if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));

#Panlar2018 – Universidade lança especialização em Embaixador do Paciente com doença crônica

No painel “A educação como um caminho para viver melhor: juntos pacientes e médicos”, o intercâmbio de ideias e experiências marcou presença. Na sala, organizações de pacientes de toda América Latina compartilharam suas abordagens das doenças reumáticas em todos os aspectos, desde o atendimento médico a inclusão social do paciente. Em uníssono, todos concordaram que a educação ainda é o melhor caminho para viverem melhor e juntos, os pacientes e médicos.

O empoderamento do paciente com educação continuada é ferramenta indispensável para o tratamento das doenças crônicas. O papel dos pacientes ativistas também é fundamental neste processo, já que são capazes de levantar vozes e sensibilizar o poder público para políticas em benefício do tratamento.

De olho nisso, a Universidade de Austral, localizada na Argentina, lançou em 2017, a primeira especialização em Embaixador da Voz do Paciente. O programa foca na formação de porta-vozes que possam representar as necessidades das pessoas com alguma patologia e seus familiares, aumentando a consciência social e o sentido de solidariedade.

Ana Lúcia Marçal e Priscila Torres do Grupar – RP/EncontrAR
Anúncios

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: