a 6 anos de vida isso não existe, fazendo o tratamento certinho, tendo muita fé, ela vai superar tudo isso.

    • Julio, os médicos que deram 6 anos de vida para ela não são profissionais. Fui casado com uma mulher lúdico e o médico dela sempre nos tranquilizou dizendo que não existe cura por enquanto mas os tratamentos são muito eficientes e os pacientes tem uma vida normal. Nada de prazo de vida pelo amor de Deus, bobagem isso.
      Recomendo trocar de médico e parabéns pelos seus cuidados com ela, sei bem como é isso.

  8. Oi sou a neusa , tenho 53 anos, tenho Lúpus a 19 anos passei por todas as fases do Lúpus, cheguei a pensar que não tinha mais chances,não pude ter filhos passei 2 anos com depressão e fazendo tratamento sério, mas hoje não medida do possível vivo bem, claro, tenho apoio da minha família, do marido.sempre do meu lado DEUS acima de tudo DEUS. Quanto a essa publicação a pessoa que fez não tem noção do que publicou.

  9. Minha mãe tem 64 anos e descobriu o lupus aos 28 anos, no começo ela me contou que sofreu muito pois naquela época não se sabia muito sobre o lúpus, ficou dias internada perdeu muito peso o cabelo caiu, até descobrirem realmente o que ela tinha. Até hoje ela toma corticóides, além de ter insuficiência renal, pressão alta, mas ela se cuida e pode se dizer que pela idade e pelo anos que já tem a doença, Deus está lhe dando forças. A pessoa se cuidando e fazendo o tratamento corretamente pode se ter uma vida tranquila com menos sofrimento. Existe um site que fala tudo sobre o lúpus os sintomas como a doença reage td certinho.

  10. Me chamo Janaina, tenho 24 anos e fui diagnosticada com lúpus aos 18 anos, passei apenas por um momento muito difícil, onde depois de ter uma infecção nos rins a doença entrou em atividade e fiquei 3 meses internada com febre intensa e muito anêmica, n conseguia realizar movimentos e nem andar pq sentia dores absurdas nas articulações e extremo cansaço, e perdi 11 kg perdi meus cabelos, além de ter perdido a esperança na vida. Porem meus pais desesperados virão que estavam me perdendo, trocaram de reumatologista e tudo melhorou. Após passado isso e ter me recuperado, hj mudei meu estilo de vida, tenho hábitos saudáveis, alimentação é outra e minha vida também é outra, graças a Deus e minha reumatologista maravilhosa e ao esforço dos meus pais. Já são 3 anos sem sentir sintomas de lúpus, mais nunca abandonei meu tratamento, tomo remédios certinhos e sigo todas as recomendações. É possível SIM viver bem com lúpus 🙂

    • Sensacional!! Janaína!
      Com tratamento adequado e adquirindo hábitos saudáveis de vida, é possivel sim conviver em harmonia com o Lúpus, super feliz por você. Siga nessa força.
      Abraços

  11. descobri que tinha lupus a mais ou menos tres anos o medico passou corticoides e reuquinol so tomei corticoide por tres dias e decide nao tomar mais o predinizona hoje so tomo o reuquinol e varioos suplementos e to de boa de vez em quando sinto umas dores que sao suportavel graças a deus nunca fiquei internada e em nome de jesus nunca vou ficar e quando os medicos querem derteminar o tempo de nossas vida entao deus fala que o dono de tudo e ele eo tempo de nossas vida esta na suas maos se voçe acredita em deus entrega tua vida e tudo mais ele fara quando tiver se sentido fraca com dores abre a boca e louva ao senhor de todo o teu coraçao e veras como tudo se acalma

    • Maria Fátima, nós acreditamos em milagres feitos por Deus, no entanto, é prudente manter o acompanhamento médico contínuo, o mesmo Deus que cura é aquele que espera de todas as pessoas um comportamento ético e disciplinado. Lúpus mesmo em remissão deve ter cuidados médicos. Se cuide!

  12. Tenho lupus, descobri a 5 anos quando dei um avc com 26 anos de idade, super nova …nao bebo nao fumo…mas aconteceu. Hoje tomo Reuquinol e estou super bem…levo uma vida normal.

Olá, deixe um comentário!