8 tratamentos alternativos para artrite reumatoide que você precisa conhecer

Nos dias atuais, estamos sempre buscando opções alternativas para a nossa vida e na doença não é diferente, apesar de existirem diversas opções de tratamentos terapêuticos, temos uma grande tendência em buscar tratamentos alternativos ou naturais visando sempre ter uma terapia mais saudável e menos agressiva possível.

Esse fator pode ser benéfico ou não, dependendo muito das escolhas que fizemos e opções que escolhemos para seguir e acreditar pois existem muitos tratamentos alternativos eficazes com embasamento cientifico, porém existem também aqueles tratamentos que são ditos como milagrosos, porém são somente o comércio de um produto que muitas vezes se torna mais prejudicial do que deveria ser.

Mas como saber o que faz bem ou mal para a nossa saúde?

Conheça abaixo 8 tratamentos alternativos:

  1. Acupuntura

É uma das mais importantes técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, o método consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo visando diferentes efeitos terapêuticos. Na artrite reumatoide pode ser usado para alivio dos sintomas de dores sendo aplicado diretamente nos pontos de dor, e também é auxiliar no combate a ansiedade. Por experiência própria posso dizer que com 10 sessões eu senti uma diferença significativa no meu dia a dia, pois realizei este procedimento na fase mais aguda da doença e me trouxe grande alivio.

2. Reiki

O Reiki é uma terapia que trabalha a nível emocional, mental e espiritual, reduz o estresse e provoca no organismo uma sensação de profundo relaxamento, conforto e Paz. Age no alivio de dores,  é seguro no tratamento de doenças crônicas e agudas, doenças relacionadas com estresse e desordens, como nos casos de sinusite, rinite, menopausa, cistite, asma, fadiga crônica, artrite, ciática, insônia, depressão.

3. Tratamento osteopático

É um tratamento com técnicas manuais, no qual o osteopata trata, através das mãos. A osteopatia é um tratamento recente surgido nos Estados Unidos, cujo criador foi o Dr. Andrew Taylor-Still (1828-1917).

É indicada para alterações dolorosas no sistema musculoesquelético, como é o caso das lombalgias, cervicalgias, hérnias de disco, dores de cabeça e nas articulações; alterações de sensibilidade e limitações articulares.

4. Hidroterapia

A hidroterapia consiste na realização de exercícios de fisioterapia dentro da água, trazendo diversos benefícios como: Fortalecimento dos músculos, Alívio de dores musculares ou articulares, Aumento da amplitudes das articulações, Melhora do sistema cardiorrespiratório, relaxamento muscular, redução do estresse e ansiedade, diminuição de distúrbios do sono. Eu participei de algumas sessões de hidroterapia, confesso que as primeiras aulas me deixaram super cansada pelo fato do meu sedentarismo, porém me senti relaxada e sem dores, notei melhora no meu rendimento em relação as tarefas do dia a dia e aumento na disposição.

5. Fisioterapia

A fisioterapia é uma reabilitação que ajuda a fortalecer ossos e os músculos, o maior beneficio da fisioterapia é ajudar pessoas que tenham perdido os seus movimentos e também a retardar a perda do mesmo. Na artrite reumatoide muitas vezes é indicado justamente para o paciente recuperar o movimento de alguma articulação, pois geralmente em momentos de crise da doença acabamos ficando com a mobilidade reduzida devido as dores e inchaços constantes.

6. Ballet

Não existe exercício mais completo que o ballet, que a muito tempo deixou de ser apenas uma prática cultural, hoje é utilizado por muitas pessoas como tratamento complementar de diversas patologias, isso porque trabalha os músculos do corpo todo, exige melhora da respiração e estimula o condicionamento cardiovascular. Na artrite melhora a flexibilidade, equilíbrio, fortalecimento, amplitude articular e ainda promove o emagrecimento.

7. Musculação

A musculação vai além de uma atividade física para definição do corpo, hoje é muito utilizada por pacientes, principalmente na artrite, pois o fortalecimento do músculo protege a articulação, diminuindo as dores  e os danos que ela pode sofrer ao longo da doença. Outro beneficio é a aceleração do metabolismo que mesmo após o exercício continua gastando energia e o mesmo acontece com as gorduras indesejadas. A musculação deve ser acompanhada por um educador físico, pois na artrite reumatoide por exemplo, as séries não podem ter impacto nas articulações.

8. Yoga

O Yoga é uma filosofia de vida que tem por objetivo fortalecer o corpo físico, emocional e espiritual. Reduz o estresse, melhora a concentração e a memória, ótimo exercício para quem busca a autoaceitação. Após o diagnóstico buscamos nos aceitar e entender a nova condição de vida e aprendendo a lidar com ela. Além disso o Yoga ajuda a melhorar a qualidade do sono, emagrece e melhora o desempenho sexual.

Todos os tratamentos citados possuem sua eficácia e comprovação cientifica em diversas áreas e patologias, porém você deve sempre conversar com o seu médico sobre a sua vontade e a possibilidade de ingressar nessas terapias complementares, lembrando que não substitui o tratamento convencional. Algumas terapias citadas como a acupuntura, reiki, fisioterapia e tratamento osteopático, já estão disponíveis no SUS.

Qual terapia alternativa você se identificou mais e estaria disposto(a) tentar? comente e dê sua sugestão sobre o assunto.

Texto: Dayane Ferreira de Melo

Bibliografias:

Referências:

  • http://www.minhavida.com.br/fitness/galerias/14042-beneficios-da-musculacao-vao-alem-do-corpo-definido
  • http://www.clinicadelourdes.com.br/dicas-de-saude/os-beneficios-da-fisioterapia/4
  • http://www.brasil.gov.br/saude/2017/01/sus-passa-a-oferecer-terapias-alternativas-para-a-populacao
  • http://www.clinicaequilibrios.com/osteopatia.html
  • namucursos.com.br/blog/yoga1/beneficios-da-yoga-veja-como-ela-afeta-o-corpo-e-mente
  • reikiterapia.wordpress.com/zonas-de-tratamento/

 

 

Social Media
Social media manager, digital influencer, blogueira, youtuber e redatora, ativista em saúde motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide há 7 anos, patient advocacy, mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Social media manager, digital influencer, blogueira, youtuber e redatora, ativista em saúde motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide há 7 anos, patient advocacy, mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

Olá, deixe um comentário!