Aprenda a lidar com a dor

Podemos anotar nosso dia-a-dia com a dor,se baseando conforme a figura abaixo. Dessa forma O Grupasp promoveu no dia 18 de Junho de 2010, a palestra com o tema “A mente vencendo o humor, convivendo com a dor e as alterações de humor”. Apresentada pela Psicóloga Drª. Juliana S.B. Queiroz.
Registro diário da Dor

Através dessa tabelinha podemos numerar e avaliar nosso nível de dor.

Após um período ficará fácil sentar e avaliar o que nos faz bem e o que nos faz mal e através dessa avaliação, podemos nos conhecer e identificar aquilo que funciona como gatilho para nossa dor. Uma lição de como aprender a lidar com a dor e como as alterações de humor podem influenciar sobre a dor.

Agradecemos a colaboração e presença de todos. Tenha acesso ao conteúdo da palestra em PDF no site do Grupasp

Anúncios

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de Artrite Reumatoide aos 26 anos, enquanto atuava como enfermeira, estava acostumada a lidar com a dor, porém, a dor dos outros. De repente a dor passou a ser minha companheira. Troquei o cuidar assistencial pelo cuidar informacional e escrevi o Blog Artrite Reumatoide, para compartilhar a minha dor, aprendi então, que Dor Compartilhada é Dor Diminuída. Hoje sou “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde e uma eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

8 Comentários

  1. Oi, Venina.

    Eu me lembro dessa fase, vc compartilhou comigo, dificil, a AR sempre estará presente + as intercorrências têm que serem resolvidas, agora com a ressonância seu médico saberá a coisa certa a fazer. Mas esperar até o dia 14 é bastante tempo para quem tem dor, tente conversar na clínica, vá até o consultório, converse, explique a sua dor e peça ajuda, certamente vão te atender.

    Tente conseguir atendimento médico antes do dia da consulta.

    Se cuida!!!!!!!

    Beijim!!

  2. pri fiz ressonancia do joelho e um terço da perna o meu reumato dizia q era um cisto de bacher fez filtraçao e depois tentou pulsionar e nao saiu nada quase morri de dor pulsionou sem anestesia me encaminhou para o ortopedista q disse q era um tumor me confudiu tanto q nao estava nem dormindo fui em outro q me pediu a ressonancia e o resultado foi esse perdi ate o meu emprego pq minha perna doi 24 horas o hematoma e enorme e a dor maior ainda faz um ano q estava tratando como um cisto com meu reumato falava para o reumato qeu nao estava aquentando dobrar o joelho para costurar e ele me afastava 15 dias e dizia q ia passar q o cisto sumia com o tempo e door acho q ele nem imagina o tamanho q ela e foi ate q perdi meu emprego mas agora acho q DEUS vai me iluminar um diagnostico certo para minha vida voltar quase ao normal pq com ar normal nunca mais fica bjs venina

  3. Oiee.. Venina…

    Gastrocnemio não é nome de doença é nome de um músculo fica na região posterior da perna e serve para flexionar a perna.. +- isso ..

    Com extenso hematoma= Você bateu a perna? caiu? eu não entendi sobre o exame, me explique o que esta sentindo, como é que vocês esta? ..

    Afinal tu fez ressonância de que? joelhos? ..
    Me explique que tento te orientar rsrs

    Bjão..

  4. OI PRI TUDO BEM PRI O RESULTADO DA MINHA RESSONANÇIA CHEGOU E ESTA ASSIM RUPTURA PARCIAL DA PORÇAO PROXIMAL DO GASTROCNEMIO MEDIAL COM EXTENSO HEMATOMA LOCAL SERA Q EGRAVE SO VOU NO ORTOPEDISTA 14 DE DEZEMBRO Q TEM COM O MEDICO BOM OBRIGADO E SE PODER ME AJUDAR BJS VENINA

  5. Olá, Ruth.

    Conheci o Dr. Geraldo Castelar no II Fórum de politicas publicas de atenção aos reumáticos em Brasília, uma pessoa maravilhosa que apoia os trabalhos sociais de apoio aos pacientes reumáticos. Obrigada por compartilhar a sua história conosco. Bem Vinda ao nosso blog!!!

    Bjão

  6. Adorei o blog, estou te seguindo.
    Assim como você, sou portadora de artrite reumatóide.
    Moro no Rio e meu médico é o Dr. Geraldo Castellar, o melhor médico que já conheci.
    Bjks

Se você gostou dessa publicação, nos incentive a continuar, deixe seu comentário!