Artrite reumatoide: Um dos fatores desencadeadores seriam os alimentos?

artrite reumatoide pode ter entre fatores ambientais que desencadeiam a inflamação também . A pesquisa japonesa mostrou pela primeira vez que os anticorpos específicos em pacientes com artrite reumatoide também reagem contra proteínas animais e vegetais. O estudo foi publicado na revista Arthritis & Reumatologia.

“Pessoas com doenças auto-imunes como a artrite reumatoide,têm anticorpos úteis em fazer o diagnóstico. Na artrite reumatoide , os principais são o fator reumatoide, há muito identificados, e os de descoberta mais recente, os anticorpos contra proteínas citrulinadas (ACPA e anti-CCP) “, diz o professor Carlo Selmi , chefe de Reumatologia e Imunologia Clínica Humanitas e professor da Universidade de Milão. Estes anticorpos são encontrados quase exclusivamente em pessoas com artrite reumatoide “, mas sua presença pode ser detectada até mesmo 10 anos antes do aparecimento da doença”, acrescenta o especialista.

No caso do ataque de antígenos, ou a agentes externos, o sistema imunitário produz anticorpos. Se estes são dirigidos contra o próprio organismo, contra os seus tecidos, que produzem auto-anticorpos aqui, como o ACPA. É a condição de auto-imunidade: o sistema imunológico não reage reconhecer mais o que é próprio do organismo.

Um dos fatores ambientais relevantes para a artrite reumatoide é o tabagismo

“A hipótese – diz o professor – é que o sistema imunológico reage contra os antígenos que” trocas “para perigoso, por exemplo, contra as chamadas proteínas citrulinadas. É o fenômeno de “mimetismo molecular”. O fator ambiental conhecido apenas capaz de modificar as células em proteínas citrulinadas é o tabagismo. Pesquisadores japoneses têm ido em busca de outros gatilhos que possuem proteínas citrulinadas e, portanto, ativam o sistema imunológico. “

Os pesquisadores – explica o professor – identificaram as proteínas de origem animal, vegetal e microbiana, similar aos agentes externos perigosas, o que induzem a produção de anticorpos capazes de ativar inflamações ACPA em artrite reumatoide .

Este estudo confirma o papel do meio ambiente e na presença de outras causas potenciais de artrite reumatoide. Como mencionado anteriormente, o único fator ambiental do que tem sido documentada uma ligação com esta doença auto-imune é o tabagismo.Agora, devemos também considerar fatores como alimento. No entanto, a relação entre dieta e artrite reumatoide ainda está sob investigação , conclui o professor Selmi.

Fonte:Humanitas Salute

Jornalista

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

×
Jornalista Grupar EncontrAR

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

Anúncios

Comentário

comentários

1 Comentário

  1. Eu fumei durante alguns anos da minha vida, consegui me livrar desse vício e coincidência ou não descobri a artrite reumatoide um tempo depois.
    acredito então que ela estava ali, guardadinha, esperando para dar o ar da graça…
    Me livrei de um inimigo mas ele me deixou uma péssima acompanhante!

Olá, deixe um comentário!