Como fortalecer o joelho com artrose?

Entenda como você pode desenvolver exercícios que promovem o fortalecimento dos joelhos com artrose.
Os joelhos são uma das partes que mais levam impactos diariamente. Para que a artrose não seja desenvolvida ou para que os quadros da doença melhorem é indicado que o paciente mantenha um treino de exercícios  que podem fazer toda a diferença.
Eles são capazes de causar o fortalecimento dessa região e melhorar as condições do problema. Estima-se que o tempo correto para a prática seja de, ao menos, 3 vezes por semana com séries de 20 repetições. Lembrando da importância do minuto de descanso.
Os exercícios costumam ser prescritos por um terapeuta, de forma que atenda de preferência a sua necessidade em específico, contudo denotaremos abaixo os mais comuns:
Exercícios de pilates
Os exercícios de pilates são interessantes por um motivo simples: eles pressionam impacto sobre a região dos joelhos, utilizando alguns materiais auxiliadores como a bola ou pesos moderados. As atividades consistem especialmente em deitar sobre o chão (com o uso do colchonete), posicionar as mãos ao lado do corpo e elevar a região do glúteo.
Exercício para ser feito em casa
Também com o auxílio de um colchonete você deve se deitar sobre o chão, esticar uma perna e elevar vagarosamente a outra (lembrando que deve ser de pouca altura). Repita o exercício com ambas as pernas, recomendado 3 sessões de 20 repetições cada.
Você também poderá se sentar sobre o colchonete, posicionar ambas as mãos ao lado do corpo e flexionar apenas uma perna. Com a outra estique o máximo que puder fazendo pressão com os joelhos para baixo. Repita o processo 3 vezes de 20 com as duas pernas.
Exercícios não recomendados 
  • Corrida
  • Step
  • Musculação
  • Lutas marciais
  • Salto com vara
De forma alguma opte por algum desses, eles causam impacto excessivo na região do joelho e costumam ser agravantes.
Exercícios leves recomendados
  • Caminhada
  • Ciclismo
Ambos melhoram o funcionamento das regiões do joelho, isso porque fortalecem sem causar nenhum tipo de pressão sobre essa área. Também são recomendados para pessoas que possuem artrose e estão acima do peso.
Observações
As recomendações aqui descritas não fazem substituições da consulta a um especialista. É possível que sua lesão seja gravíssima e não permita a prática de nenhuma dessas atividades, por isso, procure seu médico e peça orientações precisas de acordo com o seu caso.
Quanto mais há o fortalecimento da região do joelho, menos será necessário a efetuação da cirurgia. Se possível, converse com um profissional instrutor na área de educação física e peça para que faça a montagem de um treino adequado. Em pouco tempo terá joelhos mais fortalecidos.
Benefícios dos exercícios
  • Fortalecimento do joelho
  • Aumento da densidade óssea
  • Diminuição da dor
Quando não houver reclamações quanto as dores, os níveis de intensidade poderão ser mais elevados. De qualquer forma, esteja sempre mantendo contato com seu médico. Um profissional é quem determinará suas necessidades.
Fonte: Acesso a Saúde – Comunidade Atlética

 

Jornalista

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

×
Jornalista Grupar EncontrAR

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

Anúncios

Comentário

comentários

Olá, deixe um comentário!