Aprenda como hábitos alimentares saudáveis podem ajudar a combater doenças inflamatórias

Importantes pesquisas apontam a influência do padrão alimentar sobre a atividade inflamatória das doenças autoimune como a artrite reumatoide. Apesar de não existir uma dieta que possa controlar a doença, a adoção do consumo de alimentos saudáveis somados a aqueles que possuem poder anti-inflamatório, elevam a possibilidade de atingir e manter a remissão, ou seja – a qualidade de vida.

A inflamação é a primeira resposta do sistema imunológico à infecção ou presença de uma
doença. Na artrite reumatoide logo aprendemos a reconhecer os sinais clássicos de inflamação – edema, vermelhidão e dor. O consumo de alimentos errados potencializa essa manifestação da AR, se somado ao excesso de peso, piora consideravelmente o controle, dificultando a conquista da remissão e até mesmo o sucesso do tratamento medicamentoso. Os tecidos gordurosos do corpo excretam hormônios – a leptina, resina e adiponectina, que tem a função de regular o sistema imunológico, porém, em pessoas acima do peso ideal, em vez de controlar, esses hormônios causam uma desordem, interferindo no metabolismo, aumentando a atividade inflamatória e gerando a resistência a resposta aos medicamentos.

A inflamação pode ainda ser agravada pelo alimento ingerido. Dietas ricas em óleos vegetais refinados ou hidrogenados, encontrados por exemplo na margarina e batatas fritas. Dieta rica em açucares e farina refinada, contribuem para o processo inflamatório.
Os alimentos anti-inflamatórios, podem ser consumidos regularmente, inseridos na dieta diária sem a necessidade de uma dieta restritiva ou radical, pode reduzir a inflamação e contribuir ainda para combater a obesidade.

Experimente e acrescente algum tipo de alimento anti-inflamatório em cada refeição do seu dia.

As pessoas que fizeram isso, muitas vezes descrevem alívio notável de desconfortos anteriores e uma maior capacidade de controlar seu peso.

*Lembre-se também que o exercício é uma das melhores maneiras de combater a inflamação.

Confira algumas dicas de alimentos anti-inflamatórios:

Referência: http://www.metabolismadvice.com/anti_inflammatory_food/

Jornalista

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

×
Jornalista Grupar EncontrAR

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

Anúncios

Comentário

comentários

1 Comentário

Olá, deixe um comentário!