Aconteceu em Florianópolis a IV Edição do Congresso Sul Brasileiro de dor 2016

Nos dias 16 e 17 de setembro de 2016, Florianópolis sediou a IV Edição do Congresso Sul Brasileiro de dor 2016, o Congresso é uma realização da ACED, capítulo catarinense da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) – Associação Catarinense para o estudo da dor (SBED-SC / ACED) – juntamente às regionais gaúcha (SBED – RS / SOGED) paranaense (SBED-PR / SOPRED), congresso presidido pela Dra. Juliana Barcellos de Souza, Fisioterapeuta na Clínica Educa a Dor e Hospital Universitário de Santa Catarina.

Com o tema “A CONSTRUÇÃO DE VENCER DORES”, que teve o objetivo de uma nova construção para o tratamento das dores, apresentando modelos atuais de ferramentas tecnológicas disponíveis no auxílio dos profissionais de saúde para um melhor atendimento do seu paciente gerando qualidade de vida em seu ambiente de trabalho e cotidiano.

O Evento contou também com a presença de palestrantes especialistas das áreas de fisioterapia, reumatologia, neurologia, odontologia, psicologia, anestesiologista, entre outras áreas que são um conjunto essencial para o tratamento e manejo da dor crônica e articular.

Houveram apresentações de trabalhos científicos concorrendo à premiação, quem garantiu o primeiro lugar foi o trabalho, “ Além da dislipidemia: Efeito Antinociceptivel da sinvastatina na síndrome da dor complexa regional tipo 1, realizado pelos Autores: Gabriela Vieira, Elaine Cristina Dalazen Gonçalves, Tainara Ribeiro Gonçalves, Larissa Rocha Laurindo e Rafael Cypriano Dutra.

A importância da dor como 5° sinal vital foi citada pela primeira vez em 1996 por James Campbell (Presidente da Sociedade Americana de Dor), e foi destaque entre diversos temas abordados no congresso bem como alternativas não medicamentosas para o tratamento da dor, nem sempre é necessário recorrer à fármacos para tratar uma dor ou lesão, seja ela articular ou oncológica. A busca por um tratamento personalizado para cada tipo de paciente é o que os profissionais da saúde e reabilitação da dor buscam, pois há muitas formas alternativas e eficazes de tratamento, como exercícios aeróbicos, fisioterapia, acupuntura, entre outros.

O Blog Artrite Reumatoide e o Canal Compartilhando a AR estiveram presentes nesse evento  com o apoio da SBED, fazendo a cobertura e participando das palestras e atividades, em breve serão publicados matérias super interessantes sobre as novidades no tratamento da dor crônica, Assine o Blog e fique ligado!

Texto por Dayane Ferreira de Melo

Social Media

Social media manager, digital influencer, blogueira, youtuber e redatora, ativista em saúde motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide há 7 anos, patient advocacy, mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

×

Social media manager, digital influencer, blogueira, youtuber e redatora, ativista em saúde motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide há 7 anos, patient advocacy, mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

Anúncios

Comentário

comentários

Olá, deixe um comentário!