Atividades gratuitas no Dia Mundial da Saúde no RS

Com o diabetes como tema da campanha deste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) promove nesta quinta-feira, dia 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde. A doença foi escolhida porque, segundo estimativas da instituição, estará em expansão em muitos países nos próximos anos.

Aproveitando a data e para estimular a prática de hábitos saudáveis, hospitais da Capital e prefeituras de Porto Alegre e cidades da Região Metropolitana promovem atividades nesta quinta e nos próximos dias. Confira a programação.

PORTO ALEGRE

– Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público, no Centro, nesta quinta, dia 7, das 9h às 16h
– Oficinas com orientações de como organizar a geladeira ou manter a casa segura, sem riscos para idosos e crianças, que são as principais vítimas em acidentes domésticos.
– Na Feira da Saúde, os participantes poderão simular a compra de alimentos, testando se predomina a escolha por alimentos saudáveis, momento em que nutricionistas darão dicas de como priorizar a boa alimentação.
– A programação inclui aulas de ioga, tai chi chuan, alongamento e dança, apresentações teatrais, dicas de reciclagem e preservação do meio ambiente e dos arroios da cidade, atividades para idosos, roda de conversa sobre qualidade de vida, exposição de sementes nativas e coral da etnia Mbyá Guarani Tekoá Ka’aguy Mirim.
– Profissionais de diversas áreas da saúde e parceiros estarão à disposição com dicas de saúde bucal, prevenção da tuberculose e do câncer de mama, saúde escolar, agricultura familiar e horta comunitária.

– O Hospital Ernesto Dornelles realiza evento alusivo ao Dia Mundial da Saúde na Redenção, ao lado do Monumento ao Expedicionário, sábado, dia 9 de abril, das 9h30min às 14hmin.
– Atividades como ginástica laboral, avaliação da qualidade de vida, avaliação nutricional, verificação de pressão e teste de glicose. Além de dicas de saúde para a população, também haverá distribuição de barrinhas de cereal e atendimento com profissionais do hospital para que todos possam tirar suas dúvidas. Em caso de chuva, o evento será adiado.

– O Sistema de Saúde Mãe de Deus promove caminhada orientada por um educador físico no sábado, dia 9 de abril, das 9h30min às 11h, no Parque Marinha do Brasil.
– A concentração dos participantes da caminhada ocorrerá junto ao canhão do Parque Marinha do Brasil. A atividade é gratuita e aberta ao público, com duração de uma hora e meia. Os organizadores orientam as pessoas para que usem roupa confortável, levem uma garrafinha de água e evitem portar objetos de valor.

ALVORADA

– Sábado, dia 16, das 8h às 17h.
– Pesagem e encaminhamento para o pré-natal dos beneficiários do Bolsa Família.
– Uma equipe de vigilância em saúde realizará avaliação nutricional dos beneficiários na Escola Municipal Emília de Oliveira (Avenida Olegário José Guimarães, 568), no Bairro Piratini.

NOVO HAMBURGO

– Onde: Praça do Imigrante, no Centro, quinta, dia 7, das 9h às 16h
– Ônibus da Saúde: verificação de Pressão, HGT (medição de glicose), dicas de nutrição, planejamento familiar, saúde bucal e teste rápido (HIV/Sífilis)
– Ônibus de Educação Ambiental: feira de adoção de cães e gatos do Cempra e distribuição de mudas de árvores nativas.

SÃO LEOPOLDO

– Esquina das ruas Independência e Presidente Roosevelt. Em caso de chuva, a atividade será realizada no Centro Administrativo (Avenida Dom João Becker, 754), a partir das 14h30min desta quinta, dia 7.
– Educadores físicos do projeto Vida Saudável da Secretaria de Saúde vão motivar as pessoas a se exercitarem por alguns minutos.

SAPUCAIA DO SUL

– Unidade Básica de Saúde Fortuna (Avenida Juvêncio Fragoso, esquina com a Rua Giruá, às 8h30min e às 13h30min, realiza nesta quinta, dia 7, atividades com os moradores atendidos no posto.
– Serão oferecidos testes rápidos (HIV, sífilis e hepatites), confecção do Cartão Sus, solicitações de mamografia e atividades físicas.

GUAÍBA

– Nesta quinta, dia 7, às 13h30min e às 16h30min, na Praça da Bandeira. Se chover, o evento será transferido.
– Orientações para auxiliar no combate ao mosquito Aedes aegypti, contra a gripe e a tuberculose, além de teste rápido de HIV.

Fonte: Diario gaucho

Social Media
Social media manager, digital influencer, blogueira, youtuber e redatora, ativista em saúde motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide há 7 anos, patient advocacy, mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Social media manager, digital influencer, blogueira, youtuber e redatora, ativista em saúde motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide há 7 anos, patient advocacy, mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

Olá, deixe um comentário!