Anvisa aprova novo medicamento oral para tratamento da artrite reumatoide – Tofacitinibe “Xeljanz”

TofacitinibeOs brasileiros que convivem com Artrite Reumatoide, contam com novo medicamento imunossupressor para tratar a doença, foi aprovado pela Anvisa, o Citrato de Tofacitinibe “Xeljanz®”, fabricado pelo laboratório Pfizer.
Trata-se de um novo imunossupressor, que à partir de 08 de Dezembro de 2014, pode ser comercializado no Brasil, no entanto, para ser fornecido pelo SUS, através das farmácias de alto custo, depende de consulta pública pela CONITEC (órgão que incorpora novas tecnologias no SUS).

Sobre o Tofacitinibe “Xeljanz®”:
Tofacitinibe 5mg, é um medicamento imunossupressor, da classe inibidores da quinase Janus (JAK), está disponível em forma de comprimido, com dose de um comprimido duas vezes ao dia, indicado para o tratamento da artrite reumatoide, moderada e grave em atividade, que não teve boa resposta ao Metotrexate.
Tofacitinibe apesar de ser em comprimido age de forma semelhante, ao medicamento biológico, é uma molécula pequena que inibe a produção de citocinas e diminuí a reação inflamatória da doença artrite reumatoide.
Os resultados esperados com Tofacitinibe, são o controle da evolução da doença, buscando a remissão dos sinais e sintomas e consequente melhora na qualidade de vida e autonomia para realização de atividades de vida diária.

Indicação:
Pacientes com artrite reumatoide, que não tiveram boa resposta com Metotrexate ou, com contra-indicações para o uso de metotrexate.

Cuidados durante o uso do Tofacitinibe: Avaliação da função renal e hepática periódica.

Contra-indicação:
Pessoas com AR, que tenham hepatite B ou C, problemas hepáticos e renais.
Crianças e mulheres grávidas.

Resultados da Pesquisa Clínica com Tofacitinibe:
Os estudos clínicos foram realizados com 3.800 pacientes, incluindo pacientes brasileiros. Um grupo desses pacientes, com duas semanas de uso, apresentaram melhora significativa das dores e inchaço, outro grupo levou em média de 3 à 6 meses para apresentarem melhora da dor e edema.
Dos pacientes que participaram dos estudos clínicos, 50% deles, em 3 meses de uso apresentaram melhora das dores e inchaço.
Parte dos pacientes que participaram da pesquisa clínica receberam Metotrexate e outra parte Tofacitinibe, em 06 meses de avaliação, os pacientes que receberam Tofacitinibe, apresentaram melhor controle da evolução da doença e menor progressão das lesões articulares, no entanto, devemos lembrar que cada paciente tem respostas individuais ao tratamento, mas, nos parece bastante animador os resultados da pesquisa clinica.

Custo do Tofacitinibe:
Tofacitinibe, está aprovado nos Estados Unidos, desde 2012, onde o tratamento mensal, sai por US$ 2.055 (cerca de R$ 4.685), um custo semelhante a alguns tipos de medicamentos biológicos, portanto, a esperança é que este medicamento seja incorporado e fornecido nas farmácias de alto custo.

Tofacitinibe requere prescrição médica e a decisão pela troca do esquema medicamentoso, deve ser uma decisão médica, compartilhada com o paciente. Essa publicação tem caráter informativo.

Fonte: Diário Oficial da União –Suplemento Anvisa – DOU1 – Edição nr 237 de 08/12/2014 Pag. 13

Xeljans – www.xeljanz.com 

Jornalista
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Jornalista Grupar EncontrAR
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

20 Comentários

  1. Comecei um tratamento com xeljanz já senti uma melhora considerável diminuiu bastante o inchaço nas articulações das minhas mãos com apenas 15 dias

    Simone

  2. Tenh procurado saber de remédio para artrose e osteoartrose. Adorei saber desse novo remedio. Sofro dores horríveis nos joelhos e nos quadris por conta da artrose. Será que posso usar esse medicamento? Obrigada

    • Maria, você deve conversar com o seu médico, pois é um tipo de medicamento onde o médico deve prescrever e orientar o acesso, pois não está sendo distribuído no SUS, alguns poucos planos de saúde, estão fornecendo.
      Boa Sorte!!

  3. Boa noite !!!consegui o medicamento com meu médico.Mas o preço é bem alto,dei entrada no prosus para tentar conseguir pelo estado mas meu médico já falou que eles sempre negam,então vc pega a negativa do prosus e da entrada pela defensoria pública…ahhhh e tem mais uma vantagem ele é ótimo para os cabélos .As outras drogas que tomei caiu muito meu cabelo com esse medicamento meus cabelos estão crescendo graças a Deus….E realmente muitas pessoas têm usado para calvice

  4. Esse medicamento também é para calvice…estou adorando!!!meus cabelos que tinham caído muiiiiiito por conta das drogas biológicas já está crescendo….

    • Oi Simone!
      sera que por favor vc pode me ajudar?
      Como faço pra conseguir o xeljanz?
      Qual plano disponibiliza?
      por favor te peço encarecidamente. …
      Deus Abençoe!

      • Cristina, o pedido do Xeljanz, deve ser feito através de pedido formal por escrito ao plano de saúde, este medicamento não consta no rol de procedimentos e coberturas obrigatórias dos Planos de Saúde, por isso o seu fornecimento não acontece por todos os tipos de operadoras. Sugiro que faça o pedido administrativo ao seu plano de saúde, se for negado a única forma de conseguir é através do pedido judicial. Super boa sorte!

  5. Olá como estão. ..
    Alguém conseguiu adquirir o xeljanz?
    Se conseguiu peço encarecidamente que me ajude a ver como faço para conseguir.
    Qual plano de saúde disponibiliza?
    por favor me ajudem. ..
    Desde de ja obrigada e que Deus Abençoe. .
    Me procurem no face
    Cristina Chermack
    de Colombo PR

  6. boa tarde estou precisando muito desse remedio xaljanz para artite e tambem no cabelo que tem fallas preciso muito ja usei muitas coisas para nascer mas eu acho que por causa das infexcões esta dificil cura eu não tenho condições de pagar alto nesse remedio sera que tem alguma solução meu telefone é 1433222113 ou sera que tem mais barato por favor alguem pode me ajudar

    • Elza, o laboratório produtor deste medicamento tem alguns programas de fornecimento, que somente são explicados aos Médicos, sugiro que converse com o seu médico, mais a melhor forma de conseguir é através de pedido judicial, para isso você pode utilizar a Justiça Gratuita. Super boa sorte!

  7. Olá pessoal, eu vou começar a tomar o xeljanz, quem conseguiu foi o meu reumatologista, tendo em vista ter feito varios tratamentos e nao ter êxito. Espero em Deus melhorar. Depois vou dar entrada pelo SUS, so falta o laudo.

  8. Comecei a tomar este medicamento, há três dias, e não sei ainda como vai responder em meu organismo. Estava tomando o Rituximabe, mas tive que parar, porque está em falta nas farmácias de alto custo, então, meu médico me deu um frasco de Xeljanz, enquanto não consigo pegar o outro.

    • Idalina, você deixou de tomar o Rituximabe por não receber do SUS? isso?
      Estamos te enviando um e-mail, o Xeljanz ainda não está sendo fornecido pelo SUS, foi incorporado + o prazo para começar a ser fornecido è à partir de agosto/2017, isso ainda não é certo. Seu médico fez a doação de uma caixa e deve manter a doação até que o SUS te forneça, converse com ele sobre isso.

Olá, deixe um comentário!