Centro de Infusão Reumatológico completa um ano melhorando qualidade de vida dos pacientes

Completando um ano de funcionamento neste mês de abril, o Centro de Infusão Reumatológico (CIR) do Hospital Geral de Palmas (HGP) já é referência no tratamento ambulatorial de doenças reumatológicas, condição que ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo. O serviço disponibiliza a administração de medicamentos imunobiológicos de alto custo indicados para alguns casos, a exemplo da artrite reumatóide, lúpus e espondilite anquilosante.
O centro iniciou as atividades atendendo a apenas 12 pacientes e hoje já são cerca de 100 pessoas que contam com o serviço, que é o terceiro da região Norte do Brasil a prestar esse tipo de tratamento à população.
Idealizador e coordenador do centro, o médico reumatologista Fernando Lira explica que com a implantação “muitas vidas estão sendo salvas de doenças inflamatórias severas, graves e autoimunes”. O especialista reforça ainda que muitos pacientes que não podiam trabalhar ou ter lazer melhoraram a qualidade de vida, pois os inchaços, por exemplo, estão sob controle.
Ainda segundo o médico, os resultados do trabalho realizado no centro são conseguidos em grande parte pela dedicação total dos profissionais. Todas as tardes médicos e residentes acompanham o serviço, além da equipe de enfermagem que é extremamente comprometida. “Mais que a nossa satisfação como equipe, o importante é ver a satisfação de nossos pacientes em poder usar medicações que hoje são utilizadas em Tóquio, Boston, Inglaterra, França e São Paulo e em qualquer lugar do mundo, desfrutando de um tratamento de ponta, com resultados que também têm os grandes centros mundiais. Isso não tem preço”, destaca.
A diretora geral do HGP, Renata Duran, relembra que o serviço nasceu através do compromisso profissional da equipe e empenho da gestão. “Hoje colhemos os frutos, que são a promoção da saúde e bem estar de nossos pacientes”, afirma.
Valeria Fernandes, uma das primeiras pacientes que chegou ao centro, conta que antes não tomava com frequência a medicação que necessita. “Depois que implantaram esse espaço, todo mês, de forma certinha, tomo a medicação e isso melhorou muito minha qualidade de vida”, conta.
Já a paciente Flavia Rayane Oliveira disse que com o serviço o tratamento melhorou 100%, já que antes atrasava a medicação por falta de vagas em leito na internação do hospital. “A partir do momento que passamos a fazer tratamento aqui os resultados de meus exames só tem melhorado. Tenho tomado a medicação certinha de mês em mês e considero o atendimento muito melhor com a enfermagem, reumatologistas de primeira e residentes muito bons”, finaliza.
No HGP são realizados mensalmente mais de 60 procedimentos de infusão de medicamentos utilizados no tratamento de doenças como paget, artrite psoriasica, Lupus, imunodeficiência primária, esclerose múltipla, esclerose sistêmica, artrite idiopática juvenil, osteoporose e artrite reumatóide. O serviço conta ainda com residência médica em reumatologia e equipe de enfermagem.
Fonte: O Girassol

Social Media
Social media manager, digital influencer, blogueira, youtuber e redatora, ativista em saúde motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide há 7 anos, patient advocacy, mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Social media manager, digital influencer, blogueira, youtuber e redatora, ativista em saúde motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide há 7 anos, patient advocacy, mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

Olá, deixe um comentário!