Convivendo com a Fadiga na Artrite Reumatoide

A fadiga na artrite reumatoide pode ser desde discreta até mesmo aquela fadiga arrebatadora, tudo depende do estágio da doença, se a doença está em atividade ou não.

Quando a AR está controlada (dizemos que a AR está em remissão), a fadiga não está presente, porém se sua doença estava controlada e de repente você se sente fadigada, comunique o seu médico, a fadiga pode ser um sinal de doença entrando em atividade.

A fadiga é um grande ponto de preconceito na artrite reumatoide, digo isso, porque as pessoas ao redor não conseguem entender o que é de fato a fadiga. Muitas vezes as pessoas confundem erroneamente fadiga com preguiça e é neste momento que sofremos uma espécie de bullyng, que tem um impacto psicológico muito grande, pois ninguém sente fadiga porque quer, e também, porque não podemos provar através de exames e laudos que temos fadiga, portanto, se alguém dúvida da sua fadiga e essa pessoa for seu familiar, convide-o a ir ao médico com você para que ela possa entender que fadiga nunca foi e nem será preguiça.

Não permita ser confundido, explique o que se passa com você e procure ser bem entendido. Fadiga é também sintoma da doença e deve ser respeitado.

Na vigência da fadiga, procure organizar suas atividades com tempo espaçado e vários períodos de repouso durante o dia, mesmo que esses repousos sejam curtinhos, deitar um pouco durante o dia ajuda bastante a criar novas energias para enfrentar o dia a dia.

Não deixe que a fadiga tire a sua vontade de viver, reaja, se adapte.

  1. Tânia Martins Diz

    só quem tem AR sabe como são horríveis os incômodos causados pela doença….

  2. Lázaro Matumbi Mendez Diz

    É MUITO DÍFICIL COMPREENDER QUANDO NAÕ É COM VC…

  3. Silvana Diz

    Essa doença é bem complicada mesmo, passei os mesmos medos, angústias, aceitações. Tenho há 3 anos, decobri com meses e só senti dores fortes no começo. Graças a Deus eu não sinto absolutamente nada, vivo normal e minha medicação é bem fraca.

    1. Priscila Torres Diz

      Olá, Silvana
      Que bom que c está com doença controlada, ficamos feliz por vc 🙂
      Faça parte do nosso grupo aqui no facebook https://www.facebook.com/groups/encontrar/
      Abraços

  4. Marleide Souza Liberino Diz

    Eu convivo com artrite reumatoide ha mais de 10 anos , hoje eu estou bem melhor, mas mesmo assim sinto dores todos os dias. tomo cloroquina e prednisona.

  5. Cristiany Silva Barbosa Diz

    As vezes me sentia culpada por não ter toda a disposição, e nem sabia o que era, se sentir sem forças é horrível….

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: