Criança com artrite idiopática juvenil espera desde setembro medicamento de alto custo na Bahia

Agatha tem apenas 8 anos e há 2 meses espera fornecimento de medicamento biológico comprado pelo Ministério da Saúde e não entregue pela Secretaria de Saúde da Bahia

“Oi, meu nome é Agatha Gabriele, eu tenho 8 anos, tenho artrite idiopática juvenil, eu sofro muito, dores nas mãos, nos joelhos, nos pés. Dói muito, parece que vai entortar”.
 
Agatha, vive em Alagoinhas, região nordeste da Bahia e desde setembro de 2018, aguarda o fornecimento do medicamento Adalimumabe. No Estado da Bahia, os pacientes principalmente do interior aguardam pelo menos 3 meses pelo processo de autorização e fornecimento de medicamentos de alto custo. Alguns desses medicamentos são comprados pelo Ministério da Saúde e enviados aos estados, dessa forma, o medicamento adalimumabe, não enfrenta desabastecimento e o fornecimento para a Bahia e demais regiões do Brasil está regular. Sendo assim, queremos saber “Secretaria de Saúde da Bahia – cadê o medicamento biológico da Agatha?”
 
O DAF (Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde), declara que todos os medicamentos biológicos de artrite reumatoide estão com compras em dia e abastecimento normal. Enviamos questionamentos a SESAB e até este momento não fomos respondidos.
 
A artrite idiopática juvenil, é uma doença crônica, sistêmica e uma vez não tratada adequadamente torna-se evolutiva, caracterizada por dores crônicas e deformidades articulares irreversíveis, situação que poder limitar o desenvolvimento e mobilidade dessa criança.
 
Agatha é filha da Leandra @leandrasantana59 que convive com Lúpus e fibromialgia e nenhuma dor é maior do que ver sua filha chorar de dor e sentir-se impotente diante da irresponsabilidade da gestão da assistência farmacêutica em seu estado.
if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));