Ministério da Saúde realiza enquete para atualizar os protocolos de tratamento do SUS: Dor Crônica, Esclerose Sistêmica, Espondilose, Lúpus, Psoríase

Comissão Nacional de Incorporação e Tecnologias no SUS “CONITEC” recebe até o dia 11 de Março de 2016, sugestões da sociedade civil (de pacientes), para atualizar o protocolo de tratamento de várias doenças crônicas, que recebem medicamentos através das Farmácias de Alto Custo em todo o Brasil. 

Os Protocolos Clínicos e Diretrizes Clínicas de Tratamento do Ministério da Saúde “PCDT”, determinam em território nacional a triagem, o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes, as doenças que contam com PCDT “protocolos de tratamento”.

A Conitec, está recebendo contribuição para atualizar o protocolo de tratamento de 35 doenças, veja a lista completa aqui: www.conitec.gov.br/index.php/enquete-conitec-n-03-2016

Nessa lista constam algumas doenças reumáticas, dor crônica e psoríase, confira:

Se você é paciente ou tem alguém na família que convive com uma dessas doenças, você pode responder o enquete e dizer ao Ministério da Saúde, o que você considera importante ter no “SUS”, para o tratamento da doença.

Confira os medicamentos fornecidos pelo SUS nas Farmácias de Alto Custo
Veja na tabela abaixo, a doença que deseja responder o enquete e confira os medicamentos que estão sendo distribuídos no “SUS” para o tratamento de cada uma dessas doenças:

Medicamentos protocolo SUSAgora que você conhece todos os medicamentos disponíveis no SUS para o tratamento dessas doenças, você pode responder o “Enquete do Ministério da Saúde” e dar a sua opinião sobre o protocolo de tratamento atual e sugerir melhorias e novos medicamentos para serem inseridos nos protocolos de tratamento.

É simples, basta seguir o tutorial abaixo, registrando a sua contribuição para a construção de um acesso ao tratamento mais eficaz e completo. Todas as pessoas podem participar e quanto maior for o número de respostas, maior a chance do Ministério da Saúde atender as solicitações da sociedade, veja abaixo o guia da enquete:

  • Entre no site da CONITEC: www.conitec.gov.br/index.php/enquetes
    Enquete-Conitec-1
  • Escolha a Enquete nº3 e selecione a opção: Deseja contribuir – Click Aqui: Enquete03
  • Será aberta o formulário online para registro das suas respostas, preencha então com os seus dados pessoais (são sigilosos e não serão divulgados), na pergunta nº 5, você deve escolher a doença para a qual deseja enviar a sugestão, confira a lista total de doenças:Enquete-4
  • Responda as perguntas 6,7,8,9 e a 10
  • Pergunta 6) – O que você acha da versão vigente do protocolo ou diretriz?
    Para consultar a versão vigente do protocolo ou diretriz, acesse o link correspondente no início do formulário.(link de todos os protocolos: http://conitec.gov.br/index.php/enquete-conitec-n-03-2016).
    Avalie à assistência e atenção do SUS para o tratamento da doença que está enviando sua sugestão.
  • Pergunta 7) – Qual informação você considera importante acrescentar na atualização do documento?
    Faça as suas sugestões de melhorias para a assistência e atenção integral da doença, levando em consideração medicamentos, órtese, protese, assistência multidisciplinar. Peça ao Ministério da Saúde tudo que deseja ter no SUS para o tratamento adequado e digno da doença.
  • Pergunta 8) – Considerando sua realidade local, o que ajuda ou dificulta a implantação deste protocolo ou diretriz atualmente?
    Faça uma analise, das sugestões de incorporação e melhorias feitas na pergunta 7, e as condições de infraestrutura do SUS da sua região para aplicar as ações sitadas.
  • Pergunta 9) -Gostaria de comentar sobre algum outro aspecto?
    Oportunidade de enviar suas observações, não aplicavéis nas perguntas anteriores, fique à vontade, porém, sugerimos não contar experiências pessoais ou depoimentos, mas pode citar evidências de efetividade das suas sugestões de incorporação e melhorias no tratamento enviadas na pergunta nº 7.
    Aqui é basicamente para você justificar suas respostas anteriores.
  • Pergunta 10) – Gostaria de comentar sobre algum outro aspecto?
    Local para ser enviado as evidências de necessidade e eficácia, de tudo que foi solicitado através das perguntas anteriores, pode ser enviado registro de evidências, como estudos médicos ou links de estudos e sites de referência. Ao clicar em SIM abrirá a tela para anexar o documento.
    Enquete-3

gravar

  • Pronto, agora é só clicar em “Gravar” e você fará parte da democracia do SUS, contribuindo para o melhor atendimento e assistência medicamentosa e não medicamentosa. Os pacientes são as melhores pessoas, para dizer a seu Governo suas necessidades, por isso, não fique de fora!

Confira a lista total de doenças que estão recebendo sugestões através do Enquete nº03/2016 da CONITEC – Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS do Ministério da Saúde.

Enquete-2

Enquete para atualizar os protocolos de tratamento do SUS: Dor Crônica, Esclerose Sistêmica, Espondilose, Lúpus, Psoríase

  1. Maria José Nicolosi Diz

    ALGUÉM PODE ME EXPLICAR POR QUE NÃO CONSTA NESSA PESQUISA, ARTRITE REUMATÓIDE, QUE ATÉ TRAVA DE TANTA DOR?

    1. Priscila Torres Diz

      Maria, porque artrite reumatoide, teve o protocolo de tratamento atualizado recentemente, e é uma dos mais completos à nível de fornecimento de medicamentos de alto custo. Consulte nesse post os medicamentos fornecidos para Artrite Reumatoide pelo SUS http://artritereumatoide.blog.br/2013/06/28/confira-a-lista-de-medicamentos-para-artrite-reumatoide-coberto-pelo-sus/

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: