Chá Verde pode ser um novo tratamento para Artrite Reumatoide

 

Resultados de um estudo americano mostraram que composto do Chá Verde reduziu em 10 dias edema e atividade inflamatória da Artrite Reumatoide em ratinhos.

A substância epigalocatequina-3-galato (EGCG) presente no Chá Verde, pode ser  no futuro um novo tratamento eficaz para a artrite reumatoide, de acordo com os resultados de um novo estudo de uma Universidade do Estado de Washington, anunciado na revista Arthritis & Rheumatology.

O coordenador do estudo, Dr. Salah-Uddin Ahmed, da WSU – Faculdade de Farmácia, ressalta que atualmente os tratamentos para artrite reumatoide têm alto custo, levando em consideração o uso de medicamentos antiinflamatorios, corticoides, medicamentos biológicos e os recentes inibidores de JAK, ressaltando a importância de sua pesquisa como uma promessa de oferecer uma oportunidade de tratamento com um custo acessível.

Na pesquisa foi retirado a substância epigalocatequina-3-galato (EGCG) do Chá Verde e administrado para ratinhos com Artrite Reumatoide ativa durante 10 dias, após esse período foi observado uma redução significativa do inchaço do tornozelo dos ratinhos. Os investigadores observaram que epigalocatequina-3-galato (EGCG) reduziu a atividade de TAKI (uma proteína de sinalização das citocinas pró-inflamatórias) que transmitem sinais que dispararam a inflamação e os dano aos tecidos articulares na artrite reumatoide. Essa redução da inflamação aconteceu sem interferir com outras funções celulares.

De acordo com Ahmed, os estudos sugerem que o composto epigalocatequina-3-galato (EGCG) do Chá Verde pode ser altamente eficaz no tratamento da artrite reumatoide, podendo ser um modelo de medicamento que possa vir a reduzir a atividade do sistema imunológico, reduzindo os custos, porém seus estudos ainda não são satisfatórios para dizer se o uso da substância do Chá Verde à longo prazo, será adequado para manter a inatividade inflamatória, ou seja, os estudos ainda são recentes e não é conhecido se o Chá Verde mantém a Artrite Reumatoide controlada.

Uma perspectiva de tratamento para o futuro, portanto, vamos esperar os anvaços dessa pesquisa, não tomem Chá Verde sem consultar o seu médico reumatologista. O consumo de chá, tem metabolismo hepático, junto com os medicamentos, isso pode sobrecarregar o fígado e causar hepatites medicamentosas, por essa razão, não devemos consumir medicamentos e chás sem a orientação e prescrição do reumatologista.

Fonte: Revista Arthritis & Rheumatology.

Sobre o Chá Verde:

É um chá que tem sido consumido em larga escala no Brasil, para diversas indicações, é uma fonte de flavonoides, sua produção é à partir de folhas secas da planta Camellia Sinensis e seu gosto é amargo.
O chá verde tem atividade biológica, que está relacionada à presença da epigalocatequina-3-galato, razão de sua utilização na pesquisa para tratamento da artrite reumatoide, pois essa substância produz atividade anti-inflamatória e antitumoral, por isso está sendo estudado sua melhor forma de ser utilizada ou não para tratamento da artrite reumatoide.

 

Jornalista

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

×
Jornalista Grupar EncontrAR

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

Anúncios

Comentário

comentários

3 Comentários

  1. Eu tenho essa maldita doença.É muito difícil conviver com ela porque as pessoas te verem bem achando que vc está mentindo tem dia que fico muito deprimida pedindo misericó
    rdia de Deus.

    • Amiga!!!! tomara mesmo que o chá amenize a dor ou qm sabe retarde a evolução da AR. Com relação a minha AR quase não resolve a medicação, mas como sempre gostei de chás vou associar eles tbm no meu dia-a-dia, chá verde, chá preto, chá amarelo, chá vermelho q todos são da mesma linha do chá verde. Tenham vcs um bom dia. bjs. Laurita.

Olá, deixe um comentário!