Artrite e Artrose no Programa Hoje em Dia da TV Record

Nessa, segunda-feira, o quadro “Você e o Doutor”, com Dr. Antonio Sproesser no Programa Hoje em Dia da TV Record, aborda a Artrite e Artrose, com participação do Médico Reumatologia Thiago Bitar, que enfatiza a importância de busca o “controle da doença, na artrite reumatoide não se trabalha a cura, mas sim o controle”, entre outros pacientes, sou entrevistada como paciente com artrite reumatoide.
Imediatamente após ir ao ar, comecei a receber comentários criticos de varias pessoas, no grupo EncontrAR do facebook e em nossas redes sociais, por isso deixo aqui o meu comentário:
Dr. Antonio Sproesser em seu quadro “Você e o Doutor” fez uma abordagem genérica sobre a Artrite e Artrose, por algumas vezes, Dr. Sproesser comentou que a Artrose é uma doença comum em pessoas idosas, o que é uma verdade, os indicadores de artrose apontam que a artrose é uma doença esperada em pessoas mais idosas, porém, Dr. Sproesser enfatizou que a crianças, esportistas e pessoas jovens podem ter artrose. A CRITICA sobre o tratamento medicamentoso: a artrose em pessoas que não tem doenças crônicas sistêmicas, pode ser tratada a longo prazo sem uso de medicamentos de uso contínuo, uma vez que a artrose é localizada e mudanças de hábitos de vida podem contribuir para mudança do quadro de dor e limitação da Artrose, lembramos da regrinha para Artrose “atividade fisica e fisioterapia” para a Artrite Reumatoide em atividade “repouso”, portanto é possivel ter artrose e não tomar medicamentos de uso diário.
Sobre a Artrite Reumatoide e Artrite Idiopática Juvenil, a abordagem sobre a definição das doença foi coerente, porém, a matéria de fato ficou incompleta, pois é complexo o quadro de AR e AIJ, é compreensível que o programa teve uma pauta “mista, entre artrite e artrose” e o Dr. Sproesser deixou claro o que é artrite e o que é artrose, devemos lembrar que artrite é uma articulação inflamada (que pdoe ser por trauma, esforços repetitivos, etc), que foi o caso do apresentador “Edu Guedes, que declarou ter tido uma artrite por causa dos movimentos repetitivos que realizava na cozinha, ele tratou e reverteu o quadro de sua artrite localizada”, lembrem-se que a AR e AIJ é muito diferente disso. A pauta do programa não era AR/AIJ, porém, deixou a desejar na abordagem da realidade das pessoas com AR e AIJ no Brasil, questões de tratamentos medicamentoso e não medicamentoso, questões sobre o impacto social e psicológico da AR e AIJ sobre a vida de quem a sofre e de suas famílias, temos uma amplitude de realidades de AIJ e AR que não foram mostradas no programa. Dr. Thiago Bitar de fato deveria ter participado do quadro online junto com o Dr. Sproesser, mas acredito não ser a pauta deste programa, porém, nada impede de ser uma pauta futura, por isso, lanço a proposta “vamos fazer a nossa sugestão de pauta sobre Artrite Reumatoide e Artrite Idiopática Juvenil, uma abordagem completa”, as sugestões de pauta podem serem enviadas para o e-mail: denunes@sp.rederecord.com.br
Ou através do site: http://noticias.r7.com/record-noticias/sugestao-de-reportagem/
Agradeço
a produção do programa pela oportunidade de falar sobre as doenças que trazem grande impacto sobre nossas vidas, evidente que nosso sonho perfeito seria uma pauta sobre artrite reumatoide, mas sem causar confusão na cabeça do povo, é complexo entender que artrite, artrose, artrite reumatoide e artrite idiopática juvenil são doenças semelhantes, que muitas vezes pode ser concomitante, pessoas com AR e AIJ podem ter artrose, mas pessoas com Artrite podem não ter AR e AIJ e pessoas com artrose não são apenas as mais velhas.
#VamosFalardeArtriteReumatoideHojeEmDia

Vejam matéria na integra.

Jornalista
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Jornalista Grupar EncontrAR
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

8 Comentários

  1. Tenho síndrome do túnel do carpo.
    Tive dores absurdas.
    Queimava meus dedos.
    Isso foi causado por ter lavado uma área de serviço.
    Fiz fisioterapia. Infravermelho, choques e até banho de parafina.
    Não conseguia me enxugar.
    Minha vizinha me infirmou q havia visto no programa do Jô, o Juca de Oliveira comentou q usou xá de semente de sucupira para tendinite e havia ficado bom. Comprei as sementes, fiz o chá, e voltei a minhas atividades normais.
    Recomendo.
    Comprei as sementes, fiz cha

    • Jorge, o uso da sucupira, não têm evidência cientifica que comprove a efetividade para tratar doenças como artrose, artrite ou síndrome do túnel do carpo. Aconselho que converse com o seu médico, tire suas dúvidas e veja com o médico as opções medicamentosas e não medicamentosas para tratar seu quadro clínico.
      Se cuide!!!

  2. Eu sou digitadora no detran e estou com muita dor no pe e tendao de aquiles o que eu faco muita dor .

    • Maristela, você pode utilizar talas para atividades diária, converse com o médico e/ou fisioterapeuta para indicar uma tala para o seu caso. Caso você seja concursada, vale a pena conversar com o médico do trabalho para verificar a possibilidade de readaptação profissional, em um cargo que não tenha que digitar tanto.
      Boa Sorte

    • Toda doença estado etc terminada em ite designa inflamação, assim tendinite inflamação dos tendões que é uma inserção de músculos numa peça óssea a bursite é inflamação nas bursas que é uma estrutura dentro das articulações responsáveis por absorver impacto

Olá, deixe um comentário!