Chá Verde pode ser um novo tratamento para Artrite Reumatoide

 

Resultados de um estudo americano mostraram que composto do Chá Verde reduziu em 10 dias edema e atividade inflamatória da Artrite Reumatoide em ratinhos.

A substância epigalocatequina-3-galato (EGCG) presente no Chá Verde, pode ser  no futuro um novo tratamento eficaz para a artrite reumatoide, de acordo com os resultados de um novo estudo de uma Universidade do Estado de Washington, anunciado na revista Arthritis & Rheumatology.

O coordenador do estudo, Dr. Salah-Uddin Ahmed, da WSU – Faculdade de Farmácia, ressalta que atualmente os tratamentos para artrite reumatoide têm alto custo, levando em consideração o uso de medicamentos antiinflamatorios, corticoides, medicamentos biológicos e os recentes inibidores de JAK, ressaltando a importância de sua pesquisa como uma promessa de oferecer uma oportunidade de tratamento com um custo acessível.

Na pesquisa foi retirado a substância epigalocatequina-3-galato (EGCG) do Chá Verde e administrado para ratinhos com Artrite Reumatoide ativa durante 10 dias, após esse período foi observado uma redução significativa do inchaço do tornozelo dos ratinhos. Os investigadores observaram que epigalocatequina-3-galato (EGCG) reduziu a atividade de TAKI (uma proteína de sinalização das citocinas pró-inflamatórias) que transmitem sinais que dispararam a inflamação e os dano aos tecidos articulares na artrite reumatoide. Essa redução da inflamação aconteceu sem interferir com outras funções celulares.

De acordo com Ahmed, os estudos sugerem que o composto epigalocatequina-3-galato (EGCG) do Chá Verde pode ser altamente eficaz no tratamento da artrite reumatoide, podendo ser um modelo de medicamento que possa vir a reduzir a atividade do sistema imunológico, reduzindo os custos, porém seus estudos ainda não são satisfatórios para dizer se o uso da substância do Chá Verde à longo prazo, será adequado para manter a inatividade inflamatória, ou seja, os estudos ainda são recentes e não é conhecido se o Chá Verde mantém a Artrite Reumatoide controlada.

Uma perspectiva de tratamento para o futuro, portanto, vamos esperar os anvaços dessa pesquisa, não tomem Chá Verde sem consultar o seu médico reumatologista. O consumo de chá, tem metabolismo hepático, junto com os medicamentos, isso pode sobrecarregar o fígado e causar hepatites medicamentosas, por essa razão, não devemos consumir medicamentos e chás sem a orientação e prescrição do reumatologista.

Fonte: Revista Arthritis & Rheumatology.

Sobre o Chá Verde:

É um chá que tem sido consumido em larga escala no Brasil, para diversas indicações, é uma fonte de flavonoides, sua produção é à partir de folhas secas da planta Camellia Sinensis e seu gosto é amargo.
O chá verde tem atividade biológica, que está relacionada à presença da epigalocatequina-3-galato, razão de sua utilização na pesquisa para tratamento da artrite reumatoide, pois essa substância produz atividade anti-inflamatória e antitumoral, por isso está sendo estudado sua melhor forma de ser utilizada ou não para tratamento da artrite reumatoide.

 

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));