Consulta pública para a incorporação do Belimumabe, 1º medicamento biológico para o tratamento do Lúpus [Participe]

A CONITEC abriu hoje dia 22 de setembro de 2017 a consulta pública nº 49/2017 que tem por objetivo incorporar e fornecer no SUS o Belimumabe (Benlysta®). A CONITEC informou que não recomenda preliminarmente a incorporação no SUS do Belimumabe (Benlysta®) para pacientes com LES com mais de 18 anos que não responderam a terapia padrão conforme previsto no PCDT de LES excetuando-se os pacientes com nefrite lúpica ativa grave ou com lúpus ativo grave do sistema nervoso central.

De acordo com o parecer técnico da CONITEC, não há evidências suficientes de eficácia que justifiquem a incorporação do Belimumabe (Benlysta®) para os pacientes com LES, Alegando evidência fraca (em virtude da perda da eficácia em 76 semanas e segurança de longo prazo) para sugerir a incorporação do belimumabe como terapia adjunta no tratamento.

Em relação à ocorrência de efeitos indesejáveis, os principais eventos adversos foram artralgias, infecções do trato respiratório superior, cefaleia, fadiga e náuseas com perfil de segurança semelhante ao grupo placebo em todos os estudos.

A CONITEC recomendou inicialmente a não inclusão no SUS do Belimumabe (Benlysta®) para pacientes com lúpus eritematoso sistêmico não responderam a terapia padrão prevista no PCDT. O que fortalece a necessidade da contribuição dos médicos, pacientes e associações de pacientes.  Participe, envie sua contribuição.

Faça sua contribuição, participe, preencha o formulário e expresse sua experiência e opinião sobre o tratamento. Participando você estará contribuindo para que ele seja fornecido para as pessoas que necessitarem.

Quem pode contribuir?
Pacientes, amigos e familiares, profissionais da saúde, associações de pacientes e toda sociedade civil.

Existem duas formas de contribuir:

► Experiência ou opinião: “evidência do paciente” – “como paciente, familiar ou sociedade civil”, contando a sua  Experiência ou opinião, nesse tipo de contribuição você pode compartilhar sua experiência com o uso do Belimumabe (Benlysta®) e convivência com a doença. Caso não seja usuário do Belimumabe (Benlysta®) ainda assim você pode contribuir, falando sobre a sua experiência de vida com a doença e as razões que te fazem acreditar na importância do Belimumabe (Benlysta®). Para participar preencha o formulário “experiência ou opinião”, disponível no link: https://goo.gl/qrh121

 Contribuição técnica-científicaevidência científica – Contribuindo com análise médica da consulta pública, enviando documentos e artigos científicos que provem a eficácia, segurança e custo-efetividade Belimumabe (Benlysta®) com base em evidências científicas, este tipo de contribuição é voltada para associação de pacientes através do conselho cientifico, médicos e profissionais da saúde. Para participar preencha o relatório técnico, disponível no link: https://goo.gl/YEEp3f

Caso tenha alguma dificuldade para preencher o formulário, disponibilizamos um passo a passo para auxiliar a sua participação. Confira abaixo:

Saiba o que diz o relatório técnico emitido pela CONITEC (SUS):

Belimumabe_Lupus_eritematoso_sistemico_2017_CP

Jornalista

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

×
Jornalista Grupar EncontrAR

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

Anúncios

Comentário

comentários

Olá, deixe um comentário!